Como fazer bons vídeos para alavancar os seus cursos online?

Como fazer bons vídeos para alavancar os seus cursos online?

Postado em 07/01/2021

Primeiramente, é bom destacar que a preparação para uma aula online é um pouco diferente da preparação da presencial, pois é preciso escolher equipamento, o espaço e a disposição dos objetos que vão estar no mesmo, e por fim, editar o material.

O primeiro passo

Assim como um pequeno filme, a sua vídeo aula deve ter um roteiro a ser seguido. Algo que vai um pouco além do assunto a ser abordado. É preciso criar uma estratégia de gravação. Pensar em que momento os slides ou telas vão aparecer.  É preciso saber quais itens visuais serão exibidos, para que você não perca a diretriz enquanto fala, ou enquanto edita.

Equipamentos

O mercado está cheio de equipamentos, programas e aplicativos para todos os tipos de aulas e bolsos. É importante que você escolha um que esteja dentro da sua realidade financeira e técnica. A dica aqui é pensar, inicialmente, na compra de um bom smartphone pode evitar gastar com muitos equipamentos. Vamos destacar alguns importantes:

Microfone

Captar a sua voz com qualidade é, sem sombra de dúvidas, o tópico mais relevante na hora da gravação. Nenhum aluno vai conseguir ficar muito tempo vendo um vídeo com um som ruim. Mesmo que o seu conteúdo seja excepcional. 

Opte por usar microfones de lapela ou direcionais que, além de práticos, ainda têm uma boa captação direcional do som. Aqui fica a dica: uma opção para quem está começando é usar o de lapela com conector P2 de 3 vias, pois estes podem ser usados com seu smartphone, facilitando a captação do áudio da aula.

Câmera

Para a compra de uma câmera a dica é fazer uma análise em sites de busca. Entretanto a nossa dica é escolher um equipamento que caiba no seu planejamento financeiro.

Caso deseje utilizar o seu celular, é importante adquirir um tripé para tal. O custo do equipamento é baixo e vai evitar possíveis tremidas no vídeo.

E o ambiente como deve ser? 

Além da câmera e do microfone, o ambiente vai fazer toda a diferença nos seus vídeos. O mais indicado é usar um espaço silencioso e com boa iluminação. Ruídos podem atrapalhar a concentração de quem estiver assistindo a sua aula. Em caso de ter que optar entre o silêncio ou a iluminação, recomendamos que fique com o primeiro. Visto que a luz é mais fácil de corrigir com um equipamento de iluminação.

Não é preciso que suas aulas sejam gravadas em um estúdio com acústica e iluminação perfeitas, mas é preciso que o ambiente tenha certa luminosidade e seja livre de barulhos externos; como outras pessoas, animais  ou o trânsito.

O cenário precisa destacar o que é importante. Você!

Um cenário muito rebuscado, com muitos bibelôs e apetrechos podem tirar a atenção dos alunos. Por isso, é fundamental que você escolha cenários com poucos itens visuais. Aqui a dica é usar um quadro ao fundo ou mesmo uma estante com livros.

O grande final: a edição!

Tendo um bom planejamento e seguindo as orientações de gravação acima você terá poucos problemas nesta etapa. Será apenas o momento de utilizar programas ou aplicativos de edição para diminuir espaços e cortar os erros que podem ter ocorrido.

Para finalizar vamos deixar alguns programas que podem te ajudar em todas as etapas de suas aulas:

  1. Flexclip (Online)

    Uma plataforma de edição de vídeo online intuitiva que simplifica o processo de edição. Adicione legendas facilmente, recorte cenas e aprimore o áudio. Confira em https://www.flexclip.com/
  2. Movavi Video Editor (Windows e MAC)
    O Movavi Video é uma boa aplicação que possui uma vasta gama de recursos para edição de vídeo grátis. Existe uma versão plus com funcionalidades mais elaboradas em uma versão paga da ferramenta. Confira em: https://www.movavi.com/pt/
  3. Video Pad Editor (Windows)
    É o editor mais simples destas recomendações O CamStudio é talvez um dos programas mais simples desta lista. Se você tem pouco domínio de ferramentas de edição, pode começar com ele. A ferramenta é intuitiva e de fácil uso. Download em: https://www.nchsoftware.com/index.html
  4. Canva (Windows e MAC)
    Editor de imagem e fotos online. Possui uma versão gratuita e um paga. Uso simples e pode ajudar no trabalho de divulgação através de redes sociais. Confira em: https://www.canva.com/pt_br/
    Se ainda restaram dúvidas, procure a nossa equipe. Estamos sempre prontos a te ajudar a turbinar as suas aulas e alavancar os negócios!
  5. Veed (online)
    Edição de vídeo simplificada e online. Cria um vídeo com um clique. Adicione legendas, transcreva áudio e muito mais. Possui um plano gratuito, conheça em https://www.veed.io/
  6. Apowersoft Gravador de Tela Online (Windows e MAC)
    Trata-se de um gravador de tela online. A aplicação é gratuita e está disponível no link: https://www.apowersoft.com.br/gravador-de-tela-gratis


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.