TikTok: Formas de expandir o seu negócio

TikTok: Formas de expandir o seu negócio

Postado em 24/03/2023

O Tik Tok é uma plataforma de vídeos curtos que tem sido cada vez mais popular entre públicos de todas as idades, crescendo o seu uso como uma das principais redes sociais em todo o mundo.

Com sua crescente base de usuários, ela se tornou uma ferramenta valiosa para expandir o alcance de um negócio.

Estima-se que o aplicativo conte com 1 bilhão de usuários mensais em todo o globo. No Brasil, o aplicativo é acessado ao menos 1 vez ao mês por pelo menos 267,6 milhões de usuários de internet móvel, segundo pesquisas.

Considerando essas informações, vamos explorar algumas maneiras que você pode utilizar a popular rede social de vídeos para aumentar o engajamento de seu negócio e atrair cada vez mais clientes, seja a sua empresa de laudo de SPDA que atenda outros negócios ou uma marca de roupas de grife para clientes finais.

Como ter mais vendas na internet com o Tik Tok

A principal dúvida que pode surgir neste contexto é: como obter mais vendas na internet com o uso do Tik Tok? 

Como existem várias possíveis respostas para essa pergunta, detalhamos uma por uma a seguir.

Utilize as ferramentas de publicidade disponíveis  

Primeiramente, você pode optar por utilizar as ferramentas de publicidade paga disponíveis nas diversas plataformas, incluindo o Tik Tok. 

Isso porque a rede social oferece diversas ferramentas publicitárias para promover o seu negócio, a principal delas é o TikTok Ads.

Com tal recurso, você pode criar anúncios para o feed ou para a página de destino, ou até mesmo criar campanhas de patrocínio de contas específicas, o que é extremamente útil para as empresas, de manutenção de endoscópios a lojas de artigos para pets.

As campanhas de patrocínio de contas permitem que você promova seu perfil, garantindo que apareça na seção de "descoberta" do aplicativo, aumentando a visibilidade e alcance, atingindo diversas pessoas que navegam no TikTok todos os dias.

Para aplicar campanhas do TikTok Ads em sua conta empresarial, siga os seguintes passos:

  • Crie uma conta de anunciante e a configure;

  • Crie sua campanha e anúncios, em imagens ou vídeos;

  • Lance sua campanha utilizando a plataforma;

  • Monitore o desempenho com frequência.

Lembrando que é importante manter-se atualizado e adaptar sua estratégia de acordo com as regras e recomendações da plataforma. 

Ademais, você também pode acessar o site oficial do TikTok para obter auxílio com a configuração da conta de anunciante.

Crie conteúdos de alta qualidade  

Criar conteúdos interessantes e divertidos sobre os seus produtos e serviços é uma ótima maneira de aumentar o interesse dos usuários e atrair a atenção para o seu negócio, engajando o seu público-alvo da melhor maneira possível.

Essa dica se expande em outros conceitos de marketing, como o marketing de conteúdo, que é um modelo específico de estratégia que visa aumentar o engajamento a partir de diversas produções.

Você pode criar vídeos mostrando como os seus produtos são feitos, como eles funcionam, ou até mesmo uma breve demonstração dos benefícios da utilização de seus itens e serviços, como um projeto topográfico, por exemplo.

É válido ressaltar que os vídeos no TikTok apresentam um formato diferenciado, iniciando pela orientação das imagens que é sempre na vertical. Além disso, conteúdos mais breves e dinâmicos costumam funcionar melhor.

Você também deve estudar as tendências, como as músicas mais populares e as chamadas “Trends”, criando materiais com mais chances de viralizar na rede social - mas sempre considerando o perfil do seu público.

Portanto, lembre-se de mostrar o seu produto, ou transmitir a mensagem da marca de maneira rápida e eficiente, despertando o interesse do público em acessar sua página e saber mais sobre o que você oferece.

Conecte-se com a comunidade  

A terceira dica para obter mais vendas na internet com o uso do TikTok diz respeito à comunicação na plataforma. 

É extremamente importante se conectar com a comunidade e construir uma base de seguidores fiéis.

Para isso, você pode responder comentários e mensagens, bem como mostrar a receptividade e interação com os usuários. 

Uma excelente opção é adotar uma abordagem mais humanizada para a sua empresa, interagindo individualmente com cada consumidor na plataforma, sempre que possível.

Dessa forma, você aumenta a confiança e credibilidade dos seus seguidores, e pode aumentar as chances de eles se tornarem clientes, já que estarão engajados com a sua marca, seja ela de aluguel de ambulâncias, ou qualquer outro serviço.

Ofereça cupons e descontos exclusivos  

Outra dica que pode auxiliar com o aumento das suas vendas no TikTok é oferecer cupons e descontos exclusivos para os seus seguidores da rede social.

Esse cupom atuará como um incentivo para eles realizarem a compra no seu site ou plataforma final de negociação.

Para auxiliar nesse processo, você pode criar vídeos ou utilizar as mensagens diretas do TikTok para incentivar os seus seguidores a visitarem o canal oficial de venda.

Ao criar vantagens exclusivas para aqueles que engajam com o perfil de sua empresa no TikTok, além de motivar os seguidores, você deve aumentar o número de pessoas que acompanham a sua conta na rede social.

