3 formas para treinar seus colaboradores sem impactar a rotina

3 formas para treinar seus colaboradores sem impactar a rotina

Postado em 25/03/2022

O sucesso da empresa está diretamente associado à qualidade de um produto ou serviço oferecido. Porém, também segue junto à conquista e ao relacionamento com os clientes da empresa. Em contrapartida, o resultado de uma empresa está focado no que os colaboradores estão entregando. A qualificação e a preparação deles são fundamentais para que as entregas aconteçam, fluam e façam com que os objetivos da organização sejam alcançados.

Muitas empresas ainda pensam que treinar os colaboradores é uma despesa e não um investimento. Essas certamente não enxergam que, inevitavelmente, colaboradores não treinados terão conhecimento insuficiente para usar os recursos da empresa adequadamente. Isso no setor de serviços, por exemplo, poderá levar ao desperdício de recursos. A falta de conhecimento sobre os procedimentos afetará a interação e a retenção de clientes. E em um cenário assim todos sofrem: colaboradores, clientes e a própria companhia.

Um dos motivos de muitos empresários não optarem pelos treinamentos é pensar que estes podem atrapalhar na produtividade e no desempenho das rotinas de trabalho dos colaboradores. Mas não é bem assim. Vamos dar 3 dicas de como treinar seus colaboradores sem impactar a rotina. Confira!

Use vídeos

Vídeos são atrativos e garantem que todos os colaboradores — recém-contratados ou antigos — recebam o mesmo nível de treinamento. Além disso, ele padroniza a capacitação e garante que todas as informações relevantes sejam transmitidas.

Ofereça vídeos que falem sobre assuntos pertinentes à realidade do profissional, como:

relações interpessoais;

segurança do trabalho;

técnicas de venda;

técnicas de atendimento ao cliente.

Entre outras questões que atendam às necessidades de sua empresa e, ainda, aprimorem as habilidades de comunicação e realização dos procedimentos operacionais de seu quadro de funcionários.

Indique livros

Livros são fontes inesgotáveis de conhecimento. Se você está em busca de amplificar os diferenciais competitivos de seus colaboradores, pode encontrar o que precisa em livros sobre atendimento, processos de venda, relacionamento no ambiente de trabalho etc. Com pesquisas rápidas, é possível encontrar uma grande variedade de livros com foco no preparo profissional de equipes e líderes.

Invista em uma plataforma para cursos online

Com um mercado cada vez mais competitivo e organizações mais exigentes em relação às qualificações dos candidatos, está se tornando muito comum investir em soluções tecnológicas para treinamentos e aprimoramentos de equipes a distância, principalmente porque esse modelo não interfere de maneira drástica na rotina da empresa.

Além disso, o modelo EAD reduz custos com infraestrutura e elimina transtornos com movimentação de equipes durante o expediente de trabalho. Ou seja, se você quer realizar um bom treinamento de pessoas de maneira versátil, ágil e eficiente, invista em cursos online.

Mas atenção: é muito importante que você conheça as principais métricas utilizadas para mensurar os índices de desempenho que os treinamentos de pessoas estão gerando na organização.

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Meça a taxa de rotatividade

Essa métrica é essencial, pois ajuda a direcionar os recursos destinados ao capital humano da empresa da maneira correta, impulsionando resultados e evitando desperdícios.

Se uma fatia considerável do orçamento está sendo investida para ambientar novos profissionais, talvez signifique que a empresa não está oferecendo treinamento suficiente para os antigos funcionários ou, ainda, que esteja com um índice de rotatividade de colaboradores alto, o que sempre gera elevados custos para a organização.

Pesquise o clima organizacional

Muitas empresas conseguem analisar a eficiência de seus treinamentos por meio de pesquisas sobre o clima organizacional. Isto é, antes de tomar a decisão sobre quais treinamentos aplicar com base nas necessidades dos colaboradores, uma pesquisa de clima permite o acompanhamento de processos, funções e a identificação de aspectos que precisam ser desenvolvidos.

Depois de realizar os treinamentos, é fundamental realizar uma nova pesquisa, pois ela pode apresentar dados sobre melhoria nos processos da empresa. Nessa pesquisa, é possível perguntar, por exemplo, se os funcionários identificaram influência dos treinamentos em sua rotina de trabalho.

Analise a performance

Trata-se do acompanhamento da produtividade e do desenvolvimento dos profissionais após a aplicação de um determinado curso. Faça comparações para verificar se os funcionários tiveram melhoras em relação aos processos. Avalie se os colaboradores estão aptos a responderem perguntas pertinentes aos treinamentos aplicados, ou se sentem seguros para treinar colegas de trabalho que não participaram do curso.

É importante lembrar que a otimização dos processos da empresa não está relacionada somente aos treinamentos, mas ao verificar esses dados, você terá informações suficientes para investir nos cursos mais apropriados à realidade de sua empresa.

Avalie a reação

Sem dúvida, essa é uma ótima métrica para mensurar a percepção do profissional em relação aos pontos fortes e fracos de cada treinamento. Com o decorrer do tempo, você pode fazer os ajustes necessários para que os treinamentos satisfaçam o maior número possível de colaboradores.

Lembrando que nem sempre um treinamento avaliado positivamente por um funcionário significa que se trata de eficiência. Portanto, a métrica só é válida se for considerada em conjunto com as demais que apresentamos.

A finalidade da avaliação por reação é compreender qual o tipo de curso ou treinamento é mais bem-aceito pelas equipes.

Como você pôde conferir, entender seu capital humano para alinhar sua cultura organizacional é primordial no treinamento de pessoas e na melhoria do ambiente de trabalho. Quanto mais preparação e qualificação, mais qualidade o colaborador terá para desenvolver suas atividades e as executar com eficiência e eficácia.


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