Infoprodutos: entenda o que são e como eles podem ajudar na divulgação da sua empresa

Infoprodutos: entenda o que são e como eles podem ajudar na divulgação da sua empresa

Postado em 03/11/2022

Em tempos onde a maioria das pessoas passam o tempo usando a internet, apostar na estratégia de lançamento e produção de um infoproduto pode ser o que falta para alavancar a divulgação da sua empresa.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2022, mais de 90% das casas brasileiras têm a possibilidade de se conectarem online e acessar diversos conteúdos. Em números absolutos, 65, 6 milhões de lares conectados.

Em outras palavras, são oportunidades para a sua empresa de manutenção de máquinas industriais alcançar novos públicos por meio de conteúdos especializados e relevantes.

Nesse sentido, o infoproduto chega como uma opção bastante viável para fazer com que a sua empresa cresça ainda mais. Quer descobrir mais sobre o conceito, quais os tipos de infoprodutos e suas vantagens? Fique conosco no conteúdo abaixo.

O que é um infoproduto?

Os materiais, vendidos ou disponibilizados gratuitamente, que são veiculados somente pela internet, são os chamados infoprodutos.

Com a intenção de informar a sua rede de clientes, uma empresa de galpões pode lançar um material especial sobre galpões de lona, por exemplo.

Pois é exatamente esse o motivo principal da produção de um infoproduto: informar, ensinar e instruir a persona de uma marca.

Geralmente, a empresa possui a ideia do infoproduto, desenvolve com uma equipe, seja com diagramadores ou redatores, e disponibiliza em uma plataforma para download ou cadastro pelo público.

Dessa forma, o usuário pode acessar quando quiser e onde quiser, a partir do momento do cadastro ou pagamento.

Justamente por conta dessa vantagem enorme para o público, o Infoproduto costuma ser uma alternativa com bastante retorno para o empreendedor, tendo em vista a facilidade de acesso e visualização que ele proporciona.

Quais os tipos de infoprodutos?

Antes de entender a importância e como eles são importantes para a sua empresa, preparamos uma pequena lista com os principais infoprodutos que os gestores costumam produzir. São eles:

  • Cursos online;

  • E-books;

  • Whitepapers;

  • Ferramentas;

  • Podcasts;

  • Videocasts;

  • Webinars.

Reconheceu alguns desses nomes? Pois são todas possibilidades de materiais relevantes para você aplicar na sua estratégia de marketing de conteúdo. Conheça mais sobre cada um deles abaixo.

Cursos online

O Infoproduto mais popular é a oferta de cursos online. Também chamado de vídeo-aulas, esse material é uma oportunidade para ensinar um conhecimento específico para o seu público por meio de apresentações separadas por módulos de ensino e aprendizado.

Como o próprio nome diz, as aulas são online, gravadas da melhor forma que a sua marca encontrar e disponibilizadas em uma plataforma, onde o cliente, ou aluno, pode se cadastrar, fazer o pagamento e aprender com profissionais do mercado.

Pense em uma empresa especializada em materiais mecânicos, por exemplo. Para educar o seu público, os gestores podem pensar em produzir um curso sobre o uso da guilhotina industrial, explicando de forma didática e prática, a história e função do material.

E-books

Outro grande conhecido no meio do marketing é o e-book. Nada mais é do que um livro digital, possível de ler pelo notebook, computador, celular ou tablet, ferramentas cada vez mais populares hoje em dia.

Dessa forma, o leitor não precisa se deslocar até algum local para comprar e, muitas vezes, nem sequer desembolsar algum recurso financeiro para tal procedimento, apenas clicar para baixar o e-book e a leitura pode ser realizada a qualquer momento.

Ainda que o empreendedor coloque algum preço no acesso ao e-book, o custo será bem menor se comparado com a de um livro físico.

Para uma loja com foco em auto peças, o dono pode investir em um livro digital com o tema anéis de segmento e informar os seus clientes sobre o funcionamento desse tipo de peça dentro do motor.

Whitepapers

Se o e-book pode ser visto como um livro digital, com um acabamento especial em diagramação e um rico conteúdo para leitura, o Whitepaper se diferencia por pesar bastante na questão mais explicativa de um infoproduto.

Nesse caso, diminui-se os esforços do time de artes e design, e aumenta as pesquisas, os redatores e todo o conhecimento para a produção de um artigo longo e informativo sobre um tema em específico.

Também com a intenção informar os clientes, tirar dúvidas e assegurar a autoridade que a empresa possui no mercado, os Whitepapers são fáceis de produzir e podem ser disponibilizados de forma gratuita.

As pautas são diversas: a equipe pode cobrir desde explicações sobre um termo financeiro até mesmo um grande artigo sobre ensaio de dureza, por exemplo.

