Como usar o Telegram para vender suas aulas online?

Como usar o Telegram para vender suas aulas online?

Postado em 26/08/2021

Mesmo que o Telegram não faça parte do seu dia a dia, você já deve ter ouvido falar desse aplicativo. Com foco total em privacidade e segurança, além de algumas vantagens em relação ao popular WhatsApp, vários professores estão descobrindo como vender seus cursos pelo Telegram.

Ao total, são mais de 500 milhões de usuários ativos no app. Além disso, o Telegram tem vantagens como os canais e grupos, a possibilidade de enviar arquivos maiores e um foco maior em privacidade.

Mas é bom ficar alerta. Como toda ferramenta de marketing, alguns cuidados são necessários. O mensageiro também é usado para fins pessoais, por isso é muito fácil errar na comunicação e ser classificado como spam. 

Como funciona a ferramenta?

O Telegram funciona de forma muito parecida com o WhatsApp e alguns colocam os dois como concorrentes, entretanto, fato é que ambos são gratuitos o que permite aos usuários estar em ambas as plataformas. 

No Telegram também é possível enviar mensagens de texto, áudios, fotos, vídeos e arquivos. E algumas diferenças em relação ao WhatsApp pode ser destacadas, entre elas:

Suporte para arquivos de até 1,5 GB (o limite do WhatsApp é de 100 MB), 

Possibilidade de criar grupos e listas de transmissão com até 200 mil participantes (no WhatsApp o limite é 256 pessoas), 

Criptografia de ponta a ponta, impedindo que governos e hackers tenham acesso aos conteúdos enviados.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é a plataforma, vamos às dicas de como usar o Telegram para vender.

1. Crie uma personalização profissional

Personalizar a conta com nome de usuário de seu curso é uma forma simples para que o público encontre com rapidez a sua marca. Ao criar uma conta no Telegram, será possível compartilhar o link para que os usuários entrem em contato. 

Com o nome de usuário criado, as pessoas poderão citar sua empresa e ter um contato mais próximo com a marca. Outra vantagem de usar a ferramenta é que você confere as visualizações das mensagens. Essa é uma maneira muito boa para avaliar as interações, analisar métricas e tirar bons insights.

2. Crie um canal

Diferentemente dos grupos, um canal corporativo permite que apenas os administradores postem conteúdos. Você pode criar um canal público (com link aberto para novos membros) ou privado (acesso apenas com link de convite).

Não há limite para novas mensagens e, caso necessário, é possível adicionar novos administradores para gerenciar os conteúdos. Um detalhe interessante é que todas as postagens são assinadas pelo nome do canal (sua marca), e não pelo nome de usuário.

Como de costume, todos os participantes também são notificados para verificar as novas mensagens. O importante aqui é lembrar que, assim como você, os usuários não querem um canal para receber propaganda. Claro que os cursos devem ser inseridos na comunicação, mas de forma sutil e natural.

3.Defina o público correto que participará do canal

Definir o público do canal é extremamente importante. O mais importante é focar em engajamento e o público ter interesse nos cursos que você vende. De nada adianta criar uma audiência com milhares de pessoas, se eles não estão de acordo com o público-alvo.

4.Diversifique o conteúdo

Grande parte das ações de marketing envolvem a produção de conteúdo relevante, principalmente as ações que envolvem canais como as redes sociais, incluindo o Telegram. 

Nesse sentido é fundamental que você ofereça valor ao cliente, garantindo que ele mantenha o interesse em se relacionar com a sua marca por meio desse canal de comunicação.

Neste sentido, não adianta bombardear o público do seu canal com mensagens, especialmente se elas não forem relevantes. Cada postagem deve ser feita dentro de um calendário de publicação e com um objetivo específico em mente. Caso contrário, você corre o grande risco de ser visto pelo público como spam. Uma boa dica é fazer entre 4 e 6 postagens por dia, nos horários que têm o maior pico de uso.

Além dos vídeos, fotos e arquivos, outra maneira de personalizar o canal é criando uma coleção de adesivos (stickers) com a sua marca. Essa é uma forma bastante popular para adicionar um pouco de diversão ao canal e aumentar o reconhecimento do seu negócio. Os usuários podem baixar os adesivos e divulgar em outras conversas.

Separamos um link para mostrar como criar os stickers. Para saber mais clique aqui.

5. Faça estratégias de divulgação

Você pode oferecer o canal como benefício aos clientes ou criar uma comunidade, mas lembre-se que o foco principal é gerar valor para sua audiência — as vendas virão como consequência desse trabalho. Ninguém quer participar de um canal para receber apenas propaganda.

O marketing de conteúdo é uma estratégia de médio e longo prazo. Com boas práticas e conteúdos frequentes, você consegue criar uma audiência engajada e movimentar suas vendas. Após criar o seu canal no Telegram, precisa divulgá-lo. Portanto, garanta que você coloque o seu link em todas as redes sociais que usa — em um site, no Facebook e Instagram e em qualquer outro canal.

Esperamos que essas dicas te ajudem a aproveitar melhor esta rede social e que seja mais uma ferramenta para que você possa vender seus cursos online. Não esqueça que esta ferramenta não substitui a sua plataforma EaD. Com ela você automatiza suas vendas e tem controle no gerenciamento de alunos e aulas. Conte sempre com a Thinkr para te ajudar a ir além!


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