Quer melhorar a participação de seus alunos em suas videoaulas?

Quer melhorar a participação de seus alunos em suas videoaulas?

Postado em 18/02/2022

Sabemos que garantir o engajamento dos alunos em suas aulas on-line não é uma tarefa das mais fáceis. Durante as aulas, o aluno está sujeito a várias distrações, como o uso do celular, que não pode ser controlado durante atividades à distância.

Para garantir a participação dos alunos nas aulas e, desse modo, promover um ensino de melhor qualidade, o professor deve estar atento à elaboração de suas aulas, tornando-as mais atrativas, além de promover momentos de maior interação. Para ajudar com essa tarefa, reunimos algumas dicas. Confira!

  • Materialize o que está falando

A materialização de exemplos é um recurso clássico dos professores em sala de aula e no vídeo não é diferente. Afinal, mostrar um objeto que ilustra o que está falando torna o conteúdo mais palpável.  

É claro que o isolamento dificulta o uso deste artifício, mas, na medida do possível, tente sempre ter algo na mão, ou realize algum experimento, que materialize sua videoaula.

Uma das ações de baixo custo é continuar usando a boa e velha lousa ou as novas ferramentas digitais que a substituem.  Se for usar a lousa, tente deixá-la pronta antes da aula, pois diferentemente do que ocorre em sala de aula, não é indicado ficar de costas para a câmera.

Tente também disponibilizar links com os materiais de apoio na descrição dos vídeos. Assim, enquanto você aprende a dominar as ferramentas, não precisa abrir mão de referências importantes.

  • Use as expressões corporais e aja naturalmente

No ensino tradicional o professor pode andar pela sala e atrair a atenção dos alunos. No EaD isso não é possível. Porém se você usar o seu corpo de forma correta e agir com naturalidade, acaba criando mais proximidade e passando confiança ao aluno.

Por vezes, para quem está começando, a barreira é a vergonha. Não se preocupe. É normal sentir-se intimidado pela câmera. No entanto, fique tranquilo, essa sensação de julgamento acontece porque você não está acostumado a ver e ouvir a si mesmo. A prática vai fazendo com que, aos poucos, você perca este desconforto. Uma dica pode ser a gravação de vídeos testes em que depois de prontos você os assista para identificar os pontos em que pode melhorar.

É fundamental também, pelo menos no início, procurar um lugar onde possa ficar só e se sinta seguro para criar suas videoaulas. Assim, com o tempo você vai se acostumando com a ideia, e logo vai se comportar de forma mais tranquila frente à câmera.

  • Use tópicos para destacar os conteúdos dentro das aulas

Aqui a dica é iniciar os seus vídeos apresentando aos alunos os mesmos itens em que listou no como conteúdo da aula, para que saibam o que vão aprender.

Este método é amplamente usado na comunicação como um todo, pois ajuda a pessoa saber exatamente para onde o conteúdo vai levá-la. Em outras palavras, se você disser que tem três coisas importantes para dizer em um vídeo, dificilmente o aluno vai abandonar no segundo. Ele vai querer ver até o fim para matar a curiosidade.

Não se esqueça de, ao longo da videoaula, situar cada um dos tópicos que apresentou. Sempre que estiver passando de um ponto para o outro, faça esta marcação. Isso pode acontecer tanto pela sua fala, quanto por algum recurso de edição.

Traga seus alunos para dentro da realidade do tema

É importante fazer relação dos conteúdos com a realidade ou com as formas em que eles terão aplicações práticas. Assim você torna seu conteúdo dinâmico e chama a atenção dos seus alunos para a importância do tema.

  • Nada de aulas longas demais

A ciência já comprovou que os seres humanos têm curtos períodos de atenção. Sua videoaula precisa levar em consideração a falta de atenção dos seus alunos.

Então, quanto tempo deve ter uma videoaula? Esta é uma das dúvidas mais comuns entre os professores. Apesar de não ser uma regra, a recomendação é que cada videoaula tenha entre seis e doze minutos.

Dica: Até o minuto 2, o vídeo precisa chamar a atenção e gerar curiosidade, do minuto 3 até o minuto 6, seu vídeo deve apresentar o conteúdo principal e preparar o espectador para os 6 minutos finais. Assim fechando os 12 minutos mágicos de uma videoaula perfeita.

Mas fique alerta! O mais importante quando se trata de tempo é a objetividade. Vá direto ao ponto, não enrole e não fuja do assunto principal da aula. E se mesmo assim ainda estiver com dificuldades para ser breve, divida as suas aulas. Esta é uma boa saída para não criar conteúdos muito longos e maçantes.

  • Não esqueça os detalhes técnicos

Existem alguns pequenos detalhes técnicos que, se ignorados, podem tirar a atenção do aluno. São eles:

A) Som Ruim

Em geral, se o vídeo está com a qualidade prejudicada, as pessoas tendem a ignorar. Mas o áudio ruim não passa batido e pode desviar a atenção de alunos em videoaulas. Se o problema for os sons vazados de fora, a dica é: onde passa água, passa o som. Portanto, vede o máximo possível de frestas. Em locais com muito eco, o ideal é preencher o cômodo, em especial com coisas macias e fofas.

Leia mais:

 B) Cenário vazio ou bagunçado

Não se preocupe com o que está atrás da câmera, mas sim com o que está na frente. Na medida do possível, monte um cenário. Se você grava em frente a uma parede vazia, por exemplo, preencha-a com alguns quadros. Por fim, evite deixar os objetos muito alinhados, pois qualquer desnível ficará muito claro no vídeo, criando um ponto de fuga.

C) Enquadramento

Procure não gravar com a câmera apontando para cima ou muito perto de você. Prefira deixar a lente na altura dos seus olhos, tomando uma distância que deixe um respiro acima da sua cabeça e lhe dê a liberdade para gesticular dentro do quadro.

D) Luz inadequada

Se for gravar durante o dia, a luz natural já funciona bastante. Basta gravar em uma janela, com a câmera ou celular voltados para dentro. Quando for gravar à noite, o mais indicado é usar um abajur, por exemplo, e rebater essa luz. Ou seja, você vai direcionar a lâmpada para a parede, que vai refletir a luz em você.



Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.