6 passos para começar a ter resultado vendendo cursos online

6 passos para começar a ter resultado vendendo cursos online

Postado em 27/10/2022

A evolução tecnológica e o avanço da internet proporcionam um mercado abrangente para EaD (Educação a Distância), o que significa que empreendedores encontram um resultado de venda cursos satisfatório, quando o marketing é bem aplicado. 

Na verdade, toda e qualquer pessoa que possua uma ideia de curso, e tenha experiência na área, pode usar ferramentas de baixo custo, ou até mesmo gratuitas, para criar conteúdo digital, configurar uma conta em uma plataforma especializada e ministrar cursos de forma global.

Para isso, é preciso seguir 6 passos, que podem ser simples, bastando empregar esforço e utilizar as ferramentas adequadas para criar vídeos educacionais que despertem o interesse de pessoas que querem aprender - sobre os mais diversos temas - cada vez mais. Acompanhe-os a seguir.

Entenda seu nicho

Antes de iniciar um curso, você precisa validar sua ideia e entender para que tipo de aluno vai direcionar seus ensinamentos. 

Independentemente do que você pretende ensinar, seja sua área de atuação em um centro de usinagem ou uma nova oportunidade/tema para se explorar, é importante saber que há concorrência no mercado. 

Também é preciso saber se o assunto abordado é de interesse das pessoas, e que elas pagam para saber mais sobre o que você pretende ensinar. 

De início, você precisa explorar o assunto em plataformas de cursos existentes. Faça uma análise do número de concorrentes da área educacional, assim como:

  • Conteúdo dos cursos;

  • Materiais didáticos;

  • Preços praticados;

  • Público-alvo;

  • Teorias e práticas.

Quanto mais você entender o que outros empreendedores da educação fazem, melhor pode ser a dinâmica, resultado e processo de ensinamento/aplicação do curso. Afinal, compreender a complexidade do setor ajuda a adaptar o material para atrair os alunos. 

Uma PVU (Proposta de Venda Única) permite oferecer algo inédito no mercado.

Para isso, é preciso conduzir pesquisas direcionadas entre alunos em potencial, com certa atenção a debates apresentados em fóruns e redes sociais. 

Muitos alunos recorrem às plataformas sociais para buscar algo que desejam, como novos empreendedores que pretendem oferecer aluguel de empilhadeira para terceiros, mas não conseguem encontrar. 

De forma inteligente, vale seguir essas conversas e identificar quais as lacunas que o mercado oferece. 

Após decidir sobre qual assunto irá abordar para alcançar os resultados de venda de cursos, adapte as aulas considerando o público-alvo, ajustando o valor, a plataforma e a forma de abordagem.

Escolha um modelo de negócios

A concorrência é grande, não só no ambiente online, mas também com instituições de ensino que oferecem diversos cursos presenciais, ou mesmo híbridos com EaD. 

Dessa forma, as taxas gerais do curso dependem do que os alunos-alvo podem pagar, com variáveis que devem ser consideradas, quando se trata de precificar as aulas individuais e o curso completo. 

Videoaulas gratuitas em plataformas populares

A divisão de receita de anúncios de uma plataforma de vídeos, como o Youtube, fornece acesso gratuito a seus alunos em troca de uma pequena consideração de tempo - e outras formas de obtenção financeira diretamente na plataforma.

Geralmente, a receita de anúncios é gerada quando uma propaganda sobre anéis de segmento recebe um clique, ou quando é assistido por 30 segundos ou mais. 

A desvantagem desse tipo de geração de receita é o baixo preço por visualização e a receita incerta. 

Um vídeo em uma plataforma de vídeo pode ter zero visualizações ou um bilhão, portanto, não há como prever com precisão qual será a receita de qualquer vídeo em particular, especialmente para empreendedores que estão começando em uma plataforma e construindo o público.

No entanto, se você estiver produzindo cursos EaD em áreas de amplo apelo, principalmente para um público mais jovem ou com baixa renda disponível, a receita de anúncios ainda pode apresentar lucros atrativos e sustentáveis.

Modelos de assinatura para cursos online

Com uma assinatura, o aluno compra o acesso a um curso sobre manutenção de máquinas industriais pagando uma pequena quantia recorrente. 

As assinaturas funcionam melhor quando você está produzindo novas videoaulas regularmente ou tem uma grande lista de conteúdo existente. 

Esse modelo é um bom meio-termo para empreendedores que buscam uma renda estável e previsível, atraindo alunos que desejam assumir um compromisso de longo prazo sem pagar grandes taxas iniciais.

Cursos e treinamentos para executivos

Para empreendedores que visam alunos executivos, como de uma fábrica de junta de vedação, ou de conhecimentos avançados, um modelo de taxa única geralmente funciona melhor. 

Embora o preço único de um curso EaD possa ser mais variável, é provável que você não esteja cobrando o suficiente. Por isso, pesquise continuamente o mercado e veja a melhor forma para precificar o material, considerando o tempo e ensinamento despendido.

