5 ferramentas digitais para professores turbinarem suas aulas em 2023

5 ferramentas digitais para professores turbinarem suas aulas em 2023

Postado em 15/12/2022

Cada vez mais com a expansão da tecnologia, o ensino e aprendizagem dos alunos ganham o reforço das ferramentas digitais para professores. Já que eles são responsáveis por preparar as aulas, incluir recursos tecnológicos na pesquisa e no planejamento facilita a rotina de organização dos planos de aula das turmas. 

Gerenciar tarefas, criar conteúdos multimídia, estabelecer canais de comunicação com alunos e professores em tempo real ou simplesmente auxiliar na organização e no planejamento das aulas. Aplicada aos processos de ensino-aprendizagem, a tecnologia tem potencializado o trabalho docente quando usada de maneira consciente, responsável e didática.  

Então, se você está em busca de ferramentas digitais para agregar no seu trabalho no próximo ano, temos uma lista com excelentes sugestões. Nela, priorizamos os recursos digitais gratuitos ou que tem a opção de plano grátis para uso.

1. Plagiarisma

 Se você acha que as facilidades digitais de hoje favorecem a prática do plágio pelos estudantes, já que praticamente qualquer informação pode ser encontrada em poucos cliques, pode até ter razão, mas detectá-la com os recursos que temos atualmente também é bem mais fácil. Por meio de recursos como o Plagiarisma, basta que você copie um pedaço do trecho que desconfia que tenha plágio, ou então suba o arquivo inteiro, e clique no botão de verificar duplicidade. Pronto! A ferramenta detectará o percentual de plágio contido no texto e você já saberá se a sua desconfiança tinha fundamento ou não. O acesso aos conteúdos do site é gratuito.

2. Portal Ludo Educativo    

O site é um portal de jogos educativos com atividades de diversas matérias que fazem parte do Ludo Escola como: língua portuguesa, matemática, geografia, biologia, história, entre outras.

Também existe uma seção ‘Pré-vestibular’ para os alunos que estão se preparando para as provas das universidades e do Enem. Já no Ludo Educa, a proposta dos jogos é auxiliar no reforço escolar com informações sobre saúde, meio ambiente, idiomas, entre outros temas.

O acesso aos conteúdos do site é gratuito. 

3. Britannica Escola

A Britannica Escola é um projeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), um braço do Ministério da Educação. Também é uma das ferramentas digitais para professores úteis da nossa lista, pois colabora na hora da pesquisa de materiais para usar na sala de aula.

O site é organizado em categorias de temas, o que facilita a busca. Entre elas, o professor vai encontrar: artes, língua e literatura, ciências da natureza, história, esportes, geografia e muito mais.

Dentro do site ainda existe uma videoteca com diversos conteúdos em formato de vídeo, biografias sobre diversas personalidades do Brasil e do Mundo e também jogos educativos. O acesso aos materiais do site é totalmente gratuito.

4. Loom  

Principalmente agora que o ensino a distância é uma realidade por causa da pandemia da Covid-19, repassar informações online é algo rotineiro para os educadores. Mas nem sempre eles conseguem fazer isso com eficiência e é aí que entra em cena o Loom, mais uma das ferramentas digitais para professores.

O objetivo do Loom é gravar telas. Então, o professor pode montar um modelo de tarefa e explicar passo a passo como fazer em vídeo para os alunos. O resultado são pequenos tutoriais que mostram a tela principal do computador e a imagem do professor falando aparece em um dos cantos da tela também.

A ferramenta é paga, mas existe um plano gratuito que inclui até 50 usuários e permite fazer 25 vídeos  por pessoa com duração de até cinco minutos. Perfeito para conseguir melhorar o desempenho dos alunos e evitar dúvidas na execução das atividades.

O Loom pode ser usado em computadores Windows, MAC e em smartphones Android e iOS.

5. Coggle  

 Sabe aqueles fluxogramas, gráficos e diagramas que muitas vezes são usados para esquematizar as informações? É possível criá-los de forma bem prática usando o Coggle. É tão fácil que até a elaboração de estruturas complexas é feita de maneira bem simples e intuitiva.

Os esquemas visuais podem ser construídos para praticamente qualquer coisa, e fornecem um bom material para todas as disciplinas. Além disso, também podem ser compartilhados com os alunos, para que eles consigam rever o conteúdo em casa e estudar para provas. A ferramenta é paga, porém possui uma versão gratuita.

Que tal aproveitar este fim de ano para testar algumas delas e aplica-las em seu ano letivo de 2023? Se precisar de uma força para tocar o seu projeto online conte com a Thinkr para tirar o seu sonho do papel. A nossa equipe está pronta para te atender. Clique aqui!

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.