Quero vender cursos online. Preciso ter um CNPJ?

Quero vender cursos online. Preciso ter um CNPJ?

Postado em 01/07/2021

Com o grande aumento da procura por cursos na internet, muitas pessoas estão procurando a modalidade EaD para empreender e aumentar o seu faturamento mensal. O profissional que transporta os seus conhecimentos para vendê-los para uma plataforma digital torna-se um afiliado ou um produtor de conteúdo digital. Estes profissionais se perguntam se para estes novos negócios é necessário ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ para vender seus cursos online.

Para responder a esta questão é preciso levar em consideração uma série de fatores: como a necessidade de funcionários ou o faturamento do negócio, por exemplo. Neste post, vamos dar algumas dicas para tentar diminuir as suas dúvidas. Confira!

A pergunta: é realmente necessário ter uma empresa para vender meus cursos?

A resposta: não. Pelo menos no primeiro momento, podemos afirmar que  não é necessário abrir uma empresa para vender seus cursos EaD.

Mas existem outros fatores: Com a crescente busca por este tipo de serviço, é interessante que o empreendedor trate seu negócio de forma profissional, visando se destacar frente ao mercado, ofertando um produto cada vez melhor.

Uma boa opção é o registro como microempreendedor individual (MEI). A opção é voltada para quem está começando e terá rendimentos anuais de até R$ 81 mil. Já se a sua expectativa de faturamento está acima deste valor, a dica é se enquadrar no sistema do Simples Nacional, onde os faturamentos podem chegar até 4,8 milhões por ano.

Entretanto, se não desejar formalizar o seu negócio é preciso saber que você terá certas consequências na hora de realizar as suas vendas. Em um primeiro momento, quando você ainda está iniciando o seu projeto, seu faturamento pode ser pequeno. Mas vale ficar atento; pois  a venda de cursos EaD como pessoa física seu gasto com impostos pode ser bem mais alto. Isso porque a tributação cobrada pela sua prefeitura acaba sendo bem maior do que se você tivesse uma Pessoa Jurídica aberta.

Precisamos falar também sobre a emissão de nota fiscal. Como pessoa física é possível emiti-las, mas existe uma grande burocracias ou diferenças de valores em tributos para quem deseja solicitar esta nota avulsa em sua prefeitura.

Algumas razões para você quem deseja formalizar uma empresa

Separamos algumas vantagens para quem opta por vender suas aulas ou infoprodutos com um CNPJ aberto.

Aumento da Credibilidade

Algumas pessoas veem na formalização um fator importante para realizar a compra. Com o crescimento das opções de cursos no mercado, o público tem se tornado mais criterioso na hora de efetivar sua decisão de compra.

Geração de Nota Fiscal

Muitos de seus alunos vão precisar ou vão se sentir mais seguros com a compra se tiverem a comprovação do pagamento via nota fiscal eletrônica. Além disso, esta opção facilita o acompanhamento de seu faturamento, pois sempre terá dados atualizados de suas vendas e pagamento de impostos referentes às mesmas.

Com a Thinkr, os empreendedores formais emitem notas fiscais automáticas pela plataforma.

Conseguir crédito para financiamento do projeto

Muitos empreendedores precisam de um investimento para iniciar ou expandir seus custos. Para tal, necessitam linhas de crédito para este fim. Os bancos e linhas de crédito dão mais facilidades para este tipo de perfil de cliente. Tendo um CNPJ, podem surgir mais oportunidades de crédito.

Contribuição previdenciária

Alguns empreendedores vão fazer de seu negócio, sua única atividade. Então vale lembrar que é importante garantir uma forma de contribuir para a Previdência Social como forma de garantir a sua aposentadoria.

Para quem se torna MEI a contribuição é automática, mediante o pagamento do DAS, ou para quem está no SIMPLES,  através da Guia da Previdência Social (GPS).

Concluindo...

Não existe a obrigação de ter um CNPJ para venda de seus cursos EaD, porém tê-lo pode ser uma boa opção para o seu negócio a médio e longo prazo, pois além de fortalecer a sua identidade como empresa, pode ser uma boa opção para reduzir o valor de tributos pagos.

Independente do formato que você escolher, tenha uma plataforma para organizar, qualificar e vender seus cursos. Conte com a Thinkr para te ajudar e o suporte da nossa equipe para você ficar livre apenas para executar o seu projeto. Confie. Com a Thinkr você vai além!


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.