Como estão os áudios das suas videoaulas?

Como estão os áudios das suas videoaulas?

Postado em 16/09/2021

Por vezes na hora de criar um vídeo existe um foco exclusivo na imagem. Seleciona-se um espaço, faz a decoração com escolha de cores dos objetos, pensa-se no enquadramento da fotografia. Nem sempre o áudio ganha destaque neste roteiro. O artigo de hoje vai te ajudar a trabalhar melhor o áudio, pois ele representa metade do vídeo.

Um áudio de qualidade começa com a escolha certa dos equipamentos de captura. Você sabe escolher o modelo certo de microfone? Modelos não faltam no mercado. Cabe escolher o que mais se ajustam às suas necessidades. Vamos aos modelos?

Microfone de Mão

São aqueles microfones mais conhecidos. Muito utilizado pelos repórteres nos noticiários ou pelos músicos em seus shows. Eles são ideais para captura de sons frontais, mas tem curto alcance – no máximo 15 cm de distancia da boca – além de limitar a utilização das mãos pelo professor. Isto pode dificultar um pouco as explanações da aula. Mas pelo seu baixo custo sempre são uma opção para se levar em consideração.

Microfone Lapela

É o mais utilizado em aulas online. É pequeno e discreto, entretanto se não estiver bem posicionado pode apresentar ruídos ou não captar a voz do professor. Além disso, ele por sofrer interferências em seu sinal ou mesmo perder o sinal entre o transmissor e receptor devido a distancia entre eles.

Microfone direcional

Muito conhecido por boom, o microfone direcional é muito usado no cinema. É aquele modelo que operado pelo técnico por meio de um suporte ou vara e que dá total liberdade prara quem está com áudio sendo capturado. Ele tem a capacidade de forçar em áudio específico e anular sons externos. Vale destacar: por ser um equipamento um pouco mais elaborados exige-se uma certa técnica para opera-lo.

Padrões polares dos microfones

Como vimos nos diferentes modelos de microfones, cada um deles deve ser manuseado de uma maneira e capta o som de diferentes posições. Por que isso acontece?  Todos os tipos de microfones citados possuem padrões polares de captação. Traduzindo: eles captam o som vindo de uma direção específica.

Seguem os principais padrões:

Cardióide

É o mais comum e está presente na tecnologia dos microfones de mão. Neles, o o áudio captado está logo à frente do microfone, mas em muitos casos absorve uma parte de som ambiente pela parte de trás.

Omnidirecional

Os omnidirecionais captam o som de todas as direções. O mais famoso é o de lapela. São muito utilizados em estúdios, pois precisam de ambientes com controles de som, para que a fala não se misture com os sons do ambiente.

Bidirecional

Mais comuns em videoaulas, os bidirecionais custam a ser usados pelos professores pelo fato de capturar os sons posicionados diretamente na frente e atrás dele.

Agora que você já conhece os tipos vamos à edição.

O foco desse trabalho é corrigir e dar destaque ao áudio do vídeo, construindo a completa junção entre a imagem e o dom de suas aulas. Separamos algumas etapas:

1.       Escolha das faixas e seleção do momento no vídeo em que serão empregadas;

2.       Limpar ruídos e áudios que tenham vazado do ambiente;

3.       Selecionar e adicionar efeitos sonoros.

Separamos alguns programas que podem te ajudar neste processo de edição de som. Confira!

Wavosaur 

É um programa que prova com facilidade que tamanho não é documento. O software é gratuito, extremamente leve e traz uma grande quantidade de funções para utilizar ao editar os seus arquivos de áudio.

Ocenaudio  

É um editor grátis e simples com suporte para Windows, Mac e Linux. Nele, você encontra os principais recursos de programas comuns de áudio, como equalização de som e efeitos. Surpreende também pela rapidez com que processa os arquivos.

Audacity 

O Audacity é um excelente editor gratuito de áudio e vídeo. Ele esta disponível para Windows, Linux e Mac e possui recursos avançados que permitem seu uso para atividades profissionais de diversos gêneros.

 Adobe Audition 

O Audition é uma ferramenta paga (planos mensais a partir de R$ 90) que possui conjunto completo de ferramentas que inclui visor de várias trilhas, em forma de onda e de espectro para criação, mixagem, edição e restauração. A ferramenta da Adobe tem integração com os programas de edição de vídeo (Adobe Premiere) e animação (After Effects). Está disponível para todos sistemas operacionais.

Trilhas Sonoras

Trilhas sonoras são importantes para dar aquele clima e trazer atenção para suas aulas. Elas ajudam a dar ritmo às imagens e provoca emoções no aluno.

Separamos alguns bancos com trilhas que podem te ajudar a dar turbinar os áudios de suas aulas. Mas fique atento(a) sempre confira as condições de uso e as regras de utilização das trilhas para não infringir os direitos autorais.

Youtube Audio Library

Na Biblioteca de áudio você encontra produções musicais e efeitos sonoros livres de royalties para usar nos seus vídeos. As músicas e os efeitos sonoros da Biblioteca de áudio não têm restrições de direitos autorais.

Coleção de Sons –Facebook

A Coleção de Sons do Facebook é uma biblioteca de efeitos sonoros e músicas isentas de royalties que você pode baixar para seus vídeos de forma gratuita.

Free Music Archive 

É uma biblioteca interativa de mp3 dirigida pela WFMU, a estação de rádio de forma livre mais famosa na América. A rádio sempre ofereceu o livre acesso ao público e o The Free Music Archive é uma continuação desse propósito com um dos maiores acervos grátis da web.

Artlist

Oferece uma interface muito intuitiva que se assemelha ao visual do Spotify e Tidal. Ele conta com uma ferramenta de busca, traz as canções em listas por estilo musical e permite ouvir o arquivo por completo. Mesmo sendo gratuito, há uma opção de conta teste, para quem quer conhecer o site, de forma gratuita.

Agora que vc já conhece como captar e editar os seus áudios que tal melhorar os seus vídeos e levar conteúdo mais dinâmico a seus alunos. Temos certeza que eles vão amar!


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.