Marketing Emocional. Conquiste o coração e ganhe mais alunos

Marketing Emocional. Conquiste o coração e ganhe mais alunos

Postado em 07/07/2022

Ao contrário do que nos ensinam em técnicas de manipulação, o marketing emocional não brinca com as emoções das pessoas, ele procura associar produtos e serviços à emoções e fantasias.

Ganhar o coração de um cliente e fidelizá-lo é um dos grandes objetivos de todos os negócios. A grande parte dos consumidores espera encontrar num produto uma conexão verdadeira com uma solução para a sua dor. Por isso, além de trabalhar a qualidade do seu material, você também deve trabalhar as emoções na hora de vender.

Os benefícios são:

Transformar o seu aluno em um representante da sua marca;

Aumenta a possibilidade de seu curso ser lembrado;

Estímulo de uma relação verdadeira entre o seu público e suas aulas.

Lembre-se: é muito mais fácil vender um produto pela emoção do que pela razão.

Isso não significa que a sua estratégia de marketing deve ser focada em fazer o seu cliente cair em lágrimas. Mas ela também não pode ser apenas uma estratégia de venda que fica apenas em conceitos, números e resultados, pois quando a emoção está em jogo, todos os seus argumentos ganham um peso muito mais forte, e a venda fica mais rápida e simples.

Aposte nisso: trabalhar com emoções será saudável e alguns destes elementos do marketing emocional. Confira!

Empatia

Através dela você trabalha no seu público um sentimento já familiar, desenvolvendo um vínculo com as pessoas que já vivenciaram ou experimentaram o que a sua mensagem está passando.

Demonstrar empatia é mostrar que você entende o seu público: suas dúvidas, suas dificuldades, seus problemas. Tente gerar identificação narrando uma situação em que seus cursos ajudaram. Como por exemplo, um problema encontrado por um aluno que ele conseguiu resolver depois da capacitação feita em suas aulas.

Humanização

Este pode ser seu grande diferencial! Emoções são puramente humanas. Assim, quando você trabalha com o marketing emocional, não existe escapatória: vai precisar humanizar toda a estratégia para que ela funcione.

Conte a história do seu negócio desde como surgiu a ideia daquele curso, passando pelos desafios encontrados até chegar a como ele vem (ou você espera que ele vá) transformando quem por ele passa.

Verdade

Sempre diga a verdade, pois as emoções devem ser narradas como um processo autêntico em todos os aspectos. Não adianta querer atingir um aluno com o marketing emocional, se nada do que você construiu foi baseado em um sentimento real.

Aqui, cabe tocar seu público para neles criar conexões verdadeiras. Nada de marketing de guerrilha, pois ele vai perceber a ação de venda e todo o contexto vai cair por ter artifícios fracos e superficiais. Assim, o foco deve ser em transparecer o máximo de legitimidade.

Importância

Todo mundo quer se sentir parte de algo maior e fazer parte de uma comunidade ou grupo. Quando você cria em seu aluno a sensação de que ele é parte da sua história, você entrega para ele sentimentos de importância dentro do seu legado.

Para isso, o nível de relevância que aquela ação deve ser alto, mas você vai precisar conhecer a fundo a sua persona e a de seu público para entender o que trabalhar.



Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.