Preciso de um Plano de aula para meus cursos EaD?

Preciso de um Plano de aula para meus cursos EaD?

Postado em 04/02/2021

SIM! Cursos EAD também precisam de planejamento das aula para serem desenvolvidos. Este material é muito importante e vai contribuir com a estrutura do curso e o conteúdo das aulas, além de reduzir a chance de erros durante as gravações.

As aulas online podem; e devem, usar a internet como sua grande aliada. Na hora de utilizar vídeos, textos, imagens, áudios pense de que forma cada elemento pode contribuir para a aprendizagem dos alunos e planeje em que momento estes serão utilizados.  

Mesmo quando a sua intenção for apenas de gravar as aulas, você pode criar “links” com o seu conteúdo, dando materiais complementares para dar suporte a seus alunos. Aqui vale lembrar que cada aluno é diferente. Uns gostam mais de áudios, outros de textos em PDF, etc.  Portanto, quanto mais opções forem ofertadas, melhor.


Escolha o modelo ideal para cada curso

O modelo de cada curso de seu EaD é outro aspecto a se pensar. Será ao vivo, com todos os alunos assistindo em tempo real? Será gravado, dando aos alunos autonomia para realizar nos horários e ritmo que quiserem? Ou vai usar um modelo híbrido, alternando seus conteúdos entre os dois formatos? Após esta escolha recomendamos que você siga adaptando o formato de seu planejamento com cada modelo de aula. 


Criar um cronograma para as aulas

Em seu plano de aula é imprescindível gerar um cronograma com os tempos de cada aula. Ao vivo ou gravadas é importante que você não se estenda demais em seus vídeos. Mesmo que teoricamente não exista uma limitação de tempo. É preciso estruturar e organizar o seu conteúdo para estruturar quanto tempo, em média, vai levar cada tema. Pense o quanto é difícil manter a atenção das pessoas durante 5 horas assistindo sua videoaula. Principalmente, enquanto usa a internet.

Fica a dica: subdivida algumas aulas em partes menores. Isso vai facilitar o acesso, a audiência e a compreensão de seus alunos. Faça isso já em seu plano de aula, aproveitando para descrever quais assuntos e materiais serão disponibilizados em cada parte da aula.


Coloque a interação no seu planejamento

Enganam-se os que imaginam que a interação não deve fazer parte de cursos online. Mesmo em aulas gravadas, seu Ead deve dar oportunidade para momentos de interação. Utilize fóruns, chats, transmissões ao vivo para explicar alguns temas que geraram mais dúvidas, entre outros. Estes momentos também devem constar no seu planejamento, fazendo com que seus alunos saibam quando e de que forma vão acontecer. 

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.