Os exemplos são infinitos e a demanda por conteúdos desse tipo sempre é relevante pois o público é ávido para se informar mais sobre algum assunto.

Ferramentas

As ferramentas são recursos disponibilizados pelas empresas para download no site ou blog da marca. Elas são uma demonstração de um auxílio que o cliente tem para realizar algum processo de estudo ou trabalho.

Planilhas de excel, programas e softwares são exemplos para serem usados em diversas áreas do mercado, de uma loja de doces até para uma escola de línguas.

Podcasts

Os podcasts são Infoprodutos onde há a gravação de uma conversa em áudio entre especialistas de uma área sobre um determinado assunto, a fim de debater uma pauta, informar o ouvinte sobre um acontecimento ou conhecer a trajetória de um entrevistado.

É um dos conteúdos mais populares dos últimos anos e que vem atraindo a curiosidade dos mais jovens. 

A empresa pode gravar e disponibilizar para a escuta online ou por download. Assim, o público pode ouvir no caminho do trabalho, estudo ou durante uma tarefa em casa.

Videocasts

Bem semelhante com os podcasts, o videocast se difere por transmitir áudio e imagem para o público de uma plataforma.

O videocast também possui o diferencial de poder ser gravado ao vivo para o público que desejar acompanhar a conversa no momento em que ela acontece.

Dessa forma, os interessados podem mandar perguntas, sugestões, reclamações e elogios para os participantes.

A diversidade de conteúdo que um videocast proporciona é bastante relevante. Isso porque em 2 horas de conversa os convidados podem debater sobre diversos temas, desde aluguel de empilhadeira até os melhores videogames da atualidade.

Webinars

Também em vídeo, as Webinars são workshops ou palestras ao vivo e se aproximam do e-book ou do curso online. É a junção da finalidade de compartilhar um conhecimento, porém, em um vídeo gravado ou reservado para assinantes. 

Diversas empresas podem se beneficiar desse tipo de Infoproduto, justamente por conta da possibilidade da veiculação à distância e da apresentação de um conteúdo especial sobre um assunto de importância para o público.

Porém, é necessário um estudo antes de simplesmente produzir esse e outros tipos de Infoprodutos: a minha persona, isto é, o meu cliente ideal, vai se interessar por esse material? Ele vai acessá-lo e acompanhar? 

Muitas empresas não possuem o público que vai se interessar por um Infoproduto. Mas, é importante lembrar que, ao divulgar os serviços na internet, todas as oportunidades são válidas e a chance de conquistar um novo cliente por meio de uma Webinar também existe.

Como divulgar o seu infoproduto?

Depois de produzir um e-book ou um curso online, você precisa começar a divulgá-lo. Caso contrário, como o seu público vai saber do seu trabalho? Pensando nisso, preparamos três dicas de locais para essa divulgação.

E-mail marketing

A partir da sua lista de inscritos nas newsletters da sua marca ou no e-mail marketing produzido pela sua equipe, você pode começar a enviar convites para acessar o seu novo infoproduto.

Com uma lista de contatos segmentados, fica ainda mais fácil, pois assim você deve identificar quais os leads que possuem mais chance de baixar o seu e-book e quais aqueles que podem esperar um pouco mais.

Redes sociais

Se o número de pessoas com acesso à internet já impressiona, os usuários de redes sociais são ainda mais relevantes: 159 milhões de brasileiros, de acordo com a pesquisa de 2021 da empresa alemã de gerenciamento de dados Statista.

É dentro do Instagram, Tik Tok, Linkedin ou Facebook que você pode encontrar um público interessado em buscar mais conhecimento sobre o serviço oferecido pela sua marca.

Além disso, os canais digitais tornam mais fáceis o compartilhamento de links, fazendo com que, rapidamente, a sua persona se dirija de um local para o outro sem grandes dificuldades.

Plataformas de comercialização

Com o aumento do número de infoprodutos oferecidos pelas empresas, algumas plataformas foram criadas justamente para comercializar esse tipo de material, principalmente nos quesitos curso online e webinar.

Dentro desses sites, existem usuários que buscam ativamente por novos conteúdos. Assim, você pode divulgar o curso do seu centro de usinagem dentro da plataforma e angariar novos clientes para a sua empresa.

Tenha já um infoproduto para a sua empresa!

Depois de conhecer os tipos de infoprodutos possíveis de aplicar na sua empresa, você já pode começar a pensar em um modelo, desenvolver e compartilhar no canal de sua preferência.

As vantagens são enormes: são de baixo custo, fácil acesso e possuem alta demanda. Contudo, lembre-se sempre que o principal a ser feito é levar os clientes do seu infoproduto para a compra na sua loja, seja um local para vender balança comercial ou uma papelaria.

Seja um e-book, webinar ou curso online, comece já a produzir e divulgar o seu Infoproduto. Boa sorte!

Fonte: Business Connection


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