Professor, está na hora de ter seu canal no Youtube

Professor, está na hora de ter seu canal no Youtube

Postado em 21/01/2022

Atualmente vivemos numa era onde alguma forma de presença online é como um pré-requisito para ser considerado "normal". Para os estudantes, a Internet funciona como o principal recurso na pesquisa de informação para os seus trabalhos e estudo em geral. Por outro lado, para os professores a Internet disponibiliza uma vasta quantidade de conteúdo e fontes de informações valiosas, ajudando e tornando mais fácil transmitir os seus conhecimentos aos seus alunos.

O YouTube é uma dessas ferramentas úteis na Internet que permite aos professores terem mais um meio para conseguirem partilhar conteúdo. Professor, você já enxerga a necessidade de criar um canal do YouTube? Sente esta necessidade? Sim? Então, você já percebeu que tanto você quanto seus alunos só têm a beneficiar da enorme quantidade de informação que pode ser partilhada nos canais do YouTube. 

Se não sentiu ainda esta necessidade deixa a gente destacar algumas vantagens do uso: 

  •  Complementar informações de suas aulas;
  • Ter um ambiente atemporal para se dedicar a explicar conceitos mais complexos;
  • Utilizar novos formatos de apresentações;
  • Ter um arquivo detalhado e acessível de todo seu trabalho;
  • Capacidade de interação com estudantes de qualquer parte do mundo;
  • Ajuda em marketing para você vender seus cursos online e até mesmo presenciais. 

Achou interessante, mas acha complicado ter esta nova tarefa? Não é verdade. Se você estruturar e organizar as suas ações nesta rede social é possível ter um bom retorno, sem muita dor de cabeça. Preparamos algumas dicas para te ajudar nisso. Confira!

Antes de tudo. Entenda como funciona...

É estritamente essencial você conhecer o funcionamento da plataforma antes de se aventurar na criação de um canal. Navegue pelos vídeos, veja tutoriais para ter noção dos conhecimentos básicos de criar um canal, carregar e editar um vídeo e todas as informações que possam contribuir um uso mais profissional do seu canal do YouTube.

Conteúdo é o mais importante. Descubra o seu tipo...

É igualmente importante definir o tipo de conteúdo que irá disponibilizar. Evite falar de muitos temas ao mesmo tempo. Escolha uma área específica de atuação, mesmo que você ensine várias disciplinas em simultâneo. O seu canal deve ser inteiramente dedicado a um assunto ou tema em particular de forma a ser uma fonte de informação relevante para os seus alunos. 

Depois de definir o conteúdo. É a hora dos vídeos...

Existem diversas formas e equipamentos para gravar vídeos. De forma geral, se for você que vai gravar seus próprios vídeos, considere os alguns aspectos importantes:

  • Certifique-se que a iluminação é a ideal para seu vídeo
  • Use um cenário de fundo
  • Crie um roteiro com visual ao seu alcance para usar como um guia do que vai ser falado no vídeo. Assim, se tiver um pequeno branco, não precisa parar a gravação. Considere este passo como um planejamento de uma aula se fosse através do método de ensino tradicional.
  • Use suportes ou tripés na câmera para evitar tremidos 
  • Invista numa câmera e microfone de boa qualidade.

Leia mais: Como fazer bons vídeos para alavancar os seus cursos online?

Não sabe como encerrar o conteúdo? Questões podem ser ótimas...

Se você não sabe bem como encerrar a sua aula, incluir questões no final do vídeo pode ser uma excelente pedida. Você pode, inclusive, responder essas questões no inicio do próximo vídeo.  Deixando um gostinho de “quero mais” e aguçando a curiosidade e o interesse de seus alunos para o próximo conteúdo relacionado. 

Vídeos prontos? Pense nas chamadas e descrições...

As descrições são as chamadas que permitem aos seus alunos um breve resumo do que vão encontrar no conteúdo. Assim, eles podem saber rapidamente do que se trata cada vídeo publicado, sem ter que assisti-los antes. 

Crie uma lista de reprodução...

Agora que você já tem os vídeos para o seu canal é importante criar algumas listas de reprodução. Isto vai ajudar a guiar seus alunos entre os temas mais indicadas às suas necessidades. Facilitando encontrar o conteúdo que estão procurando naquele momento.

Pouca audiência inicial? Promova seu canal...

Se encontrar dificuldades com a audiência de seus vídeos, sobretudo no começo do canal, você pode usar as ferramentas de anúncios do Google ou mesmo de redes sociais para incentivar mais pessoas a conhecer e visitar o seu canal.

Leia mais: Como o marketing digital pode ajudar a ter mais alunos no meu EaD?

Indo além...

Além do YouTube, uma plataforma EaD também é uma excelente saída para quem quer distribuir conteúdo e faturar com ele. Através delas é possível vender suas aulas, se comunicar com seus alunos, acompanhar o desenvolvimento deles e uma infinidade de outras ações. 

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