Podcasts para EAD: motivos para utilizar esse recurso

Podcasts para EAD: motivos para utilizar esse recurso

Postado em 01/04/2021

A difusão dos podcasts fez do formato um dos favoritos para quem deseja levar conteúdo de forma rápida, direta e simples. Não foi diferente dentro dos cursos EaD. Dentro deste mercado, ele atua de forma massiva na entrega de conteúdo, aproximando o aluno do professor. Além disso, a mobilidade do produto também é um dos grandes atrativos, expandido as oportunidades de estudo EaD  para o aluno.

Mas o que são podcasts?

O podcast pode ser comparado a um programa de rádio que trata sobre um assunto específico, mas com a diferença de que é gravado, editado e disponibilizado em plataformas online. Ele pode ser ouvido a qualquer hora por meio de um aparelho com acesso à internet, seja um celular, tablet ou notebook.

Além disso, o podcast já é um formato conhecido e bem aceito pelo público. Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2019, apontou que 40% dos brasileiros das classes A, B e C já tinham ouvido um podcast. A Deezer, plataforma de streaming, também traz dados relevantes: 25% dos usuários brasileiros consomem, pelo menos, uma hora de conteúdo em podcast por dia. Desses ouvintes, 47% tem entre 24 e 35 anos de idade.

A pesquisa do Ibope ainda aponta que os ouvintes de podcasts relacionam o conteúdo com um momento de aprendizado e lazer. Os programas são vistos como uma maneira de passar o tempo durante a realização de atividades corriqueiras e nem sempre tão prazerosas, como em trajetos no trânsito, por exemplo. A maioria dos entrevistados, 75%, usa o celular como a principal maneira de ouvir os podcasts, comprovando a facilidade de mobilidade desse recurso.

Mas por que utilizar o podcasts no seu EAD?

Como já falamos, o principal benefício do podcast é a mobilidade em relação a outros formatos de conteúdo. Com o dia cada vez mais cheio de compromissos, o aluno encontra no formato uma opção a mais para estudar, pois é acessível e de fácil absorção.

No seu EaD o podcast pode servir para complementar os conteúdos vistos nas aulas. Nele pode-se agregar estes complementos em diversos formatos como em debates, entrevistas ou mesmo “contando uma história”. Tudo isso permite deixar o conteúdo mais atrativo, engajando o aluno no estudo. Aposte no tom de conversa e na espontaneidade para gerar uma boa aceitação de seus clientes.

Confira algumas dicas que podem ajudar você a montar aulas neste formato.

Escolha de equipamentos e softwares

Um equipamento primordial para quem deseja se lançar no mundo dos podcasts é um microfone de qualidade, isso não significa que ele precisa ser um microfone caro com aparatos de estúdio de gravação, apenas que ele funcione bem. Em relação a softwares, recomendamos separamos algumas ferramentas que podem te ajudar como:

1.       Anchor

2.    Adobe Audition

3.    MP3 Skype Recorder

4.    Audacity

5.    Free Sound

Podcast com equipe em distanciamento social

Nestes tempos em que convivemos com a pandemia Covid-19, provavelmente as gravações em equipe não serão presenciais. Por isso, assim como nas aulas, é importante que todos os envolvidos tenham uma boa conexão de internet para realizar a gravação sem problemas de queda ou interferência. 

Disposição e seleção do conteúdo

É muito importante que haja um planejamento de como o conteúdo será abordado, em quantos podcasts você pretende abordar cada assunto, quanto tempo durará cada podcast e como você irá abordar aquele conteúdo para seu público. É muito importante que todos os envolvidos no processo tenham domínio do conteúdo abordado e que haja um roteiro que deva ser seguido durante as gravações, para que o conteúdo gravado tenha uma coerência e não soe como algo totalmente improvisado.

Edição do conteúdo

É muito importante que para um material de qualidade, ele passe por algumas edições antes de ser publicado, como por exemplo, nem todas as pessoas que forem falar têm o mesmo nível de volume de voz, é muito importante que haja esse nivelamento de frequência, criando uma sonoridade mais homogênea. A adição de jingles, chamadas ou uma música de fundo também é bem-vinda.

Publicação do conteúdo

Aqui vem a dica de ouro. Você precisa ter uma plataforma EaD que suporte seus arquivos de áudio que facilite a distribuição deles em categorias ou que organize a ordem deles dentro de cada aula ou conteúdo. Com a Thinkr você pode fazer isto e muito mais. A plataforma permite que você utilize tanto fontes externas e também possibilita que você suba os áudios diretamente para usar como material complementar de uma aula.


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.