Por que meus cursos online precisam estruturar o pós-venda?

Por que meus cursos online precisam estruturar o pós-venda?

Postado em 28/01/2022

Após a pandemia de Covid-19, as aulas e cursos online tiveram um enorme crescimento. Entretanto, você também deve ter ouvido que durante este período, têm ocorrido alguns problemas como divergência na entrega de conteúdo, problemas na comunicação com os alunos, dificuldades de acessar conteúdos, entre outros. Por isso, é importante que seu EaD dê bastante atenção ao pós-venda de seus cursos.

Atente para que o pós-venda é uma parte significativa do processo de negócios. Suas ações depois que a venda é concretizada tem o poder de conquistar ou perder seu aluno. Por isso, é fundamental dar bastante atenção a este aspecto do atendimento em seus serviços.

O pós-venda se refere a uma série de ações poderosas para fidelizar os clientes, estreitar o relacionamento com eles e transformá-los em compradores recorrentes e, acima de tudo, divulgadores de seu EaD. Se você oferecer um suporte eficiente, até mesmo aqueles que tiveram algum problema com a compra podem ser recuperados.

Por que meus cursos online precisam estruturar o pós-venda?

O pós-venda é uma etapa essencial para todo tipo de negócio. E não seria diferente para os negócios EaD. É nesse momento que o comprador entra em contato com o produtor do conteúdo e tem uma experiência real com ele. Portanto, é a hora de saber se as expectativas são atendidas ou frustradas.

Em se tratando de cursos online, essa etapa é ainda mais crucial para a satisfação do cliente. Afinal, até o momento da venda, todo o relacionamento entre seu curso e o consumidor se dá à distância. Então, a entrega do conteúdo é o primeiro momento em que há um contato direto. Por isso, as expectativas são ainda maiores — e o desafio de atendê-las também!

Por isso, os cursos online precisam se preparar para uma demanda maior de atendimentos no pós-venda. Se o trabalho for bem executado, você tem grandes chances de fidelizar os seus alunos. Por outro lado, uma experiência ruim no atendimento pode fazer esses clientes nunca mais voltarem e ainda propagarem reclamações pela internet.

Agora que você já entende a necessidade de ter um bom pós-venda vamos para algumas dicas de como executá-lo.

  • Ouça seus clientes

O cliente nem sempre está certo, mas também não está totalmente errado. Para descobrir como você pode melhorar seus produtos e serviços, ouça o que seus alunos têm a dizer. Se a reclamação fizer sentido, descubra a causa de seu equívoco, em vez de desafiar as críticas.

Desta forma, será possível entender como os clientes veem sua empresa e quais áreas precisam ser aprimoradas. As redes sociais tornaram-se os novos Procon da era tecnológica. Nestes casos, o foco do atendimento deve ser a resolução do problema. O cliente não quer perder tempo com explicações nem com esperas por atendentes — ele só quer receber o seu produto logo, sem problemas e sem defeitos. Portanto, agilidade é essencial.

  •  Faça um acompanhamento do cliente

Após o cliente ter contato com o seu conteúdo, é fundamental saber o que ele achou. Você pode enviar uma pesquisa de satisfação ou pedir para que ele avalie as aulas assistidas, bem como a experiência online em que recebeu o conteúdo. Essa pode ser uma boa fonte de sugestões e insights para melhorar a qualidade e apresentação de seu EaD.

Reviews no site ainda podem atribuir mais credibilidade para o seu e-commerce. Afinal, essa é uma importante prova social que contribui para atrair novos compradores e aumentar suas conversões.

Contudo, não adianta solicitar as opiniões dos alunos, se não for fazer nada com elas. Eles devem perceber que estão sendo ouvidos e que suas necessidades serão atendidas. Portanto, leve em consideração todos os comentários, principalmente as críticas, para otimizar, de maneira contínua, os seus processos.


  • Invista em um bom suporte ao cliente

Uma maneira de perder um cliente é oferecer pouco suporte depois que ele comprar seu produto. Para evitar isso, um dos momentos mais incômodos de um atendimento é ser passado de atendente em atendente para resolver um problema. Isso demonstra que a loja não sabe como atender a sua demanda.

Hoje em dia, é bastante comum o uso de atendimento por chat ou whatsapp. Embora isso facilite a triagem do atendimento, se o problema é complexo, vale a pena explicar a situação ao consumidor. De qualquer forma, é importante organizar dados e processos para saber como encontrar as soluções para os problemas dos clientes de forma ágil e eficiente.

  • Ofereça descontos exclusivos e crie programas de fidelidade

Não fique apenas esperando que o cliente volte para comprar. Desperte novamente o desejo de compra com ações que estejam relacionadas aos interesses e às suas últimas compras. Quem não gosta de receber um desconto? Para incentivar os alunos a comprarem novamente com você, oferecer benefícios exclusivos, como cupons de desconto, brindes e ofertas especiais. Se ele estiver satisfeito com o conteúdo adquirido, vai ficar feliz em ter uma promoção exclusiva para adquirir novos cursos.

Assim como os descontos, os programas de fidelidade são uma estratégia muito eficaz para incentivar a recompra. Esse tipo de ação consiste em atribuir pontos a cada curso adquirido. Com essa pontuação, o aluno pode trocar por descontos especiais, brindes, ofertas entre outros benefícios.

Para tudo isso, é importante armazenar os dados de interesses, compras e navegação dos clientes. Com uma plataforma de email marketing, você pode fazer envios personalizados de forma automatizada.

Mas fique alerta: é importante destacar que você nunca deve prometer o que não consegue cumprir. Isso vai gerar insatisfação nos consumidores, prejudicando a imagem do seu negócio.

  • Lembre-se das datas especiais 

Quem não gosta de receber um mimo em datas especiais? Datas comemorativas, aniversário de seu aluno podem ser bons motivos para cativar o seu cliente e enviar um conteúdo extra ou mesmo um cupom de desconto. Além disso, você mostra que conhece o perfil de cada cliente e sabe quais datas são mais importantes.

  • Mantenha seu cliente informado sobre lançamentos

Uma forma de valorizar seus clientes, especialmente os alunos mais antigos e recorrentes, é informá-los em primeira mão sobre lançamentos. Aproveite também para oferecer benefícios, como descontos progressivos.

Quem realmente está envolvido com a sua marca vai gostar de estar entre os primeiros a obter novos cursos. Além disso, provavelmente vai querer compartilhar nas redes sociais sobre sua nova capacitação. Assim, você também ganha mídia orgânica.

Agora que você já sabe o que é pós-venda e como manter uma experiência memorável depois que o cliente já fez sua primeira aquisição, é hora de colocar as dicas em prática e fidelizar seus alunos.


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