Vai lançar um curso online. Então se liga nessas dicas!

Vai lançar um curso online. Então se liga nessas dicas!

Postado em 18/03/2022

Você está preparando um curso online e já está se perguntando qual é a melhor forma de realizar o seu lançamento? Então, você já está no bom caminho, pois, tão importante quanto saber criar um ótimo curso online, é saber como não errar na estratégia para vendê-lo!

Em primeiro lugar, vamos deixar claro que existem muitas maneiras de lançar seu curso, as possibilidades são infinitas, pois as possibilidades de conexão também o são. Tudo vai variar de acordo com o seu modelo de negócio e sua estrutura de pessoal e financeira para realizar este lançamento.

Aqui nesse post vamos nos dedicar a erros que acontecem com muitos infoprodutores na hora de lançar seus cursos. Confira alguns mais comuns.

Antes da semana de pré-lançamento

Os erros nesta podem ser determinantes para o sucesso de suas vendas, pois esta é a etapa que você vai “esquentar” o seu público para as vendas. Vamos trabalhar com a ideia de criar uma ou algumas aulas (Master Class) gratuitas para distribuir o conteúdo de forma gratuita e informar aos leads que vamos iniciar a venda dos cursos.

Então, basicamente no pré-lançamento informamos nossos leads sobre a semana de Master Class e iniciamos essas aulas.

Cuidado com o timing correto

Outro erro, muito comum, é o de não saber o tempo correto para realizar a semana do pré-lançamento. Muitos infoprodutores erram aqui porque não linkam seus diversos públicos. Se você tem uma lista de mala direta, seguidores nas redes sociais, pessoas que admiram seu trabalho; todos eles precisam estar informados de forma objetiva sobre o lançamento da masterclass.

Aqui é importante orquestrar sua estratégia de forma que as pessoas estejam ali e participem. Você pode perder um número muito alto de audiência, na master class, se não se dedicar para orquestrar suas redes sociais.

Durante a semana de pré-lançamento

Cuidado com a “sede” por vendas

A melhor forma de fazer com que a sua master class não dê certo e, consequentemente, seu lançamento esfriar, é já vender o curso no início. Fique tranquilo e aguarde um momento mais apropriado para falar em vendas. Quando as pessoas chegarem para sua master class, elas precisam encontrar uma aula gratuita sobre um assunto relevante para elas.

No primeiro momento você apenas entrega conteúdo. 100% de aula! Não deixe as pessoas desconfiarem que você vai vender alguma coisa. Aproveite esse momento para quebrar as objeções que seu público tiver sobre tal assunto. Tire as dúvidas, viva o momento.

Um erro comum aqui é transformar a sua aula em um espaço comercial. Tentar vender e não oferecer conteúdo. A experiência mostra que o que funciona é o contrário! Dê muita informação e não venda nesse primeiro momento. Se for uma  master class com mais de um dia, o anúncio de abertura de carrinho só acontece no último dia. Já para o caso de um dia apenas, utilize os últimos minutos para fazê-lo. Estes momentos serão considerados como os primeiros do de lançamento.

Durante o Lançamento

Os números de vendas não são iguais todos os dias

Ninguém vende todos os dias por igual. É um enorme erro achar que para dar certo precisa vender muito todo dia. O dia de seu lançamento, provavelmente, deve ter um número maior de vendas (desde que o trabalho da semana pré tenha sido bem realizado). Após este início, suas vendas vão variar de acordo com ações pontuais (realizadas, por exemplo, com conteúdo patrocinado nas redes sociais) ou com o popular boca a boca acontecendo.

Não colocar o relacionamento antes das vendas

Parece contraditório, mas a verdade é que no lançamento a venda é um resultado de um conteúdo incrível, feito com dedicação. Se o seu objetivo maior for venda, toda a sua construção de negócio vai ser motivada pelos dígitos.

Mas isso é ruim? Bom, depende do que você está construindo. Se quer vender produtos digitais mais de uma vez, deve ter como objetivo construir relacionamentos. Cultivar o relacionamento com seu público, produzir conteúdo relevante e a venda vai ser natural.

Mas, sua base fundamental é dar conteúdo que ajude as pessoas. Conteúdo que melhore a vida das pessoas. Quando você só quer vender, tem mais chances de se frustrar e passar por princípios fundamentais do método.

Não manter o planejamento

As altas expectativas para seu lançamento podem fazer você mudar o plano, caso o resultado não seja o esperado. Aliás, aqui fica mais uma dica, tenha um plano para caso o seu plano não aconteça. Agir na emoção e sem planejamento pode ser desastroso para o seu lançamento, podendo comprometer o futuro do seu novo negócio. Não faça isso!

Seja fiel ao seu plano. Sua audiência está de olho. Se mantenha leal em suas promessas. Se você muda a estratégia no meio do caminho pode comprometer sua identidade com seus clientes. E ter isso é importantíssimo para quem quer vender produtos digitais a longo prazo.

Viu só como devemos estar atentos aos erros de lançamento? Na verdade eles ocorrem porque não seguimos o script. Quando você faz um bom lançamento e busca vender produtos digitais de qualidade, você aprende muito. E, cresce muito.

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