3 passos para começar a ter resultado vendendo cursos EAD

3 passos para começar a ter resultado vendendo cursos EAD

Postado em 10/06/2021

De acordo com dados divulgados pelo Sebrae-SP, a busca por consultoria e cursos EAD triplicou desde 2019. Segundo o próprio instituto, durante esse ano pandêmico houve um acréscimo de 156% nas buscas por esse método de ensino.

Mas esses dados não surpreendem os profissionais da área, uma vez que o crescimento do setor tem sido exponencial há alguns anos. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Educa Insights, o número de matrículas em cursos a distância pode superar as de aulas presenciais até 2022.

Essa forma de divulgar e consumir conhecimento tem sido adotada por donos e gerentes de empresas, alunos que procuram por especialização técnica e até pessoas que desejam realizar cursos livres que disponibilizam certificados.

Desta forma, o interesse em divulgar conhecimentos e técnicas de negócios por meio da venda de cursos online também tem seguido a tendência de expansão. 

Mas antes de saber como obter os melhores resultados, é preciso compreender como funciona o ensino a distância.

Como funciona o mercado de ensino online

O empreendedorismo digital se tornou uma grande tendência conforme o acesso à internet tem se popularizado em todo o país. É um tipo de negócio que abre mão da infraestrutura física e de grandes quantias de capital inicial, sendo vantajoso em diferentes sentidos.

Ao mesmo tempo, utilizá-lo para o ensino online pode facilitar o alcance de um público mais abrangente, enquanto viabiliza uma forma de adquirir conhecimento de maneira mais confortável e, muitas vezes, mais economicamente praticável para os alunos.

A educação online pode decorrer exatamente como no formato presencial, com:

Aulas de transmissão em tempo real;

Desenvolvimento de exercícios e trabalhos;

Avaliações periódicas;

Discussões de conteúdos com toda a classe;

Uso de material didático, etc.

Mas ela também pode ser realizada por meio de vídeos pré-gravados, chats e avaliações ao final de cada módulo.

Em todos os casos, o aluno e o professor – ainda que tenham o total acesso um ao outro – não precisam estar no mesmo ambiente durante o período de ensino. 

Isso torna a educação mais acessível às pessoas que vivem mais afastadas dos grandes centros ou que trabalham longe das universidades.

De qualquer maneira, esses cursos podem ser voltados para a melhora dos processos atuais das empresas, para adquirir novas habilidades e transformá-la em fonte de renda (como as aulas de artesanato ou escrita criativa), ou para a realização da educação formal e a conquista de um diploma.

3 formas para criar e vender cursos EAD

A venda de aulas EAD é bastante possível e requer um ambiente de gerenciamento mais simples. No entanto, isso não significa que seja um trabalho fácil ou menos exigente.

Entre alguns aspectos, é preciso ter autoridade no assunto lecionado, conhecimento sobre o mercado, entendimento dos processos de marketing e de divulgação.

Para ajudar com isso, separamos alguns passos que auxiliarão na obtenção de melhores resultados em vendas.

Venda bons conteúdos

Além do investimento em equipamentos que propiciam uma boa qualidade de imagem e de som para o seu curso, a excelência do material comercializado deve ser uma das principais prioridades.

Assim, a escolha de segmento e mercado deve ser compatível com o seu nível de especialidade sobre o assunto. 

É importante mostrar para o aluno que você domina o tema e tem experiências que merecem ser compartilhadas e que podem ajudar a fazê-lo evoluir.

Garanta um conteúdo relevante, exclusivo, com uma abordagem inovadora e disponibilize materiais de apoio autorais e com referências externas.

Escolha uma boa plataforma

A seleção da plataforma em que seu conteúdo será disponibilizado pode definir a proteção do seu material, o funcionamento dos vídeos e animações, bem como a facilidade com que os alunos irão acessar as aulas. Por isso, definir um serviço mais completo e personalizável pode melhorar a sua receita, evitar que seu trabalho seja pirateado e ainda atrair mais consumidores.

Thinkr oferece uma grande gama de ferramentas e suporte especializado. Tudo dentro de um ambiente customizado e com o melhor custo benefício do mercado. Consulte a nossa equipe e descubra os nossos planos mensais.

Além disso, com a Thinkr, o seu site se transforma em uma página de e-commerce, com uma sistema online de vendas. Ela torna o acesso ao produto mais prático para o cliente, melhora a criação de anúncios e ainda permite a análise de dados relativos aos resultados e ao perfil dos clientes.

Adote um sistema de divulgação eficiente

Não adianta vender um produto se o público não souber que você o disponibiliza. Por isso, o investimento em um bom planejamento de divulgação é fundamental para encontrar novos alunos e persuadi-los a comprar esse conhecimento.

Os softwares de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) são especialmente utilizados para a análise das interações do público com a sua empresa, com o objetivo de definir melhor qual é o perfil dos seus clientes, quais são suas necessidades e como é possível suprir essas urgências.

Eles possibilitam a captação de novos alunos, aumentam as vendas e, consequentemente, a rentabilidade do seu negócio. 

Além disso, a partir de métodos de marketing você pode conseguir destinar a sua divulgação para um público mais propenso a consumi-lo.




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