7 dicas rápidas para Criar um Curso Online

7 dicas rápidas para Criar um Curso Online

Postado em 14/01/2022

Os cursos online podem ser uma ótima maneira de ter o seu próprio negócio e conseguir realizar os seus sonhos. Principalmente se você pensar que qualquer um de nós possui algum conhecimento para compartilhar. E não existe um perfil específico para ter sucesso nesse mercado.  Se você também quer fugir das limitações padrões, criar um curso online pode ser uma ótima pedida.

Mas antes disso é bom observar as dicas abaixo para tirar seus sonhos do papel e ter um projeto de sucesso. Confira:

1 – Definir o que será ensinado

O primeiro passo para criar um curso online será a definição do que será ensinado. Esse será o momento de identificar a sua habilidade e entender como ela pode ser útil para outras pessoas.

2 –  Estudar o público-alvo e criar uma persona

A definição do público-alvo será primordial para o sucesso do projeto. Pois, através dela, e com a persona, o direcionamento do infoproduto será mapeado.

Nesse sentido, toda a criação, estruturação e divulgação do curso, dependerá desta etapa. Por isso, ela precisa ser muito bem definida.

3 –  Realizar o planejamento de criação

O planejamento de criação de conteúdo é a base para a estruturação. Por isso, faça uma elaboração de um calendário editorial, mapeando assim todo o conteúdo que pode ser explorado dentro do curso.

4 –  Estruturação e criação do conteúdo

Tendo conhecimento de todo o conteúdo que será passado, deve-se então criar uma estrutura que seja própria para o aprendizado. O produtor, alinhado ao formato escolhido, definirá a sequência das aulas. Lembrando sempre que o público-alvo e a persona serão fundamentais para esta etapa do projeto.

5 – Definir formatos e tecnologia que será utilizada

O curso será entregue por meio de videoaulas? Ou ele será apenas um livro digital? Ou você prefere que o formato seja áudio estilo podcast? Deve-se então fazer um estudo sobre as possibilidades reais de comunicação.

Não existe um formato melhor, mas se fosse para gente dar uma dica seria para você, seria: Aposte nas videoaulas e dispobilize conteúdo escrito como material complementar. Os custos também deverão ser considerados na escolha. Pois o quanto você tem para investir pode limitar algumas ideias e trazer o projeto para mais próximo da realidade.

6 – Escolher uma Plataforma EaD

As plataformas de EAD são desenvolvidas para proporcionar um ambiente completo ao aluno. Na hora de contratar leve em consideração alguns aspectos:

  • RESPONSIVIDADE

Grande parte dos alunos acessa a internet por meio de seus dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. Tudo isso com o objetivo de otimizar sua rotina de estudo. Sendo assim, é importante que, ao escolher uma plataforma, ela seja responsiva e se adapte a tais telas.

  • PERSONALIZÁVEL

Nada melhor do que poder incluir conteúdos ricos e interativos para seus estudantes. Por isso, opte por plataformas que permitam personalização; isso refletirá na qualidade de funções que você pode entregar na experiência de usabilidade.

  • INTEGRAÇÃO 

Verifique também sobre as possibilidades de integração permitidas pela plataforma,  e se ela atende às suas necessidades. Quanto mais ferramentas e tecnologias integradas, mais o curso estará completo e utilizável.

  • SEGURANÇA 

A infraestrutura da plataforma deve ser segura; afinal, estamos falando da exposição de dados importantes e da proteção do seu conteúdo. Verifique se a plataforma funciona com protocolos https ou possui proteção contra invasores.

A Thinkr é a plataforma EaD mais completa do mercado e tem estas e muitas outras funcionalidades para te ajudar a tirar o seu projeto do papel. Clique aqui e converse com nossos especialistas sobre o seu projeto.

7 – Divulgação

Por último, com o projeto finalizado, chegou a hora da divulgação. O produtor pode contar com uma equipe de marketing para alinhar qual será a melhor estratégia. Hoje existem muitas plataformas e redes sociais que facilitam esta divulgação. Mas é preciso entender onde o seu público estará, para que o dinheiro gasto com campanhas não seja em vão.  


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