Base de Conhecimento

Voltar

Gestão e consumo de aulas


Suas aulas podem ser disponibilizadas em diversos formatos. Inclusive em um formato em que o aluno não consegue realizar o download de arquivos, apenas visualizações pela própria plataforma.


Conforme eles vão avançando no consumo, seu progresso no curso, visível para alunos (a nível de Disciplina e Curso) e administradores conforme demonstrado abaixo:




Por mais que o acesso seja registrado, a evolução da barra não ocorre em tempo real, ou seja, o aluno poderá assistir diversas aulas agora, mas a barra de progresso pode levar um tempinho para atualizar, isso ocorre 3 vezes ao dia.

Gerenciando suas aulas


Ao acessar a área das Disciplinas é possível o acesso à um botão Aulas que fica nos recursos de cada disciplina.

 Ensino > Disciplinas



Você pode Adicionar Aula na parte superior, os campos obrigatórios são:

  • Nome da aula.

  • Professor.

  • Tipo.

Você pode configurar se a aula estará disponível sempre ou em um intervalo de data e hora específico. Normalmente utilizado em aulas ao vivo. 

Suas aulas podem ter vários tipos:

  • Sob-demanda - para videoaulas gravadas, onde seus vídeos deverão estar hospedados em qualquer serviço como YouTube, Vimeo ou qualquer outro que permita integração em formato embed.

  • Ao-vivo - Aulas onde seus alunos podem interagir com câmera e microfone no formato de Conferência como Zoom ou apenas assistir a transmissão como YouTube.

  • Sem vídeo - Diagramação livre, exibirá o texto ou qualquer outro elemento de mídia como tabelas, imagens e outros.

  • Material - Faça o upload de arquivos do formato Open Document e libere acesso somente na plataforma de arquivos do Word, PowerPoint, PDF’s, sem que o aluno consiga fazer o download.

  • Vídeos e Materiais - Modo misto para intercalar videoaulas gravadas e de arquivos anexados.

Para todos os tipos citados acima você deve configurar o método de contabilização de acesso. Essa informação ficará disponível por exemplo, nos relatórios:

  • A regra de contabilização interna é atingida quando o aluno assiste (60% + 1 minuto) do tempo total. A cada minuto que o CPF flutuante do aluno (recurso de segurança) se move na tela a aula é contabilizada. 

    OBS: Caso seu vídeo tenha menos de 3 minutos, essa regra não funcionará (aulas não serão contabilizadas), deve ser configurada a opção "Definir tempo para contabilizar".

    Para os tipos ao-vivo, somente texto e material, a contabilização ocorre assim que o aluno acesse a aula.

  • Definir tempo para contabilizar você pode utilizar esse método para decidir em quantos minutos a aula será contabilizada como assistida.

Material complementar da aula


Adicione arquivos de diversos formatos, que serão exibidos somente na tela da aula. Os arquivos aqui configurados aceitarão que seus alunos façam download dos mesmos. Além dos formatos Word, PowerPoint, PDF’s também são aceitos arquivos de áudio no formato mp3:

Artigos complementares:

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.