Está montando seu EaD Corporativo?

Está montando seu EaD Corporativo?

Postado em 21/10/2021

Montar um EaD em sua empresa é vantajoso para qualquer cenário, tendo esse suporte tecnológico é possível não só ensinar, mas melhorar equipes.

Ele pode ser usado entre outras coisa para atingir objetivos estratégicos da empresa, melhorar o desempenho dos profissionais, solucionar “gargalos” de competências, melhorar gestão, a qualidade dos processos, etc.

Mas atenção! É preciso evitar erros comuns que podem fazer
com que o programa saia como o pensado. É preciso que a empresa como um todo
“abrace” a causa e esteja motivada. Separamos 4 erros muito comuns durante a
implementação de projetos de EaDs Corporativos. Confira e saiba o que NÃO deve
ser feito.

1. Apostar em Plataforma EaD com tecnologia defasada

Quando falamos em educação corporativa e treinamentos para empresas, não podemos deixar de falar, também, sobre as plataformas EaD. 

A tecnologia, que antes era utilizada como ferramenta de apoio, passa a ser protagonista no processo e ter uma boa plataforma EaD  o processo de aprendizado. Ela vai ser fundamental para levar o conteúdo para mais funcionários e possibilitam o acesso de acordo com a disponibilidade de cada um. 

Escolher a plataforma errada é o primeiro passo para o fim do seu projeto, pois a troca de plataforma pode gerar um recomeço do processo e desinteressar colaboradores. 

A Thinkr é uma plataforma que vai te ajudar a ter sucesso em seu EaD Corporativo. Aqui você preocupa-se só com o conteúdo. Crie treinamentos e disponibilize materiais de forma personalizada para cada colaborador ou equipe. Integre a plataforma com milhares de outras ferramentas e sistemas ERP.

Clique aqui fale com a nossa equipe de especialistas. Nós podemos te ajudar

2. Investir em educação de curto prazo

Outro erro muito comum de empresas que investem na implantação da educação corporativa é a falta de continuidade para os processos. 

Pesquisas mostram que, para 37% dos trabalhadores da geração Z (entre 18 e 24 anos), ter boas oportunidades de treinamento é o principal fator buscado em uma empresa. 

Isso significa que grande parte do seu time de funcionários está pronto para integrar e participar ativamente de um programa de educação continuada, que o estimule a se desenvolver de forma constante. 

Por isso, ao apostar na implantação da educação corporativa, não pense nos cursos e treinamentos como ações isoladas. Além de interromper o processo de melhoria contínua, ações de desenvolvimento sem constância pode gerar um efeito oposto nos colaboradores, deixando-os desmotivados e desacreditados na empresa. 

Aproveite o momento da implantação da educação corporativa para estruturar um programa contínuo e pautado em diferentes modalidades e técnicas de treinamento e desenvolvimento. 

3. Criar um projeto de educação corporativa sem mensuração 

O terceiro ponto da lista de erros a evitar na implantação da educação corporativa está intimamente ligado ao tópico anterior. Afinal, estruturar um programa de educação continuada completo e diversificado, estimular os colaboradores a se desenvolverem e evoluírem continuamente é um grande passo, mas não é o fim da jornada. 

Medir os resultados de um treinamento é muito importante para definir se essa é uma prática que está surtindo efeito na sua empresa e para saber o que precisa ser melhorado. Muitas empresas cometem erros na hora dessa mensuração porque acreditam que esses resultados aparecem apenas por meio de números fáceis de encontrar, mas não é bem assim.

Algumas melhorias só podem ser notadas no dia a dia da empresa, por meio da análise da convivência das equipes, da opinião dos colaboradores e da satisfação dos clientes. Nesses casos, a melhor maneira de coletar essas informações é observar e fazer as perguntas certas para as pessoas certas. 

A melhor maneira de mensurar os resultados de um treinamento EAD é contar com plataformas que façam isso de maneira automática. Para isso, você pode contar com a Thinkr. Aqui você acompanha em tempo real o desempenho de seus colaboradores e equipes.  

4. Massificar o Conteúdo

Por fim, é preciso destacar um dos erros mais comuns, e também mais graves, de empresas que investem em implantação de educação corporativa. Estamos falando da criação de conteúdos, e da elaboração e desenvolvimento de materiais que conversem verdadeiramente com o público-alvo. 

Cada funcionário tem um tipo de dificuldade ou facilidade com determinado ponto das políticas da sua empresa. Além disso, como dissemos na segunda dica, cada um aprende de uma forma. Ou seja, realizar treinamentos com o mesmo conteúdo massificado para uma equipe significa que nem todos vão absorver o conhecimento como deveriam. É perda de tempo e, consequentemente, de recursos para sua empresa. Compreenda as necessidades de cada um e trabalhe focado nisso. Dessa forma, a eficácia do que é passado a eles é garantida.


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.