WhatsApp Marketing: aprenda a utilizar

WhatsApp Marketing: aprenda a utilizar

Postado em 09/03/2023

O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente. Mas, você já ouviu falar em WhatsApp Marketing?

Devido a sua grande base de usuários e sua facilidade de uso, o aplicativo de mensagens se tornou uma excelente opção para as empresas alcançarem seus clientes e prospectar novos negócios, sendo cada vez mais utilizado para estes objetivos.

Neste artigo, você aprenderá como usar o WhatsApp como uma ferramenta de marketing eficaz, desde a criação de campanhas de mensagem até a automação de conversas com clientes potenciais.

Sendo assim, você poderá aprimorar as estratégias de marketing da sua companhia, independentemente do seu ramo de atuação, seja medicina do trabalho clínica, indústria alimentícia, moda, ou qualquer outra área.

O que é WhatsApp Marketing

Antes de mais nada, precisamos definir o termo. Afinal, o que é o WhatsApp Marketing?

Resumidamente, dizemos que trata-se de uma técnica de marketing que utiliza o aplicativo de mensagens WhatsApp como principal ferramenta de comunicação entre as empresas e os seus públicos-alvo.

Ou seja, são estratégias de marketing que utilizam o aplicativo como seu principal canal de divulgação e ação, seja para vender produtos, serviços ou até mesmo anunciar promoções em uma fábrica de roldanas, por exemplo.

O recurso permite às empresas enviar mensagens personalizadas, automatizar conversas,  criar campanhas de marketing direcionadas para seus clientes e diversas outras técnicas e ações que veremos melhor ao decorrer do artigo.

Técnicas e como aplicá-las

Vamos então listar algumas das principais técnicas de utilização do WhatsApp marketing, bem como lhe ajudar mostrando a forma que suas aplicações são feitas.

Técnicas  

Confira, a seguir, algumas das principais técnicas de WhatsApp Marketing e suas funções mais utilizadas.

Campanhas de mensagem   

As campanhas de mensagem são utilizadas pelas empresas para enviar mensagens de texto personalizadas para um grupo de contatos selecionado. Essa técnica pode ser feita para:

  • Anunciar promoções;

  • Enviar cupons de desconto;

  • Lançar novos produtos;

  • Anunciar novos serviços;

  • Informar sobre novos horários de funcionamento;

  • Oferecer suporte aos clientes.

Uma loja de mangueira hidráulica, por exemplo, pode criar uma campanha de mensagens para anunciar o lançamento de uma nova mangueira no estabelecimento, bem como descontos nos equipamentos relacionados com o produto recém-chegado.

Automatização de conversas   

Outra técnica frequentemente utilizada no WhatsApp marketing é a automatização de conversas.

Este recurso permite às empresas configurar respostas automáticas para perguntas comuns dos clientes, o que ajuda a economizar tempo e garantir que todas as dúvidas sejam respondidas de maneira rápida e mais precisa o possível.

Trata-se de um recurso que visa facilitar o atendimento aos consumidores. É comum adicionar opções de resposta para as dúvidas mais comuns, porém, deixar uma opção para falar com um atendente, caso a indagação do cliente não seja respondida.

Desde uma loja de roupas até uma empresa de corte plasma industrial¸ muitas marcas utilizam a técnica em questão.

Campanhas de WhatsApp Business   

O WhatsApp Business é uma ferramenta voltada exatamente para empresas que têm parte de seu funcionamento voltado no WhatsApp, sobretudo o atendimento.

Ele permite às empresas criar perfis comerciais e enviar mensagens automatizadas para seus contatos, além de fornecer as principais informações sobre sua empresa, como endereço e horário de funcionamento.

Listamos as campanhas de WhatsApp Business como uma tática específica, mas, outras das práticas aqui listadas podem ser feitas dentro dessa ferramenta, tão importante para as companhias atualmente.

Marketing de conteúdo   

Por fim, lembramos do marketing de conteúdo, estratégia focada em compartilhar materiais relevantes, de qualidade e úteis para o público-alvo de diferentes empresas. O objetivo principal dessa estratégia é atrair, conquistar e fidelizar consumidores.

Há uma série de formatos que podem ser criados em marketing de conteúdo como áudios, livros, imagens, vídeos e artigos, por exemplo. A técnica de WhatsApp Marketing relacionada visa, em resumo, divulgar esses conteúdos através do aplicativo.

Se uma empresa deplataforma elevatória residencial, por exemplo, faz um vídeo informativo sobre este tipo de produto e o divulga para seus clientes via WhatsApp, temos uma tática de WhatsApp Marketing.

Como aplicar as técnicas  

Para aplicar o conceito de WhatsApp Marketing, é necessário seguir alguns passos, dentre os principais, temos:

Criar um plano de marketing   

Defina seus objetivos, público-alvo, estratégias e mensagens a serem enviadas. Dessa forma, suas técnicas serão direcionadas corretamente.

Construir sua lista de contatos   

Adquira o número de telefone de seus clientes e adicione-os à sua lista de contatos. É essencial falar apenas com os clientes que fornecerem as informações e consentirem com o contato da sua empresa.

