7 Passos para turbinar suas vendas na Black Friday 2021

7 Passos para turbinar suas vendas na Black Friday 2021

Postado em 28/10/2021

O mês de novembro está chegando e com ele as maiores ações de compra do ano. A Black Friday vai começar e você pode aproveitar o mês inteiro para aumentar o seu faturamento. Uma oportunidade única para quem trabalha com venda ou assinaturas em seus cursos online. 

Apenas para se ter uma ideia nos dois dias da Black Friday 2020 fecharam com vendas totais de R$ 4,02 bilhões no e-commerce, informou neste sábado (28) a consultoria Ebit|Nielsen, especializada em análises do mercado varejista. Segundo a companhia, esse número representa um crescimento de 25,1% em relação ao ano passa 2020.

E não pense que apenas esse setor pode se beneficiar. Produtores digitais, EaDs por assinatura e cursos online com vendas devem aproveitar a Black Friday para criar promoções únicas, que otimizam o engajamento do mercado.

Neste post, vamos apresentar 7 passos para você vender  mais na Black Friday. Vamos a eles?

1. Aposte nos descontos

Primeiro de tudo: Não tenha medo de reduzir o preço. É comum encontramos cursos de R4 300 por R$ 100 durante as ações de Black Friday. Mas você pode começar devagar. Ao longo do mês vá oferecendo descontos gradativamente: comece com 30%, aumente para 50% e vá até cerca 70% do preço original durante a semana ou o dia do da Black.  A meta nessa época é lucrar no volume de cursos vendidos e com boca a boca dos novos clientes conquistados. 

2. Customize seu site

Use um layout diferente para chamar atenção de quem entra no seu site. Ao menos um pop-up vale colocar para informar ações promocionais da Black Friday. Então, não perca tempo nem dinheiro, inicie os preparativos em seu site corretamente e evite dores de cabeça.

Clientes Thinkr podem ter um layout customizado com a cor preta da Black Friday. Com isso, seus clientes que acessarem seu site durante o período da campanha já serão impactados com a mudança nas cores, identificando que o seu site está se realizando as famosas ofertas do período. Como mostra a imagem abaixo. 


3. Promova Upsell

O upsell é uma estratégia que visa vender um produto ou serviço mais completo — e com preço mais elevado — para um cliente que compraria uma opção mais barata. A ideia é aumentar o faturamento e o ticket-médio da empresa ao oferecer uma opção mais vantajosa.

O exemplo mais comum dessa técnica está presente no seu almoço ou jantar, sem dúvidas. Se você for comprar um lanche no McDonald’s, por exemplo, provavelmente vai ouvir a frase: “Batata grande por mais 1 real?”. Essa é uma ótima técnica de upsell que a rede de lanchonetes usa diariamente: eles oferecem um produto melhor — a batata grande em vez da batata média — por um preço pequeno. 

Agora, imagine que o seu cliente comprou um curso de gastronomias na Black Friday. Instantes depois da compra, você pode oferecer outro curso ou um e-book sobre as principais técnicas para fazer bolos e doces. Com certeza você terá novas vendas.

Através da sua área do cliente, você pode gerar descontos progressivos para compra de mais de um produto. Veja no vídeo abaixo como configurar o recurso, disponível somente para vendas avulsas.




4. Limite o tempo das ofertas

Faça com que seus clientes entendam que aquilo é uma oferta de ocasião e que não vai durar para sempre. Ele precisa saber que aquela é uma condição única e que não será encontrada novamente (pelo menos, não mais este ano). Com isso ele terá o medo de perder e seus cursos ganham um provável comprador. 

Os cupons de desconto são excelentes ferramentas para acionar esses gatilhos mentais temporais, pois geralmente tem data para expirar. Você pode compartilhá-los nas mídias sociais, por meio de newsletter, enviá-los individualmente como um cartão-presente especial ou até imprimi-los em seu material promocional.

Clientes Thinkr podem utilizar a sua Área do Cliente para gerar gera cupons de desconto com o valor e o prazo que você desejar. Veja no vídeo abaixo como configurar.




5. Faça uma boa campanha de mídia paga

As opções para anunciar suas campanhas são muitas: Facebook, Instagram, Google, Youtube… 

Tenha em mente que é uma data comercial muito visada e que, por isso, será mais caro anunciar. Grandes empresas estão disputando a atenção do público e por isso, o custo de aquisição de clientes pode ser mais caro. De todo modo, deixar a estratégia de Black Friday apenas na dependência do crescimento orgânico (sem anúncios) não é boa ideia.

Defina no seu planejamento um orçamento para impulsionar publicações e veicular anúncios específicos para a campanha. Como os anúncios possibilitam filtrar o público, é uma forma certeira de atrair pessoas qualificadas.

6. Ofereça algo de graça

De graça, até injeção na testa. Não é mesmo? Pois a máxima faz total sentido quando o assunto é internet. Mais cedo ou mais tarde, você concorrerá com o grátis ou o quase de graça. então, use-os a seu favor, pois é possível ganhar dinheiro com o grátis.

De fato, não há nada como oferecer algo de graça para atrair novos clientes. Pode ser um minicurso online ou mesmo um primeiro módulo do seu curso. 

7 . Crie landing pages 

Ter uma landing page própria para a Black Friday é uma boa maneira de segmentar o seu público e aumentar as conversões. Ao criá-la com antecedência, você pode perguntar ao seu público:

Veja aqui algumas dicas para montar uma landing page de sucesso.

Quer aproveitar a Black Friday, mas ainda não tem uma plataforma EaD? Então corra que ainda dá tempo. Solicite a sua pelo nosso whatsapp


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.