4 Vantagens de elaborar um Webinar

4 Vantagens de elaborar um Webinar

Postado em 22/04/2021

Com o avanço da tecnologia, diversas formas de comunicação e mídia começaram a tomar conta do nosso dia a dia, desde o quesito entretenimento até educacional, e dentre eles podemos citar o webinar, ou em português, webinário.

É comum nos dias de hoje as pessoas reconhecerem que a internet é o futuro da humanidade, sendo ela bastante benéfica, melhorando diversos aspectos de nossas vidas que antes eram bastante demorados e tediosos, isso para não dizer incômodos.

Cursos online, por exemplo, foi uma das alternativas encontradas para que tanto empresas quanto pessoas com algum conhecimento conseguissem surfar nessa onda da internet, seja uma aula sobre matemática, culinária ou como realizar sonorização de ambiente.

Com isso, diversos tipos de negócios viram oportunidade de gerar mais leads e se tornarem mais relevantes no mercado, introduzindo dentro das estratégias de marketing o conceito de webinar. Sem mais delongas, acompanhe este artigo para entender o que é.

O que é webinar?

Em poucas palavras, um webinar nada mais é do que uma espécie de seminário online feito em vídeo, normalmente utilizado principalmente para meios profissionais, além de fazer uso da interação do chat para complementar o assunto e tirar dúvidas que possam surgir.

Normalmente gravando em uma sala de reunião pequena, ele é bastante utilizado para fidelizar alguns clientes e seguidores que o negócio possivelmente já tenha, mas o seu maior intuito é o de prospectar novos leads.

Esses seminários são transmitidos através do YouTube, ou plataformas como o WebinarJam e GoToWebinar, pois quem acompanha esse tipo de conteúdo está mais familiarizado com elas.

Embora o termo “transmissão ao vivo”, ou como é mais conhecida, live, assuste muitas pessoas e empresas, seguindo alguns passos e tendo definido o tema e estudo o assunto, não será tão difícil quanto aparenta ser.

O tema da palestra, seja ele sobre serviços de entrega rápida moto, como ter maior produtividade ou como aumentar os lucros, deve ser bastante explorado, e você deve abrir margem para interação. Vamos entender melhor esse conceito nos tópicos a seguir.

Por que fazer um webinário?

Um webinar pode ser a estratégia perfeita de atrair novos leads para o seu estilo de negócio, além de manter o engajamento com os clientes já fidelizados e, obviamente, compartilhar conhecimento com pessoas que têm interesse no assunto.

Este tipo de transmissão aproxima as pessoas da sua empresa, mesmo as que já trabalham nela, mostrando que você se importa em disseminar conteúdo com todos que ali estão, de forma interativa e o mais humana possível.

É difícil pensar em “forma humana” quando estamos transmitindo algo online atrás da tela de um computador, mas leve em consideração que podem haver pessoas que não poderiam estar no dia da palestra e outras que podem morar longe do local.

Além de ser eficaz como um banner informativo, muitas pessoas aprendem muito mais sobre qualquer assunto através de mídias audiovisuais, estimulando tanto sua visão quanto audição.

Por esse motivo, alguns critérios que devem estar bastante claros em sua mente são:

  • Tenha um tema bem definido;
  • Crie um conteúdo de qualidade e valioso;
  • Saiba qual é o público-alvo;
  • Identifique a importância de interagir com o público.

Agora que você sabe a importância desse seminário online, entenda agora o porquê a sua empresa tem muito mais a ganhar do que a perder utilizando a estratégia de criação de um webinar, reduzindo custos de impressão de cartazes grandes e sendo mais eficiente.

Quais os benefícios do webinar?

Utilizar dessa estratégia pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, que deixaremos um pouco mais claros a seguir.

1 - Geração de leads potencialmente maior

Somente o ato de divulgação do seu webinar e de como irá funcionar todo o evento em si. Divulgar como e quando irá acontecer e quem irá palestrar já gera por si só uma grande quantidade de leads que antes não conheciam sobre o tema ou sobre sua empresa.

Isso não só aumenta a geração de novos leads como também os acelera, fazendo com que muitos deles pulem toda a fase onde, normalmente, o cliente teria de confiar um pouco mais em você e sua empresa antes de se interessar pelo seu estilo de negócio.

Durante a palestra, muito pode se conhecer sobre a empresa, como a forma que lida com seus clientes, a missão, visão e valores da mesma, além da didática do palestrante que pode sim atrair um novo público, seja o tema sobre moleskine branco ou qualquer outro.

