Entenda o que são os cursos livres e por que você deve investir neles

Entenda o que são os cursos livres e por que você deve investir neles

Postado em 11/02/2022

Quem tem pouco dinheiro para investir, mas tem muito conhecimento para compartilhar pode e até deve montar uma escola de cursos livres. De forma geral, eles têm muita procura devido ao fato de oferecerem conteúdos específicos. Além disso, as aulas são mais enxutas e direcionadas em comparação às aulas de graduação, por exemplo.

Quem deseja se jogar de cabeça neste valioso mercado deve criar um planejamento minucioso do conteúdo pedagógico, investir pesado na divulgação e criar estratégias para fidelizar os alunos e conquistar novos.

Mas o que são os cursos livres?

De acordo com o Artigo 42 da Lei nº 9.394/1996, a conhecida Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB) os cursos livres, por vezes chamados de cursos profissionalizantes, são cursos que não exigem escolaridade mínima, abertos à comunidade e somente condicionados à matrícula e ao aproveitamento do aluno.

Os cursos livres são formações que não exigem escolaridade mínima, abertos ao público geral e sem pré-requisitos ao aluno, sendo requerido apenas a matrícula e aproveitamento do conteúdo pelo estudante.

Esse tipo de curso é focado na aquisição de conhecimentos pontuais, com o intuito de desenvolver, dentro de um determinado campo de atuação, habilidades e capacidades específicas. Com isso, oportunizam vantagens imediatas ao cursista.

Existem os mais diversos tipos de cursos livres, desde os voltados para alguma especificidade da profissão, até os que se configuram como hobbies ou aprendizados pessoais. São cursos na área de gastronomia, moda, beleza, corte e costura, artesanato, mecânica, desenho, cerâmica, fotografia, marketing digital, entre diversas outras possibilidades.

Em outras palavras

Os cursos livres estão inseridos na modalidade de Educação Profissional e podem ser muito úteis para quem quer se atualizar ou aprender conteúdos novos.

O curso livre possui duração variável. Há opções com 8 horas, 40 horas, 200 horas, entre outras cargas horárias.

Não há idade mínima para iniciar um curso livre. O MEC aconselha que o interessado tenha concluído, no mínimo, o ensino fundamental.

Para quem os cursos livres são indicados?

Agora que você sabe o que é curso livre, vamos refletir para quem esse tipo de formação é mais indicada. Essencialmente, ele é interessante para qualquer pessoa com vontade de expandir seus conhecimentos.

No entanto, o público-alvo dos cursos livres pode ser mais específico, sendo fortemente recomendados para:

Jovens universitários — já que favorecem uma expansão do conhecimento na profissão, além do enriquecimento do currículo para o primeiro emprego;

Profissionais em busca de atualização — pois possibilitam a reciclagem da formação ou mesmo um afunilamento da atuação profissional em alguma área;

Profissionais que querem mudar de carreira — com a realização dos cursos livres, dá para experimentar diferentes áreas sem um comprometimento no longo prazo, ideal para quem deseja mudar de carreira mas tem dúvidas sobre o novo campo de atuação.

Os principais motivos pelos quais os cursos livres são indicados para esses públicos são: a duração mais curta, a objetividade dos conteúdos e os valores mais acessíveis. Entenda melhor sobre cada uma dessas características!

Se você deseja abrir a sua própria escola de cursos livres, estas dicas que seguem podem te ajudar a tirar o seu projeto do papel.

1. Estude o mercado

Depois de definir o segmento onde vai atuar é preciso entender como ele funciona. Quem são seus concorrentes e de que forma eles atuam.

Depois de se aprofundar o máximo que puder no segmento que quer atuar, você precisa listar tudo que aprendeu e de que forma os pontos fortes e fracos da sua concorrência podem ser utilizados ao seu favor e ajudar o seu negócio a crescer. Com essa lista em mente, siga para o planejamento.

2. Planeje suas ações

Esse é o momento em que você vai montar a sua estratégia. Vai entender tudo que tem em mãos, quais são os seus objetivos e o que pode ser feito para colocar as coisas em prática. Mesmo que seja feito somente com papel e caneta, é esse processo que vai permitir que você monte uma espécie de passo a passo de onde está agora até o sucesso da sua escola.

 Com ele você tem uma visão geral do negócio, antes de ele existir, e junto com a análise do mercado que fez, conseguirá entender alguns possíveis erros que pode evitar e até algumas brechas para aproveitar.

3. Defina o preço

O preço pode parecer, à primeira vista, um detalhe que será definido posteriormente. Mas entenda que ele é um aspecto definidor para o sucesso do seu curso. Até porque, de nada adianta oferecer um material caríssimo se, no fim, o seu público não tiver como pagar por ele.

Da mesma forma, quem anuncia com um preço muito abaixo da média, pode levantar dúvidas sobre a qualidade do conteúdo entregue. Na hora de precificar, tenha o seu público em mente para estabelecer um valor que seja compatível com o poder aquisitivo e também com seus hábitos de consumo.

4. Legalize sua escola de cursos

Como falamos, não existe nenhuma condição legal específica que você precisa seguir para abrir uma escola de cursos livres. Mas assim como qualquer empreendimento, se quiser estruturar melhor e ter mais oportunidades, é interessante abrir empresa.

Para iniciar com uma pequena estrutura você pode optar pelo regime de Microempreendedor Individual. Apenas fique atento ao limite de faturamento anual de R$ 81 mil.

5. Planeje e prepare o conteúdo

Digamos que você vai fazer um curso ensinando a fazer hambúrguer para vender. Só saber fazer o hambúrguer não é suficiente para incutir os ensinamentos na cabeça das pessoas. É preciso pensar em um passo a passo do conteúdo e fazer um planejamento pedagógico.

Por exemplo: Um dia você vai ensinar as melhores carnes, no outro vai focar nos molhos, em outro vai ensinar a precificar, em outro a fazer os melhores complementos.

Se preparar dessa forma e criar uma espécie de índice com os temas dentro do curso, vai te ajudar a passar um conteúdo com melhor qualidade e que fará muito mais sentido.

Isso deve funcionar para todos que darão aulas no seu negócio e é importante que você tenha acesso a esse conteúdo.

6. Ofereça certificados

Toda instituição ou produtor de conteúdo que tenha interesse em criar um curso livre pode emitir um certificado. Os cursos livres não precisam ser validados pelo Ministério da Educação para existirem porque o certificado é considerado menos formal que o diploma, não precisando ser atestado pelo órgão.

A Thinkr é uma plataforma EaD completa para seus cursos livres. Além de disponibilizar e vender os seus conteúdos, você conversa com seus alunos em chats ao vivo e emite certificados com validador automaticamente pelo seu site. Para saber mais clique aqui.

 7. Divulgue seu curso online

Todo mundo já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio, certo? No caso do ensino à distância, isso também se aplica. E a divulgação adequada é essencial para que o seu material se destaque dos diversos outros disponíveis na internet.

De novo, o público deve ser considerado na hora de escolher os melhores canais que serão usados para comunicar sobre o seu curso. Faça um levantamento e descubra quais são as melhores ferramentas de marketing para encontrá-lo.




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