Sala de aula invertida. Você sabe o que é?

Sala de aula invertida. Você sabe o que é?

Postado em 08/04/2021

A pandemia do Covid 19 adiantou mudanças importantes e trouxe uma série de recursos e possibilidades no nosso dia a dia. No âmbito escolar, o processo de ensino e aprendizagem não foi diferente. O uso de uma tecnologia educacional relevante, combinado a métodos tidos como tradicionais pode ser uma boa solução para atender a realidade do novo normal.

É fato que para atrair a atenção e conseguir um bom engajamento nas aulas é preciso inovar, inserindo a tecnologia no plano de aula. A sala de aula invertida é um modelo entra neste contexto e pode ser uma boa saída para quem deseja inovar em sua instituição de ensino.

No que consiste o formato?

Como o próprio nome diz, o formato propõe uma inversão ao modelo convencional. Ao invés de o aluno esperar o professor repassar os conteúdos em aulas expositivas para só depois se aprofundarem no tema, através de leituras ou lições de casa; a Sala de Aula Invertida propõe que primeiro o aluno faça uma análise dos conceitos essenciais antes de aula, Depois, junto à turma, discute os conhecimentos adquiridos e tira possíveis dúvidas de conteúdo com a ajuda e orientação do professor.

Como funciona a sala de aula invertida?

Na sala de aula invertida a tecnologia é fundamental. É através dela que ocorre o primeiro contato do aluno com o conteúdo. Utilizando-se plataformas EaD, como a Thinkr, o estudante pode receber materiais digitais, como: videoaulas,  podcasts, pesquisas, textos e passar por um acompanhamento através de uma tutoria online.

Após esta etapa o conteúdo introdutório é aprofundado e discutido entre os colegas, e mais adiante, com o conhecimento pleno do tema, o professor traz assuntos complementares, desenvolve ações específicas como apresentações e atividades em grupo, agindo como um parceiro fundamental no processo de aprendizagem.

Quais os benefícios?

1- Desenvolve Habilidades

Através de abordagens inovadoras baseadas em tecnologia o processo de aprendizagem se torna mais atrativo, cativante e repleto de significado. A metodologia também possibilita que os alunos  Além disso, as características se utilizem de mais tempo para desenvolver habilidades como: a independência, a competência para solução de problemas, a cooperação e a criatividade.

2- Torna o aluno protagonista no processo

Uma das vantagens que mais chama a atenção, sob ponto de vista do aluno, é a sua transformação em um ator muito mais ativo dentro do seu processo pessoal de aprendizado. Ao estudar com antecedência os conteúdos, ele consegue melhorar sua organização e ter mais autonomia para escolher o melhor ritmo e o formato absorver os temas propostos.

3- Organização do tempo

Na metodologia clássica, à medida que um professor começa a explanar um novo assunto, ele  gasta boa parte da aula tirando pequenas dúvidas e até mesmo passando por interrupções com pouca relevância. Já no modelo de sala de aula invertida, a aula passa a render mais, pois como os alunos já tiveram um contato prévio com o conteúdo antes da aula surgem menos dúvidas e há a possibilidade de se trabalhar melhor o conteúdo.

4- Aulas práticas e debates com mais profundidade

A preparação prévia para os assuntos possibilita debates mais aprofundados, enriquecedores e produtivos. O tempo não utilizado com conceitos teóricos e mais superficiais é utilizado para tratar de questões mais técnicas e práticas sobre o tema.

E você? Gostou desta metodologia? Que tal conhecer mais sobre a plataforma EaD Thinkr e garantir esse formato nos seus cursos? 


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.