Como o Close Friends no Instagram pode aumentar a receita do seu curso online?

Como o Close Friends no Instagram pode aumentar a receita do seu curso online?

Postado em 09/09/2021

O Close friends é a funcionalidade do Instagram que permite que você selecione uma quantidade de seguidores para criar uma lista de compartilhamento. Ela também é conhecida como Melhores Amigos para aqueles que utilizam o app em português.

Não, aqui a ideia não é chamar somente os seus melhores amigos, ainda que a tradução do nome da ferramenta seja esse. O objetivo, na verdade, é fornecer conteúdos exclusivos para uma lista qualificada de seguidores nas redes sociais. Assim, eles podem comprar, fidelizarem-se e tornarem-se fãs da marca.

Sendo lançado em 2018, o recurso passou por diversas mudanças que acabaram mudando suas finalidades. Entre elas está a criação de um grupo exclusivo para a troca de conteúdo, sendo muito útil para envio de “iscas” com o fim de vender cursos online e infoprodutos.

Mas, como criar uma lista de melhores amigos no Instagram?

Se você ainda não usa o Close Friends, fizemos um passo a passo para te ajudar a começar! Confira!

Quando estiver na sua conta do Instagram vá ao seu perfil, toque nos três tracinhos, no canto inferior direito da tela e selecione a opção “Amigos Próximos” ou “Close Friends” se estiver em inglês. Aqui no Brasil muitos chamam de “Melhores amigos”, mas os nomes oficiais são esses.

 Na sequência, defina quem vai fazer parte da lista de close friends. Para isso, vá ao campo “pesquisar” ou clique na aba “sugestões” e encontre um amigo para adicionar.

 Para remover seus amigos do Close Friends, você pode clicar em “Remover” ao lado da foto e do nome do perfil ou, se quiser apagar a lista de Close friends toda de uma vez, tocar em “Remover tudo”.

E como compartilhar Stories com a lista de close friends?

Depois de criar a lista, é hora de saber como compartilhar conteúdo somente para seus amigos mais próximos! Para compartilhar Stories com a lista de close friends siga os seguintes passos: Faça login no aplicativo do Instagram;

  1. Clique no ícone de câmera no canto superior esquerdo da tela;
  2. Crie o seu Story normalmente, em foto, vídeo ou o formato de sua preferência;
  3. Na hora de enviar, clique no ícone verde com uma estrela branca na parte inferior da tela.
  4. Assim, o seu Story será enviado para quem estiver na sua lista de Melhores Amigos.

Como usar a lista de Amigos Próximos na estratégia do seu negócio?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Close Friends no Instagram, separamos algumas dicas de como utilizar este recurso na estratégia de marketing digital da sua empresa. Aqui vão elas:

Envie conteúdos exclusivos

Compartilhe com os seus clientes próximos mensagens especiais, vídeos personalizados, tutoriais de produtos, prévias de lançamentos, entre outros conteúdos que possam ser interessantes para eles.

Lembre-se de que uma das premissas para marketing e vendas é fidelização! E o Close Friends é um ótimo caminho para fidelizar clientes. Uma ideia é utilizar essa estratégia com usuários que são mais engajados com a sua marca nas redes ou que já compraram alguma vez da sua loja. Assim, você garante a eles um tratamento “vip” por conta disso.

Ofereça recompensas

Você quer dar um up nas suas vendas? Celebrar uma data importante? Ou simplesmente fazer uma ação de marketing especial com a sua lista de Close Friends?

É possível fazer tudo isso com auxílio dessa funcionalidade. Alguns exemplos do que você pode oferecer são:

Cupons de desconto;

Mini Cursos;

Promoções exclusivas;

Acesso VIP para eventos online;

Pré-venda ou testes de materiais para essa lista especial.

Recompensar as pessoas que estão nessa lista passa uma sensação de exclusividade e faz com que elas se sintam especiais por estarem ali. Isso estimula mais seguidores a fazerem parte do seu Close Friends, afinal, eles estarão sendo reconhecidos e recompensados.




Engaje os seguidores

Ter uma lista de Close Friends é importante, mas é ainda mais relevante engajar esses seguidores. O que isso significa? Basicamente, é garantir que essas pessoas se envolvam com a postagem, por meio de comentários e curtidas — lembre-se de que aqui não há compartilhamento, ok?

Ainda tem mais. Você precisa convencer o público de que ele precisa experimentar seus cursos ou infoprodutos. Por isso, é preciso ser estratégico. Observe a qualidade e a coerência dos conteúdos, bem como o nível de interação obtida em cada um deles.

Além disso, ofereça um retorno aos seguidores. Se eles deixarem um comentário, responda. Aproveite que o Close Friends é uma ferramenta para aproximar o relacionamento com o cliente.

Divulgue cursos e infoprodutos

Assim como os Stories, o Close Friends também permite que as contas com mais de 10 mil seguidores incluam links externos nas postagens que faz por ali. Assim, essa é uma boa oportunidade para divulgar ofertas especiais, como cursos, webinars e infoprodutos que você oferece aos seus clientes.

Com um bom planejamento de marketing digital, é possível pensar em conteúdos mais topo de funil — ou seja, com o objetivo de atrair e despertar o interesse de mais pessoas — para divulgar abertamente e fundo de funil para divulgar para a lista de Amigos Próximos.

Acompanhe os seus resultados

Mensurar os seus resultados é essencial para saber se a sua estratégia funciona. No caso da lista de Close Friends, a métrica principal vai depender do objetivo de cada negócio. Os principais indicadores em que você pode ficar de olho são:

Visualizações

Revela o número de pessoas que visualizaram o seu Story ao longo das 24h em que ficam disponíveis no Instagram. Quanto mais pessoas visualizarem, melhor é a sua taxa de sucesso na entrega da mensagem. Página do Instagram que representa a métrica de visualizações, importante para mensurar o desempenho da lista de Close Friends

Reações

As reações rápidas são uma maneira de o público expressar a sua opinião sobre o conteúdo compartilhado sem escrever uma mensagem. É uma forma de mensurar engajamento na publicação: quanto mais mensagens com reações positivas no seu post, mais você consegue descobrir o que agrada o seu público da lista de Close Friends. 

Para visualizar esses dados, você pode consultar o Instagram Insights, caso tenha uma conta comercial.

E, caso você ainda não tenha uma plataforma para seus cursos online, mas esteja pensando na ideia de vender ou disponibilizar conteúdo online, te convidamos a conversar com a nossa equipe para descobrir todas as funcionalidades e como a Thinkr pode te ajudar neste mercado promissor. Basta clicar aqui para falar em nosso whatsapp.


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