Os impactos do 5G no EaD

Os impactos do 5G no EaD

Postado em 18/02/2021

As ferramentas tecnológicas que possibilitam aulas online estão prestes a ganhar um grande reforço com a chegada do 5G no Brasil. A velocidade de conexão será muito maior e vai possibilitar acesso instantâneo ao novo mundo da transformação digital na educação.  Fato que por si só, já vai impulsionar o acesso ao EaD.

Mas o que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G representa a nova geração no processo evolutivo da banda larga sem fio. A expectativa é de que o 5G ofereça aos usuários uma cobertura mais eficiente e ampla. 

Eventualmente, isso permitirá um número maior de conexões simultâneas, além de um grande volume de transferência de dados. Para se ter uma ideia, hoje as redes 4G entregam uma velocidade de conexão de 33 Mbps. Já as redes 5G prometem entregar velocidades de até 10Gbps.

Oportunidades da 5G na educação

As inovações tecnológicas e a popularização da Internet e de determinados dispositivos possibilitaram uma verdadeira revolução na educação. Será um movimento de potencializar as inovações já vividas e criar novas oportunidades para educadores e estudantes.

O que nos espera em um futuro próximo:

  • Experiência perfeita: A velocidade maior do 5G deixará alunos e professores online mais próximos de uma experiência perfeita quando se trata de videoconferência. Isso também significa que o tempo da aula pode ser dedicado à instrução em vez de esperar downloads lentos ou lidar com outros problemas de conectividade. 
  • Realidade Virtual e Realidade Aumentada: O 5G adicionará novos tipos de conteúdo, de realidade aumentada a realidade virtual. Ter uma rede que pode entregar conteúdo envolvente de maneira adequada tornará mais fácil para os professores tirarem proveito dessa poderosa ferramenta de aprendizado. 
  • Ambientes virtuais e objetos realísticos em 3D e envolventes: As tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada pelo 5G permitem que o usuário veja e toque em qualquer tipo de design 3D. Além disso, eles permitem que você ouça e entre em um ambiente artificial e interaja com ele. 
  • Robôs irão expandir as oportunidades de aprendizagem: Os robôs ainda têm uma função limitada, mas introdução do 5G irá preparar o terreno para aplicações mais sofisticadas.
  • Conectividade com mais dispositivos: Enquanto a tecnologia 4G é, de certa forma, limitada pela quantidade de dispositivos  conectados ao mesmo tempo, o 5G tem a capacidade de uma gama gigantesca dispositivos. Tudo sem  delays ou atrasos. Isso é muito importante para que os alunos e professores possam utilizar a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) sem problemas. 
  • Aprendizado muito mais divertido: A tecnologia 5G permite que os alunos baixem rapidamente  aplicativos que podem tornar o estudo mais envolvente e divertido. Se um aluno tem problemas para entender um determinado tópico, existem muitos aplicativos de aprendizagem que podem ser usados para pesquisar o tema. 
  • Ganho de tempo e muito mais conteúdo: Tecnologia e educação andam sempre de mãos dadas. Algumas tarefas podem ser automatizadas graças ao 5G. Outras funções da sala de aula, como download ou streaming de vídeo, serão melhoradas à medida que a velocidade de download aumenta e a latência diminui. Haverá grande ganho de tempo para que o professor se dedique aos seus alunos. 
  • Novas formas de colaboração em grupo: Os projetos em grupo podem assumir uma vida renovada, já que o 5G apresenta uma oportunidade cada vez maior de colaborar de maneiras em que hoje ainda não são possíveis. As velocidades de download que o 5G tem permitirão que mais dados sejam transferidos em um período de tempo menor e com menos atrasos. Quanto mais colaborativos os alunos puderem ser, maior será sua experiência de aprendizagem. 

Enquanto o 5G na educação não chega…

O futuro nos apresenta um cenário repleto de possibilidades. Mas ele ainda não chegou. Por isso, é tempo de se preparar e se educar  com os novos tempos que estão chegando. Ao mesmo tempo, é preciso dar atenção ao nosso verdadeiro potencial: os professores.

Além disso, deve-se valorizar as suas metodologias consistentes em relação aos aspectos pedagógicos e os cuidados éticos nos processo de educação e formação de estudantes.

Aqui na Thinkr estamos trabalhando pesado para nos preparar para a chegada do 5G. A nossa equipe passa por treinamentos e capacitações para entregar uma plataforma moderna e adaptável a todas as necessidades de nossos clientes. 


Quer saber mais sobre a nossa plataforma? Clique aqui!


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.