Como cobrar pelo seu curso online?

Como cobrar pelo seu curso online?

Postado em 15/04/2021

Não se preocupe, pois você não é o único. Essa é uma das principais perguntas de quem está começando.

Não existe receita pronta para precificar os seus cursos online. Teoricamente ele pode ser vendido a qualquer preço. A diferença entre o zero e o valor do seu curso vai estar na pergunta: O que vai fazer as pessoas comprarem seu curso?

 Para respondê-la, você deve listar uma série de “dores” que o seu público vai resolver depois de ter feito o seu curso:

  • Vou economizar meu tempo fazendo esse curso?
  • Vou aprender a ganhar mais dinheiro?
  • Irei aprender uma habilidade que vai aumentar minha empregabilidade?
  • Terei um certificado necessário para aquela promoção que busco?

A partir desses questionamentos, você já tem uma base para começar a montar as estratégias de vendas para o seu curso online. Além disso, pense que quanto mais exclusivo e único seu curso parecer mais caro ele pode ser.

Mas como saber o peso da exclusividade de meus cursos?

Independente da relação entre oferta e demanda, uma dica simples e necessária é pesquisar o que seus concorrentes estão cobrando.

Se não houver concorrentes diretos nessa área, procure outros cursos, de outros assuntos, que o seu público potencial poderia se interessar também (preferencialmente, cursos que você já saiba que estão vendendo bem para o seu público).

Ao estudar a concorrência, você terá o preço do mercado. Você poderá criar uma régua entre os cursos mais baratos e os mais caros.

Qual seu objetivo com as vendas online?

Se você quer apenas criar um curso online para ser uma renda extra, então ele só precisa dar lucro, ou seja, deve pagar todos os custos envolvidos e sobrar lucro. Uma boa pedida nessa situação é investir em uma produção, um curso bem produzido pode render vendas somente pelo fato de estar bem planejado e produzido.

Já para seu curso online virar uma fonte de lucro mais robusta, você deve levar em conta detalhadamente outros detalhes como valor de produção, quanto dinheiro será investido em publicidade e marketing digital, custos com equipe e colocar uma meta de faturamento para ser alcançada a cada mês ou rodada de cursos. Ter vendas constantes será sempre um objetivo. 

Quem é seu público?

Se você deseja manter uma venda constante de seus cursos online é necessário criar uma grande fonte de audiência, mas para isso é importante saber quem é o seu público alvo. Assim que atingi-lo você vai perceber que sua audiência vai crescer e consequentemente o valor do seu curso cresce junto.

Na sequência vem outra variável importante de considerar na hora de montar as estratégias de vendas: como você quer ser percebido pelo seu cliente? Pense como e porque a sua marca deve ser posicionar para que ela seja percebida de forma clara na mente dos seus clientes.

Se você quiser buscar um público premium, então seu preço deve ser maior ou na média dos concorrentes que cobram mais caro. Se o seu posicionamento for mais econômico, ou seja, para ganhar com um volume maior de vendas, então você vai cobrar um preço mais barato pelo seu curso.

Independente do posicionamento que busque, evite cobrar o valor mais barato de todos. A percepção de qualidade e da entrega de valor do seu produto será comprometida. E sempre tem um concorrente disposto a cobrar um valor mais barato que o seu, o que no fim das contas e no longo prazo acaba minando o próprio mercado que você deseja fazer parte. Perceba também estas outras dicas:

Faça uma planilha de custos

Existem os critérios práticos para você considerar na hora de cobrar pelo seu curso online:

  • Quanto você vai investir em comunicação e divulgação?
  • Quanto você vai investir na produção do curso, gravação das aulas, edição, materiais complementares, etc.
  • Qual será seu investimento com convidados, professores, influencers e parceiros que possam te ajudar na divulgação do curso?
  • Esse curso é apenas uma introdução para outros? Ou depois que ele acaba, pronto, as pessoas não comprariam mais nada seu?

O foco aqui é montar a boa e velha planilha de custos, ter clareza sobre quanto vai ter que investir em cada linha e fazer o cálculo de quantas inscrições você vai ter que vender, a que preço, para começar a ter lucro.

Quanto gastar com uma plataforma para cursos online?

Procure uma plataforma que lhe permita gerenciar a cadencia de alunos e suas vendas. A Thinkr é uma plataforma completa. Confira algumas funcionalidades:

  • Treinamento de onboarding incluso
  • Setor de Sucesso do Cliente
  • Biblioteca virtual, Blog, Notícias
  • Chat em aulas ao vivo (Zoom, Meet, Teams e outros)
  • Emissão de notas fiscais automáticas
  • Certificados com validador
  • Múltiplos gateways de pagamento
  • Todos os recursos disponíveis
  • Integração com dezenas de outras plataformas
  • Venda avulsa ou por recorrência (assinaturas)

O melhor é que com a Thinkr você assina pacotes pela quantidade de alunos. Ideal para quem está começando. Além disso, não cobramos taxas sobre a venda, nem por configuração. Você tem cursos ilimitados em contratos sem fidelidade. 

O preço de seu curso pode ser flexível?

Sim. É claro. Isso significa que, independentemente da estratégia que você escolher, é possível mudar a precificação caso ache necessário. Da mesma forma que seus clientes vão aprender algo, você aprende sempre com eles também. Faça pesquisas informais, entenda claramente quais são as suas expectativas, porque eles se inscreveram no seu curso, o que acharam do seu curso e se eles recomendariam para alguém depois.

 Cobrar por um curso online é um exercício constante. Por isso, quando for estipular um valor, faça isso com atenção e sempre pensando nos objetivos que você quer atingir. Dessa forma, sempre leve em consideração suas metas e planejamentos.


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