Por que devo investir na captação de alunos?

Por que devo investir na captação de alunos?

Postado em 04/03/2021

Captar alunos é fundamental para qualquer pessoa ou instituição que busca trabalhar com aulas online. Pense e formule estratégias para obter uma escalada do seu volume de alunos desde o começo do seu projeto. A razão é óbvia; quem não capta, não cresce e consequentemente fica parado no mercado, podendo até mesmo ir à falência.

Contudo, para que a sua captação seja realmente eficaz, é preciso investir de forma estratégica em uma sólida estratégia. Isso porque a escolha pelo ensino à distância ainda pode vir acompanhada de certa insegurança por parte de seus alunos. 

Separamos algumas dicas que podem te ajudar neste processo:

Alie o conhecimento de suas personas a uma boa gestão de marca

Bons resultados estão intimamente ligados a forma como você se comunica com seu público alvo. Saber com quem você está se comunicando faz toda diferença. Isso porque quando sabemos a quem se destina a comunicação é mais fácil adaptarmos o discurso e produzir conteúdos realmente úteis e relevantes para as necessidades dos potenciais alunos.

Tendo em vista o segmento educacional no qual sua instituição atua, nossa primeira dica é traçar as personas dos seus cursos de EAD, identificando suas necessidades, dificuldades e objetivos. Para isso, algumas perguntas podem te ajudar neste caminho. São elas:

  1. Qual a faixa etária dos alunos?
  2. Quais as principais características que seu aluno busca em um EaD?
  3. Qual tipo de aula EaD seu aluno quer?
  4. Qual o melhor meio de comunicação para falar com potenciais alunos?
  5. Quais são os critérios que seus alunos usam para escolher um curso online?

Após identificar suas personas e saber quais as suas necessidades, você já pode entender o conceito dos estágios do Funil de Captação. Assim, você saberá como agir, de forma específica, com seus potenciais alunos que podem estar em momentos diferentes entre si.

Use um Funil de Captação de alunos

De forma objetiva, o funil nada mais é do que um resumo dos passos que seus potenciais alunos vão fazer pela Jornada de Compra. Seguindo a busca inicial, passando pela possibilidade de compra e seguindo até a decisão final. Que pode ser positiva ou não!

Normalmente, este funil é composto de três fases principais: topo, meio e fundo de funil. Essas etapas diferem de acordo com o momento de compra pelo qual o possível aluno está percorrendo. 

Após entender em qual momento o seu provável aluno se encontra é possível investir na melhor forma de comunicação com ele. Uma vez que você sabe em que fase ele está fica mais fácil escolher os canais e a forma de se fazer uma abordagem e, com isso, aumentando as chances de convertê-lo. 

Baseie o seu relacionamento em confiança

Mesmo com o grande crescimento dos cursos online neste período de pandemia Covid 19, ainda existe certa desconfiança nas aulas online. Cursos que não oferecem o que prometem, instituições que não dão suporte desejado ao aluno, etc.  Mostre desde o começo que o seu curso é confiável e que você estará sempre junto ao aluno para o auxiliar desde a compra até a entrega do certificado.

Considerando esta realidade, é imprescindível que você mostre aos seus potenciais alunos que sua instituição preza pela transparência e qualidade do ensino. Dessa forma, você estará construindo um relacionamento de confiança com o seu potencial e atual aluno.

Aposte nos seus diferenciais

Um dos primeiros pontos observados por seus leads são as suas qualidades enquanto EaD. Uma boa opção é usar os posts em seu blog e redes sociais para falar do reconhecimento de outros alunos em sua marca. Assim, seu EaD demonstrará autoridade no mercado, baseada em opiniões por quem de fato vivenciou seus cursos.

Pense em oferecer descontos

O ensino a distância geralmente tem um custo menor do que o presencial. Explore esta potencialidade para transformar o seu curso em uma ferramenta vantajosa para aluno. Além disso, investir na oferta de bônus e descontos através de cupons ou vouchers pode ser um jeito atrativo de aumentar o volume de sua captação de alunos.  

Uma dica é trabalhar com a urgência, ofertando descontos só por curto espaço de tempo. Outra forma é o formato indique e ganhe, onde alunos ganham descontos por indicar amigos matriculados. 

Mesmo atraindo novos alunos com nossas dicas, não esqueça também de trabalhar estratégias para retenção de sua base. Várias táticas podem ser usadas para manter os atuais alunos circulando entre seus cursos. Mas este é um assunto para um próximo post. 

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