6 ferramentas que todo professor online precisa conhecer

6 ferramentas que todo professor online precisa conhecer

Postado em 12/08/2021

Quem trabalha com aulas online precisa estar sempre se reinventando, especialmente no quesito didática. Pensando nisso reunimos algumas ferramentas que podem ajudar nesta tarefa e que  facilitam o processo de desenvolvimento da aula são essenciais para os professores.

Se você é professor nós vamos te ajudar a não ficar sempre tão sobrecarregado para garantir um ensino diferenciado aos seus alunos. Com as nossas dicas e alguns programas e aplicativos virtuais, é possível simplificar e otimizar as tarefas diárias que são realizadas dentro e fora de sua sala de aula virtual. 

Vamos a elas!

Trello

O Trello é um site que permite que o usuário crie quadros de tarefas. É como se você tivesse uma agenda virtual para organizar todas as funções. Cada um desses quadros pode apresentar prazo de realização, além do status de em qual estágio um projeto está.

A ferramenta é gratuita para download e você pode usar à vontade — só algumas funções estão reservadas para assinantes. Com ela Você pode fazer quadros por matérias ou por atividade, adicionando ainda outros professores quando uma tarefa for realizada em conjunto. E saiba que ferramentas que permitem ordenar as tarefas, como o Trello, são essenciais para quem pretende aumentar a produtividade.

Easel.ly

A Easel.ly é uma ferramenta extremamente simples de usar ideal para quem precisa criar um infográfico para fazer uma aula ou para resumir uma série de dados de forma gráfica e intuitiva para seus alunos. O site Easel.ly disponibiliza layouts gratuitos para serem modificados de acordo com a demanda do usuário. 

Na plataforma é possível começar do zero ou usar algum template já definido, tendo que adicionar objetos de diversas categorias, textos, formas ou imagens próprias importadas do do seu computador ou da internet. Com estas informações é possível adicionar características específicas para personalizar o resultado. Basta clicar em “create you free account” para criar uma conta gratuita. 

Canva

O Canva é uma ferramenta online para  formatação de imagens. Além de ser muito intuitivo, o Canva oferece diversos recursos gratuitos para a criação de elementos para provas e avaliações além de ajudar muito na criação de imagens para uso nas aulas e comunicação com os alunos.

Se seus alunos estão com dificuldades para fazerem boas apresentações? Então, o canva também pode ser uma ótima solução. Esse site, além de possuir navegação bastante simples e intuitiva, serve para criar slides e imagens personalizados.

GoConqr

O GoConqr lhe dá total controle sobre o conteúdo que você fornece aos alunos. Crie com o conjunto completo de ferramentas para educadores ou acesse, copie e edite milhões de recursos gerados por usuários. E como você pode tornar seu material público ou privado, você decide o quê e com quem compartilhar.

Utilizando uma conta gratuita, tudo que é produzido fica disponível publicamente para visualização por todos os seus contatos dentro do serviço online. A ferramenta permite que você crie uma série de materiais interessantes para trabalhar em sala, como mapas mentais, flashcards, quizzes e slides.

Remind - (Android) e (Iphone)

O objetivo da Remind é tornar os estudantes e os pais mais envolvidos nos estudos e economizar tempo dos professores, que deixam de ter de escrever recados na agenda de cada aluno ou mandar e-mails para todos os pais, por exemplo. 

A solução tem funcionamento  simples e o uso é gratuito. Bastante similar ao WhatsApp, por meio do aplicativo, é possível criar listas e grupos, de alunos ou pais, para enviar mensagens em tempo real a todos, simultaneamente ou de modo individualizado.

Evernote

Está com dificuldade para organizar os seus materiais? O Evernote pode te ajudar. Sabemos que os professores lidam com muitas turmas, de diferentes níveis, e que a rotina é muito puxada. Em meio a tantos afazeres, é natural que a mente canse e esqueça coisas importantes.

Disponível para todos os dispositivos, a ferramenta ajuda a organizar tarefas, ideias e até mesmo aulas. Na versão gratuita, também é possível salvar páginas da web, trocar mensagens e acessar anotações em todos os computadores ou celulares utilizados.

Utilizando essas ferramentas, suas aulas nunca mais serão as mesmas e você se transformará em um professor cada vez melhor para os seus alunos. Fique ligado em nosso Blog para saber mais sobre as tecnologias utilizadas em sala de aula.


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.