Criar campanhas   

Crie campanhas personalizadas de acordo com os objetivos estabelecidos e envie mensagens para os contatos adquiridos.

Medir e otimizar   

Utilize as ferramentas de mensuração disponíveis para medir o desempenho de suas campanhas e otimize-as de acordo com os resultados obtidos, dessa forma, tudo tende a ser mais eficaz.

Monitorar e responder   

Por fim, é essencial monitorar as mensagens e responder de maneira rápida e precisa os consumidores que enviam mensagens para sua empresa, a fim de manter um bom relacionamento com eles e sanar suas dúvidas.

Seja a sua empresa de compressor parafuso manutenção, ou de qualquer outra área do mercado, é essencial seguir as dicas acima para aplicar as técnicas de WhatsApp Marketing com eficiência, obtendo resultados positivos.

Quais as vantagens do WhatsApp

Nesse momento você pode estar se perguntando se vale a pena investir no WhatsApp Marketing. Para isso, confira agora algumas das principais vantagens que o aplicativo oferece, principalmente ao ser comparado com outros canais de marketing.

A sua empresa de scanner odontológico, por exemplo, poderá se beneficiar dos tópicos a seguir ao utilizar o aplicativo como canal para marketing.

Grande base de usuários  

A primeira grande vantagem do aplicativo é que ele possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo. No Brasil, o número chega perto dos 137 milhões de pessoas, segundo pesquisa da “Digital 2021”.

Ou seja, o WhatsApp oferece uma grande oportunidade para as empresas alcançarem seu público-alvo, independentemente de quem ele seja, já que boa parte da população utiliza o recurso.

Alta taxa de abertura  

Além do grande número de usuários ativos no aplicativo, dizemos que as mensagens enviadas por ele, geralmente, são lidas em poucos minutos após serem recebidas, o que significa que sua mensagem tem uma chance maior de ser transmitida.

Ou seja, há uma alta taxa de abertura e as mensagens que você deseja passar, como empresa, tendem a ser recebidas com uma eficiência maior.

Comunicação personalizada  

O WhatsApp permite às empresas enviar mensagens personalizadas para seus clientes, de acordo com cada perfil específico. Na verdade, ao designar profissionais exclusivamente para atendimento no aplicativo, você conversa individualmente com cada consumidor.

Isso pode ajudar a criar um relacionamento mais próximo e aumentar a confiança dos clientes na empresa. Há um sentimento de importância e pertencimento gerado nos consumidores e isso pode fazer com que eles sejam fidelizados.

Automatização de conversas  

Um dos recursos já citados anteriormente, a automatização de conversas, pode ajudar a economizar tempo e garantir que todas as perguntas dos clientes sejam respondidas de maneira rápida e precisa.

O atendimento mais eficiente, permitido por tal tecnologia, pode agilizar uma série de processos dentro da sua empresa.

Baixo custo  

Também devemos lembrar que o WhatsApp é uma ferramenta gratuita para usuários finais, e as empresas podem usar o WhatsApp Business sem nenhum custo adicional.

Logo, investir no marketing via WhatsApp pode ser extremamente mais econômico do que em outros canais, que demandam investimento para funcionar corretamente.

Facilidade de uso  

Também podemos afirmar que o WhatsApp é fácil de usar, sendo altamente prático e intuitivo. Isso implica que as empresas podem começar a usá-lo rapidamente sem a necessidade de fornecer treinamentos para os colaboradores.

A facilidade de uso também é benéfica para os clientes que podem achar extremamente vantajoso manter o contato com as marcas através do aplicativo.

Integração com outras ferramentas  

Por fim, lembramos que é possível integrar o WhatsApp com outras ferramentas de marketing, como o CRM, por exemplo. Dessa forma, é possível melhorar a eficácia das campanhas de forma ampla e completa.

Serviços de atendimento por WhatsApp

Para finalizar, precisamos falar sobre os serviços de atendimento via WhatsApp, que podem ser essenciais para qualquer empresa, incluindo as que determinam pulverizador agrícola preço no mercado, por exemplo.

Dizemos que o uso do aplicativo para falar com os consumidores é uma forma eficaz de fornecer suporte e isso pode ajudar as empresas a se conectarem com seus clientes de maneira rápida e conveniente.

Como vimos anteriormente, há uma série de vantagens ao utilizar o WhatsApp e, como resultado, para serviços de atendimento, podemos ter:

  • Comunicação em tempo real;

  • Personalização no atendimento;

  • Redução de custos;

  • Melhoria da eficiência no contato;

  • Análises de dados dos clientes;

  • Integração com outras ferramentas valiosas.

Dito isso, concluímos que o WhatsApp Marketing é uma técnica de marketing que permite às empresas alcançar seu público-alvo e falar com clientes de maneira rápida e eficaz.

Você pode seguir as técnicas aqui listadas, bem como suas dicas de aplicação, para obter campanhas altamente eficazes e gerar resultados extremamente positivos em seu negócio.

O WhatsApp Marketing, quando aplicado de maneira eficaz, é um poderoso aliado para alcançar seus clientes e aumentar suas oportunidades de negócio, além de ser um dos principais serviços de atendimento via aplicativo do mercado atualmente.

Fonte: Business Connection


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