Nossa homenagens a você, professor!

Nossa homenagens a você, professor!

Postado em 14/10/2021

Comemoramos, hoje, o Dia dos Professores. Uma data para pensarmos  sobre a importância dos educadores para a sociedade. Afinal, essa profissão é imprescindível para formar todas as outras, pois contribui ao desenvolvimento intelectual e pessoal do ser humano. Assim, é fundamental que esse dia seja lembrado pela comunidade escolar.

A mentalidade de hoje não é mais como se pensava antes do avanço da Pandemia Coivid-19 pelo Brasil e no Mundo. A nova geração de alunos também não é mais a mesma. Para ser um professor inovador é preciso saber que muita coisa mudou

A pandemia de covid-19 transformou a forma de ensinar e aprender em todo o planeta. Se em um primeiro momento, estudantes e professores foram desafiados a se adaptar de forma rápida ao ensino online, agora, com o avanço da vacinação e o retorno presencial às salas de aula é como se dará a adaptação a um modelo híbrido.

A tecnologia foi e continuará sendo fundamental, mas o grande desafio para os educadores está na forma de ensinar. Se por muito tempo o ensino esteve focado apenas na transmissão do conhecimento, agora é a interação que ganha espaço e coloca o aluno como um agente ativo da aprendizagem.

Neste dia tão especial separamos algumas dicas que os professores que querem inovar em suas aulas online podem utilizar para ter um melhor desempenho:

Valorize a conexão com os alunos

A primeira dica de como melhorar as aulas online é valorizar a conexão professor-aluno. Mesmo sem o contato físico, o acolhimento do professor é fundamental para o engajamento dos estudantes.

E como o aprendizado é mediado por uma tela, usar os recursos de áudio e vídeo enriquecem o conteúdo da disciplina. Aposte na sua habilidade de contar histórias utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente, e recursos audiovisuais para introduzir novos conceitos e ideias, pois assim o aluno associa o que está sendo explicado a um contexto que o aproxima do professor e do que ele está ensinando.

Inclua no plano de aula, perguntas e abra para os alunos darem suas opiniões, questionarem e ajudarem a construir a aula. Um detalhe que muitas vezes passa despercebido é chamar os alunos pelo nome. E como a identificação de cada um aparece na tela, fica fácil de lembrar. São atitudes simples que farão a diferença na conexão aluno-professor.

Permita que os alunos pratiquem

De acordo com estudos o nível de absorção de aprendizagem diante de uma experiência prática gira em torno de 50% a 90%. Isso é muito maior do os estímulos passivos, que giram em torno de 10% a 40%.

Além disso, a prática traz empoderamento aos alunos e permite que eles criem vínculos de significado. Quanto mais estiverem atrelados à sua realidade próxima e ao cotidiano, melhor ainda o aproveitamento!

Não tenha medo!

Apesar de estar sempre atualizado com as necessidades do mercado e os costumes de seus alunos, não se prenda a isso. Não se pode ter medo de lançar uma inovação disruptiva. Mas o que é isso?

Inovações disruptivas são aquelas que transformam o mercado consumidor. São inovações simples, convenientes e com alta acessibilidade para o público. Não tenha medo de arriscar e e inserir seus alunos em novos modelos de água, você agora é o responsável pela inovação na vida de seus alunos.

Separe um momento para reflexão

A reflexão individual permite que os alunos possam ir para outros níveis além das expectativas do estudo em si. Algo que irá florescer especialmente na adolescência mas precisa ser estimulada de maneira saudável desde a infância.

Refletir sobre o próprio conhecimento estimula habilidades metacognitvas que os faz pensar sobre o que e como estão aprendendo.

Abuse das ferramentas

Quando pretende-se inovar em uma ideia, o apoio de algumas ferramentas pode tornar todo processo mais ágil. A Thinkr, por exemplo, é uma ferramenta utilizada para desenvolver suas aulas online. Temos uma gama muito grande de funcionalidades e integração com milhares de outras ferramentas que vão atender as suas necessidades de inovação junto a seus alunos. Interessou-se pela ferramenta e gostaria de aplicá-la em seu EaD? Clique aqui e fale conosco pelo whatsapp.

Conecte as aulas online com assuntos atuais

Outro detalhe que ajuda a melhorar as aulas online é usar temas atuais como ganchos para discussões dentro da disciplina.

Além de incentivar os alunos a se manterem atualizados, esse tipo de conexão com o universo deles atrai o interesse, pois é algo sobre o qual eles têm uma opinião, mas nem sempre dividem. Tarefas em grupos, por exemplo, podem discutir os assuntos propostos, sempre com um objetivo definido para que a troca gere aprendizado.

Comece pelo simples

 Por fim e por incrível que pareça, o mais difícil não é fazer mudanças, mas trocar a mentalidade e o padrão de hábitos. Quando um professor consegue melhorar o nível de suas aulas por meio do simples hábito da leitura, vemos que a forma de se fazer algo e os propósitos por trás disso, importam mais do que o conteúdo em si.

E dentro das suas aulas e cursos, qual é o problema que você pode começar a resolver hoje enquanto se dispõe a mudar a mentalidade de ensino?

Enquanto você pensa nisso, nós aproveitamos para te desejar um dia especial e cheio de realizações. Conte com a Thinkr para te ajudar em seu EaD!



Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.