2 - Maior engajamento do público

É senso comum que parte do processo do crescimento de qualquer empresa atualmente é um bom engajamento de seus leads e seguidores. De nada adianta ter muitas pessoas que seguem seu trabalho se poucos compram seus produtos, serviços e ideias.

Estar próximo de seu público-alvo, entendê-los e produzir conteúdo de qualidade voltados a necessidade de sua empresa e a vontade deles pode ser a chave para o sucesso ou fracasso de seu negócio, e o formato de transmissão ao vivo permite maior interatividade.

Através do webinar, as empresas conseguem se aproximar do formato de lives que ficaram tão famosos no YouTube, Twitch, Instagram, etc. 

As pessoas conseguem perguntar de tudo, até mesmo sobre as especificações do projetor de vídeo portátil h80 full hd que seu comércio distribui, entre outras dúvidas.

O fato de ser ao vivo permite que qualquer um que queira interagir ou tenha alguma dúvida retire na hora, aumentando ainda mais a fidelização dos leads e satisfação deles quando se trata do seu negócio, ajudando assim nas vendas e no marketing.

3 - Maior relevância da marca

Ações que buscam engajar o público e trazer maior conteúdo de qualidade para eles, normalmente, aumentam a sua importância e relevância perante o mercado de trabalho, independentemente do setor onde você atua.

Seja no ramo de máquina de automação, logística ou qualquer outro, se tornar importante perante tanto clientes quanto às demais empresas é essencial, pois além de começar a ser recomendado e reconhecido, acontecerá o marketing espontâneo por parte dos leads.

Uma empresa com mais autoridade tem melhor desempenho perante os mecanismos de pesquisa, como o Google, e ainda causa maior confiança antes que possíveis novos leads comecem a comprar ou entrar em contato contigo.

Isso sem falar no sistema de link building, onde você pode adicionar uma série de links de qualidade na descrição da palestra, direcionando as pessoas para o seu site, página, blog ou loja da maneira que achar que seja melhor para a aplicação de sua estratégia.

4 - Baixo custo de aplicação

Diferente de outras formas de marketing que, como sabemos, podem necessitar de um alto custo de investimento visto o valor de empresas terceirizadas, manutenção de páginas, publicações constantes, envios de links e gerenciamento de contatos.

Caso utilize o YouTube como plataforma para sua transmissão ao vivo, com um baixo custo de investimento mensal, além de poder agendar eventos e conseguir doações durante a transmissão. 

Outra estratégia que pode ser abordada é investir na gravação de um vídeo de qualidade e tirar as dúvidas ao final da transmissão, com o palestrante se mostrando e incentivando a interação de outras pessoas.

Saiba quando fazer o webinário

Divulgar o horário e dia do evento, além de utilizar essa informação como parte da promoção e divulgação do mesmo é uma estratégia bastante útil e inteligente. 

Segundo estudos, cerca de 37% das pessoas que se inscrevem em um webinar aparecem no horário marcado.

Mais importante do que isso, o que acontece com os outros 63% restantes? Simples: eles podem até receber o convite, mas ou não querem participar ou estão ocupados no dia com suas tarefas e atividades, afinal, todos temos nossos afazeres.

Pensar no dia da semana que fará a sua palestra deve ser parte da sua estratégia, já que de nada adianta investir tempo e preparo em algo que não trará retorno para a empresa, e sabemos bem que, quando se trata de negócios, tudo tem que ter um objetivo bem definido.

Quando for marcar a data de seu webinar, fuja das segundas e sextas-feiras. As segundas são dias onde as pessoas estão organizando sua agenda semanal, além de pegarem novas demandas e entrarem em diversas reuniões para agendar entregas.

Às sextas, muitas empresas trabalham com o horário comercial reduzido em uma hora, além da maioria dos colaboradores já estarem cansados da semana, querendo distrair a cabeça o máximo possível e evitar novas demandas.

Opte por terça, quarta e quinta-feira fora do horário de almoço, pois mesmo que os colaboradores não possam ver a sua tela, provavelmente irão ouvir o que você tem a dizer, transformando seu webinar em uma espécie de podcast ou e-book.

Por fim, esperamos que essas dicas e orientações tenham aberto os horizontes para que você compreenda como funciona o webinar e as vantagens de se elaborar um. Adapte as informações a realidade de sua empresa e, acima de tudo, seja criativo!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento.

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