Ao escolher seu modelo de negócios e nível de preços, você precisa encontrar um equilíbrio entre o tamanho do seu mercado, as circunstâncias dos alunos, sua remuneração justa e o benefício final para o aluno. 

Se eles terminarem seu curso com conhecimentos que melhoram as perspectivas de carreira, por exemplo, coloque um preço de acordo com o valor que você agregou, além dos potenciais ganhos com as informações que você transmitiu.

Escolha a plataforma certa de cursos EaD

Depois de identificar seu mercado e modelo de negócios, é hora de encontrar a plataforma certa. Diferentes plataformas oferecem vantagens e desvantagens. 

Ao considerar sua escolha, lembre-se de como você pretende monetizar seu curso de concentrador de oxigênio preço online e até mesmo o formato que pretende utilizar para o curso - bem como os processos de divulgação.

Embora as plataformas gerais de hospedagem de cursos sejam adequadas e tenham seu valor, você precisa de uma plataforma especializada em hospedagem e venda de vídeos.

Ou seja, você precisa de um local que permita fazer upload, compartilhar e gerar receita com seus vídeos. E é altamente recomendável que você escolha um provedor especializado em sites e aplicativos de vídeo (ou o formato que pretende utilizar).

Crie seus conteúdos

Depois de escolher uma plataforma de hospedagem, você precisa fazer seus vídeos e/ou apostilas de cursos EaD. 

Os requisitos da plataforma podem afetar os aspectos técnicos da criação do vídeo certo, portanto, talvez seja necessário considerar seu equipamento de filmagem e recursos de edição ao escolher como hospedar seu curso online. 

Para começar, a maioria dos empreendedores precisa de uma configuração básica de estúdio em casa, assim como compreender como produzir uma videoaula.

Se você está apenas começando a criar cursos em vídeo, não precisa investir grande quantia de dinheiro em equipamentos sofisticados. 

A internet está repleta de guias que ajudam na criação de um estúdio em casa, ensinando o básico sobre filmagens voltadas para a área educacional e, melhor, usando o próprio celular smartphone e alguns acessórios adicionais, como microfone, luz auxiliar e posterior ferramenta de edição.

Dependendo do assunto, você também pode usar o software de gravação de tela para filmar sua área de trabalho e ensinar aos fabricantes de máquinas e equipamentos industriais sem aparecer na câmera.

Cada vez mais, os empreendedores estão usando a transmissão ao vivo para aprender com vídeo, transmitindo as aulas por meio de plataformas que permitem que você transmita para várias plataformas de rede social e outros sites ao mesmo tempo. 

As transmissões ao vivo são a maneira mais rápida e fácil de distribuir videoaulas.

Promova seu curso em vídeo online

A autopromoção é um obstáculo para muitos empreendedores, mas é um processo fundamental se você quiser alcançar um resultado de venda de cursos satisfatório. 

Ao criar um curso em vídeo online, não basta publicá-lo em uma plataforma qualificada.

Lembre-se de que, se você fez um bom trabalho de validação de mercado e testou seus materiais, já deu alguns passos em direção à promoção. Assim, use esse perfil para saber em quais canais você pode divulgar o link e mais informações sobre o curso.

Analise seus dados e continue melhorando

O trabalho nunca termina, assim como as oportunidades surgem a todo instante, principalmente quando seus cursos online publicados abordam temas recorrentemente relevantes.

Para identificar essas oportunidades e melhorias, principalmente quando se realiza as primeiras vendas, é necessário avaliar os resultados obtidos.

Ou seja, para maximizar o potencial do seu curso, o monitoramento consistente das vendas e do desempenho do curso/estudantes, o ajuda a atrair novos alunos. 

Preste atenção aos comentários sobre seu curso em vídeo, incluindo avaliações, classificações e sugestões mais sutis, como pontos de desistência do curso e outras métricas que indicam possíveis gargalos e pontos que ocasionam desistência. 

Ajustar e melhorar o curso sobre máquina de solda Mig Mag tendo como base o feedback do aluno ajuda torna o material mais direcionado e qualificado. Assim, consegue-se melhorar as taxas de retenção e capitalizar o sucesso.

Fique de olho também no que está funcionando quando se trata de conscientização, atração e conversão. 

O Google Analytics ajuda a fazer isso, assim como as ferramentas de relatório em qualquer plataforma que você escolher usar. 

Ao rastrear esses dados, você encontra novas ideias, bem como oportunidades para melhorar o que já está funcionando.

Conclusão

A EaD é uma realidade para muitos empreendedores que buscam resultado na venda de cursos online, e isso segue em ascensão, sem limites para parar. 

O cenário digital tem ocupado espaços que, em outros tempos, seria impossível alcançar. 

Dessa forma, acreditar no potencial, colocar toda ideia em prática e alcançar o sucesso é possível, demandando alguns primeiros passos no planejamento do conteúdo para começar a ter resultado vendendo cursos EAD.

Fonte: Business Connection


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