Já pensou em focar seu EaD no público feminino? Pode ser uma boa oportunidade!

Já pensou em focar seu EaD no público feminino? Pode ser uma boa oportunidade!

Postado em 11/03/2022

Pensando em montar seus cursos online e não sabe muito bem em qual público focar? O mercado feminino pode ser uma ótima oportunidade para você vender suas aulas e treinamentos. Isso porque as mulheres brasileiras estão se matriculando em mais cursos online do que no período pré-pandemia, principalmente em STEM (Ciências, Tecnologia e Matemática) e Certificados Profissionais de nível básico.

Não é novidade para ninguém que durante a pandemia, a procura por cursos online disparou. Um levantamento com plataformas de hospedagem de cursos, como a Thinkr, o volume de novas compras cresceu 161% entre maio de 2019 e o mesmo mês em 2020. A novidade é que, de acordo a pesquisa, são as mulheres que estão dominando esse universo.

O Relatório sobre Mulheres e Competências (Women and Skills Report) compara dados de matrículas e de desempenho pré-pandêmicas com tendências observadas na plataforma até junho de 2021. No estudo, foi revelado que as mulheres no Brasil estão aprendendo mais online do que antes da pandemia, representando 55% dos novos alunos em 2021 contra 45% em 2019.

Um dos motivos seria o desemprego, que cresceu significativamente, em especial entre as mulheres. Para se ter uma ideia, dos 12 milhões de desempregados, 6,5 milhões são mulheres, segundo última pesquisa do IBGE e a taxa de desocupação dos homens está em 9%, enquanto que a das mulheres é de 13,9%.  A sugestão de estudos realizados com especialistas sugerem que as lacunas de gênero no ensino online durante a pandemia encolheram, mesmo quando as lacunas entre homens e mulheres no emprego se alargaram.

Aqui fica um dado importante para quem tem o desejo de montar um curso online, empreendedores, mulheres e homens,  devem pensar no público feminino como foco do seu negócio e se animar pela forma com que as mulheres estão abraçando o aprendizado online para desenvolver novas habilidades. Você pode estar mirando em um negócio de sucesso, porém, além disso, vai levar conhecimento e capacitação. Fato que pode ajudar a acelerar o seu retorno destas mulheres ao mercado de trabalho e promover a mobilidade econômica.

Os números para quem deseja investir neste mercado são muito relevantes. A participação de mulheres nas matrículas gerais aumentou de 36% em 2019 para 47% em 2021. Para cursos STEM, a diferença de gênero diminuiu de 27% de matrículas de mulheres em 2019 para 39% em 2021. As matrículas em Certificados Profissionais de nível básico aumentaram de 15% em 2019 para 32% em 2021.

Além disso, as principais habilidades buscadas pelas mulheres no Brasil mostram ênfase em negócios, como: comunicação (520 mil inscrições de mulheres brasileiras), empreendedorismo (400 mil) e gestão (350 mil).

As empreendedoras do mercado EaD podem ter uma certa vantagem neste mercado, visto que as mulheres também se matriculam mais do que os homens em cursos ministrados por instrutoras: 49% das matrículas de alunos do sexo feminino são em cursos com instrutoras, em comparação com 38% para alunos do sexo masculino.

E aí? Quer começar o seu negócio online em uma plataforma completa e com suporte especializado para seus cursos online? A Thinkr é isso e muito mais. Clique aqui, fale com um especialista e tire seus sonhos do papel. 

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.