Que tal usar landing page para aumentar as vendas de seus cursos online?

Que tal usar landing page para aumentar as vendas de seus cursos online?

Postado em 02/09/2021

Quer uma boa dica para te ajudar a vender seus cursos online. São as landing pages. Você já ouviu falar nelas? Já as utiliza no seu negócio?

A criação e o lançamento de um curso online é uma tarefa que requer muito esforço. Geralmente são meses de planejamento, o trabalho de vários profissionais e muito investimento para que negócios do mercado de Educação à Distância dêem certo. Mas muitas vezes, por mais que tudo esteja perfeito, falta algo para que as vendas deslanchem.

Mas o que é uma landing Page?

A Landing Page é uma ferramenta essencial para estratégias de captação de leads, que também pode ser utilizada por seus cursos online que querem aumentar sua presença digital. Essas páginas são chamadas também de páginas de conversão, já que é nelas em que o usuário costuma executar uma conversão, ou seja, uma ação.

Mas qual a diferença entre Landing page e Homepage

Embora existam diferenças determinantes, os termos podem confundir algumas pessoas. Para esclarecer suas dúvidas, confira o conteúdo a seguir e entenda melhor o que muda entre os dois tipos de páginas e aprenda a diferencia-las.

Homepage é a página principal de um site, onde os usuários podem escolher os diferentes caminhos para acessar os recursos oferecidos pelo site. Ela geralmente conta com diferentes imagens, links e pode conter anúncios. Já landing page, como já falamos, é uma página criada com o propósito de fazer seus visitantes executarem uma ação determinada, geralmente em troca de conteúdo de valor para eles. Geralmente contam com apenas um chamado para ação em destaque e poucos elementos, para manter o foco no objetivo principal.

Em que devo apostar para ter em meu design da landingpage?

Primeiro saiba que a sua página precisa ser fácil de navegar, sem poluição de informações e minimalista em imagens.

Sobre as Imagens: se for usá-las, atente-se à qualidade das imagens porque elas têm um importante apelo visual.

As cores contrastantes garantem que a página fique atraente e desperte a vontade de ler o conteúdo, assim como os espaços em branco distribuídos entre o texto.

Reduza a quantidade de links de navegação; o lugar ideal deles é nas páginas do site e blog e não na landing page.

Use botões de compartilhamento nas redes sociais.

Utilize promoções e cupons de desconto.

Mais detalhes sobre conteúdo e otimização para SEO

A primeira coisa a ser pensada ao criar uma landing page de sucesso é no conteúdo. De nada adiantará se todos os demais pontos abaixo estiverem dentro dos conformes se o conteúdo não for adequado.

O mais importante é que ele precisa ser chamativo, para isso é necessário usar de muita criatividade. Todo o conteúdo precisa ser interessante o suficiente para que a pessoa permaneça na página até o final da leitura e feche a ação que a landing page propõem. Entretanto, ele também não pode ser muito extenso, é melhor optar pela simplicidade e por ser mais direto e sucinto. Não deixe o texto denso com informações desnecessárias que podem fugir do assunto e até mesmo fazer com que a pessoa perca o interesse em concluir a ação.  Outro passo importante é falar a mesma linguagem do público. Para isso é necessário entender bem o mercado e conhecer o perfil dos clientes.

Como se trata de um conteúdo digital, é indispensável que o conteúdo esteja otimizado para SEO.  Use no texto da landing page as palavras que o seu público-alvo usaria para encontrar seu curso nos sites de busca. São as chamadas palavras-chave. Mas ela deve se repetir naturalmente ao longo da página para fazer sentido.

Não esqueça da Call To Action da Landing Page

Pode ser uma palavra ou uma frase para estimular a ação do seu cliente, no caso, o preenchimento do formulário da Landing Page. As “chamadas para ação”, também conhecidas como CTAs, são essenciais para a conversão. Destacamos alguns exemplos:

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Depois de pronta. O que fazer?

Depois de chegar a uma versão revisada da landing page, é hora de testar sua nova página de oferta. Você pode escolher entre testar sua eficácia na modalidade de teste A/B, onde são criadas duas versões bem diferentes da landing page e depois comparada qual apresenta mais conversões. Meça o retorno sobre o investimento considerando a taxa de conversão e o número de quantas conversões se consolidaram no período que você pré-determinou para avaliar a performance da sua landing page. 

Lembre-se que a prática do inbound é um ciclo que precisa ser constantemente reavaliado e atualizado, portanto, revise periodicamente a eficácia das landing pages. Ao fazer isso, leve em conta essas dicas extras: verifique o que a concorrência tem feito e procure conhecer cada vez mais o perfil dos potenciais alunos.

Separamos 4 ferramentas gratuitas para criar sua landing pages. Confira:

Wix

A Wix é uma ótima opção para empreendedores que buscam um alto grau de customização de suas páginas de captura e claro, também te permite criar landing page grátis.

SITE123 

Se você gosta dos resultados que os formulários podem trazer em suas campanhas, o Site123 pode ser a opção perfeita para criar landing page grátis que funcionam.

E-goi 

A E-goi é outra excelente solução para quem busca uma forma simplificada de criar landing pages grátis.

Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta de marketing completa que também oferece um criador de landing pages.


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