6 problemas que aumentam a evasão no seu EAD

6 problemas que aumentam a evasão no seu EAD

Postado em 08/07/2021

A evasão ainda é um grande problema para quem vende seus cursos online em formato de assinatura ou recorrência. De acordo com o censo EAD realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância, as instituições de ensino que ofereciam cursos completamente a distância observaram uma taxa de perda de alunos de até 50%.

Combater essa saída de alunos é necessário para que a sua instituição de ensino siga crescendo. Mas você sabe como fazer isso? Vamos te mostrar alguns motivos que aumentam essa evasão e dicas para minimizar estes problemas. Confira!

Problema 1 - Não atender a expectativa de seus alunos

É muito normal empresas EaD se depararem com alunos frustrados com a experiência vivenciada nos cursos online. A queixa mais comum é de que os cursos não entregam o que prometeram durante a venda. 

Para minimizar esse problema é preciso cuidado. Nunca prometa situações que você não pode cumprir. Mantenha uma comunicação eficiente da venda ao término de seu curso.  Tanto com os alunos como com os professores. Informe os conteúdos que serão tratados nas aulas, por quem será feito, sua metodologia de ensino e as formas de avaliação.

Problema 2 – Falta de Suporte

Se seu curso EaD não permite autonomia para que seus alunos conduzam o seu processo de aprendizado é bom rever a sua estratégia. Depender apenas da cadência dos professores para o aprendizado não é o que os alunos EaD necessitam. Este é um dos grandes motivos de desistência de cursos online. 

Engaje seus alunos lhes dando um canal direto de contato (como um fórum para dúvidas) e lhe proporcione autonomia que ele defina a sua cadência de ensino. Crie ações de tutoria e momentos para que eles possam falar com os professores fora da aula ou discutir os temas entre eles. 

Uma dica é utilizar vídeos interessantes com links que os levem a evolução dos conteúdos. Nestes canais eles vão encontrar mais informações e discutir entre eles os temas abordadps nas aulas.

Problema 3 – Cursos online repetindo o formato presencial 

A adaptação do curso presencial para o online pode ser difícil, mas é muito necessária. Não use o ambiente virtual para apenas “copiar” o formato tradicional de aulas. Seus alunos estão buscando por um espaço dinâmico e multiplataforma. Com novas possibilidades e que seja atrativo. Esse é, definitivamente, um dos principais motivos da evasão, pois influencia diretamente o nível de satisfação dos alunos.

Para ter uma experiência online o seu curso deve antes de tudo conhecer o seu público. Saber as suas necessidades e de que forma os conteúdos vão ser absorvidos. Assim, poderá adaptar as suas aulas fazendo uso da linguagem, metodologia e ferramentas digitais que mais engaje e seduza seus clientes.

Uma dica importante é criar caminhos na internet para seus alunos. Lembre-se: nem sempre haverá oportunidade de seus alunos terem uma experiência real com seu curso. Crie uma biblioteca digital, ofereça suporte online com pesquisas de opinião e conexão com outros cursos ou parceiros online.

Problema 4 – A plataforma de ensino a distância e sua utilização pelos alunos

Uma regra de ouro: nos cursos totalmente online, a experiência dos alunos depende completamente da plataforma que você utiliza. Por isso, vale o alerta, disponibilizar uma plataforma arcaica e pouco intuitiva vai fazer com que seus alunos desistam de seus cursos rapidamente. Aos que restarem, vai ainda, afetar de forma negativa o desempenho educacional.

Para evitar este problema é fundamental a escolha de uma plataforma dinâmica com recursos de fácil utilização, leve e que tenha uma equipe de suporte pronta para lhe ajudar em qualquer problema. 

Com a Thinkr é assim. A plataforma oferece uma grande gama de ferramentas e suporte especializado. Tudo dentro de um ambiente customizado e com o melhor custo benefício do mercado. Consulte a nossa equipe e descubra os nossos planos mensais.

Problema 5 – Vida financeira 

Infelizmente o nosso País vem passando por momentos conturbados. Devido ao cenários CoviD-19, muitas pessoas no Brasil vem passando por momentos de crise e desemprego. Não dá pra negar que isto também afeta a evasão de seus cursos, pois diminui as condições de que eles continuem pagando as mensalidades. 

Caso perceba que isto vem ocorrendo, premie seus melhores alunos e divulgadores. Oferte descontos, baseados em prêmios por envolvimento e até mesmo divulgação do curso.  O formato traga um amigo e ganhe um desconto pode ser uma boa saída. 

Problema 6 – Nível de ensino anterior ao curso

Não dá pra saber exatamente o nível de conhecimento de seus alunos antes das matrículas. Alguns deles podem ter certas deficiências acadêmicas devido a problemas no processo de aprendizado anterior. O fato de não acompanhar o ritmo das aulas, também é um grande motivo de cancelamento de matrículas.

Para minimizar este fator, procure conhecer seus alunos. Deixe canais abertos para que o aluno tenha acesso a materiais de apoio ou aulas de reforço. Além disso, uma dica é informar quais são os conhecimentos ou requisitos necessários para quem vai cursar seus produtos.




Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.