Precisando aumentar a produtividade do seu negócio? Invista em um EaD Corporativo!

Precisando aumentar a produtividade do seu negócio? Invista em um EaD Corporativo!

Postado em 04/02/2022

Em tempos de crise, é importante que as empresas aumentem a produtividade com recursos reduzidos. Os treinamentos e os programas de educação corporativa são essenciais para líderes de negócio que precisam fazer a diferença em relação à produtividade.

Independente do porte da companhia (pequena, média ou grande), as Universidades Corporativas ou Educação à Distância (EaD) Corporativo tornaram-se núcleos fundamentais à produtividade e à qualidade do que é produzido. Estudo divulgado pela Association for Talent Development (ATD) comprova: empresas que investem em programas de treinamento para colaboradores registram progresso de até 218% na produtividade e nos resultados dos seus times.

E os índices favoráveis vão além, com a apuração de 24% de aumento na receita em relação às empresas que reduzem ou cortam investimentos na qualificação de suas equipes.

Os avanços em tecnologias de educação à distância dão ao funcionário a oportunidade de obter um ensino mais personalizado e flexível, com o poder de escolher quando, onde e como estudar. Novas plataformas de educação corporativa permitem até que as lições sejam tomadas enquanto o funcionário está no próprio ambiente de trabalho, dando a ele a oportunidade de aplicar o conteúdo aprendido imediatamente em suas tarefas diárias.

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Capacitação é investimento com retorno garantido

Apenas os dados descritos acima seriam suficientes para justificar como a implantação de Universidades Corporativas pode destacar uma empresa.

Mas, segundo um levantamento sobre o tema, de autoria da consultoria Deloitte, existem outras razões que sustentam a alta de 42% no número de empresas que se dedicam à educação corporativa no Brasil.

Entre elas, está o fato de que tais indicadores de crescimento ficam muito acima da média alcançada em comparação aos resultados obtidos por investimentos em tecnologias, infraestrutura e folha de pagamento, por exemplo.

Além disso também podemos destacar as seguintes vantagens:

É uma oportunidade de desenvolvimento da marca, pois é uma forma de divulgar e mostrar aos futuros talentos como você se preocupa com a capacitação. Para aquelas abertas, é uma chance de ganhar visibilidade, reconhecimento e credibilidade no mercado.

Diminuição do turnover: as chances de colaboradores ficarem na sua empresa aumenta quando estes sentem que estão se desenvolvendo profissionalmente, principalmente para a geração Y, ou os millennials, que buscam mais do que um bom salário.

Capacitação alinhada com os objetivos do negócio: você pode contratar treinamentos e capacitação, mas nem sempre eles contribuirão para os objetivos da empresa. Criando os próprios cursos, você terá liberdade de desenvolver conteúdos alinhados à estratégia.

Onboarding eficiente: para todo funcionário novo que entra para o time, é necessário realizar o onboarding, ou seja, processo que facilita a adaptação do talento ao ritmo do negócio. Agregar uma universidade corporativa a esse processo é interessante, a fim de ensinar os primeiros passos nas plataformas, por exemplo.

Como driblar as dificuldades da sua empresa

Mesmo sendo importante para o seu negócio, sabemos que os desafios são inúmeros, mas um planejamento estratégico para o seu EaD será fundamental.

O mais indicado é iniciar pelo básico, muitas empresas acreditam que ter realizado apenas o LNT-Levantamento das Necessidades de Treinamento é o suficiente, mas precisamos ter muito claro o objetivo que queremos atingir com o treinamento, acompanhar o engajamento das pessoas e o retorno dessa capacitação.

Para facilitar o processo é importante verificar e buscar entender todas essas questões:

  1. Qual é o objetivo a ser alcançado, o que você quer melhorar ou reduzir, se for acidentes de trabalho, crie metas e acompanhe os indicadores. Não crie nenhuma melhoria para o setor como a aquisição de um equipamento diferente, por exemplo?
  2. Qual será o público a ser atingido, quem serão os colaboradores ou setor envolvidos?
  3. Qual mudança comportamental precisará ser implantada no público escolhido?
  4. Quais são as principais rupturas que a empresa passa que poderia causar alguma dificuldade na realização ou aprendizado dos colaboradores.

Após isso não esqueça de:

  1. Definir um líder ou uma equipe para gerenciar o projeto EaD
  2. Criar um regra de prioridade para o projeto dentro do plano de ação da empresa 
  3. Escolher a forma de abordar os colaboradores sobre a implementação das ações
  4. Definir as ferramentas e metodologias para acompanhar o progresso e o desenvolvimento dos colaboradores.

A Educação à Distância é uma ótima forma de produzir conhecimento, aumentar a visibilidade e desenvolver seus talentos. Se você acredita que seu negócio está preparado para a implementação dessa estratégia, não deixe de investir!


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