Assim, tanto para uma empresa de locação de equipamentos estéticos, ramo que cresce consideravelmente no mercado, quanto para qualquer outra companhia, oferecer descontos e cupons exclusivos na rede social de vídeos curtos é uma excelente opção para ampliar as oportunidades de negócio.

Utilize as tags para alcançar um público-alvo específico  

Por fim, se você deseja aumentar suas vendas online utilizando o TikTok como principal plataforma de comunicação, não deixe de utilizar as tags específicas nas redes sociais para alcançar seu público-alvo da melhor forma.

As tags no TikTok são palavras-chave ou frases que os usuários podem adicionar aos seus vídeos para classificá-los e torná-los mais fáceis de encontrar. 

Elas funcionam como uma espécie de "marcação" ou "categoria" para os conteúdos publicados na rede social.

Assim, você deve incluir tags relacionadas ao seu nicho de negócios, bem como tags populares relacionadas ao seu conteúdo como um todo.

Por exemplo, se a sua empresa for de limpeza química, você pode incluir termos como “higienização”, “limpeza em indústrias”, “limpeza industrial”, dentre outras. 

No TikTok, é normal ver os termos escritos sem o uso de espaços e com hashtags. Neste caso, algo como “#limpezaindustrial” aparecerá na descrição dos vídeos ao usar essas tags.

É importante notar que o uso de tags deve ser relevante e condizente com o conteúdo do vídeo, e de sua empresa. 

Ademais, você deve evitar o uso excessivo ou de tags irrelevantes para o conteúdo, pois isso pode gerar penalizações da plataforma e até desqualificar o público a ser alcançado.

Independentemente das estratégias selecionadas, é válido lembrar que é sempre importante manter-se atualizado e adaptar sua estratégia de acordo com as regras e recomendações da plataforma, além de ter uma presença constante na rede social.

Como utilizar as redes sociais para aumentar as vendas

Agora que você já sabe as principais dicas específicas para aumentar as suas vendas na internet utilizando o TikTok, vamos elencar como você pode utilizar quaisquer redes sociais para alavancar o seu negócio.

Se a sua empresa for responsável por realizar laudo cautelar de vizinhança, por exemplo, as dicas de presença nas mídias sociais são muito importantes para um devido posicionamento, assim como para qualquer outra companhia.

  1. Crie uma presença forte  

Ter uma presença forte nas redes sociais é fundamental para aumentar a sua visibilidade e construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

Por isso, crie e administre da melhor forma seu perfil profissional, independentemente da rede social que será utilizada.

Lembre-se de atualizá-lo regularmente com conteúdo relevante para seu negócio e público-alvo.

  1. Realize parcerias sólidas  

Outra maneira extremamente eficaz de utilização das redes sociais para aumentar suas vendas é realizar parcerias sólidas, tanto com outras empresas quanto com influenciadores digitais populares.

As empresas parceiras devem ser compatíveis com o seu nicho, sem que sejam concorrentes diretos. 

Uma companhia de projeto de energia fotovoltaica, por exemplo, pode realizar uma parceria com uma empresa de sustentabilidade e energia renovável.

Ademais, utilizar influenciadores pode ser uma maneira eficaz de aumentar as vendas. 

Para isso, você deve encontrar pessoas que tenham uma base de seguidores relevante para o seu negócio e trabalhar com elas para criar conteúdo patrocinado.

Normalmente, as pessoas mais influentes nas redes sociais já possuem uma base fiel de seguidores - que são altamente engajadas a realizar ações, uma vez que confiam nessas personalidades que podem ser vistas como “ídolos nas redes sociais”.

Essa parceria é chamada de “marketing de influência” e é uma estratégia cada vez mais utilizada no contexto das redes.

  1. Conte com anúncios pagos  

Como já citado anteriormente, focando no TikTok Ads, as redes sociais oferecem opções de anúncios pagos que podem aumentar o alcance e a exposição do seu negócio.

Normalmente, há vários formatos disponíveis para as campanhas, bem como locais de publicação dentro das plataformas. 

Dito isso, estude os recursos de anúncio pago em cada uma das redes sociais que você pretende manter a sua empresa ativa e utilize os que fizerem mais sentido.

  1. Foque sempre no seu conteúdo  

Outro tópico já citado, mas altamente importante, é a constante criação de conteúdo engajador, de alta qualidade, compatível com seus produtos e serviços, sendo capaz de influenciar e conquistar seus seguidores.

Você pode utilizar textos, gráficos, tabelas, vídeos, imagens, livros digitais, podcasts, transmissões ao vivo e muitos outros materiais diferenciados, destacando-se cada vez mais nas redes sociais e podendo aumentar suas vendas.

  1. Revise as estratégias constantemente  

Enfim, lembre-se sempre de revisar as estratégias selecionadas a fim de identificar tudo o que está funcionando, assim como pontos que precisam ser ajustados.

Inclusive, a maioria das redes sociais também possuem ferramentas específicas para mensurar a eficiência das campanhas pagas, bem como das publicações profissionais.

Conclusão

Em conclusão, o Tik Tok é uma das redes sociais que mais cresce em todo mundo, por isso, pode ter um valor imenso na hora de expandir o seu negócio. 

Siga as dicas específicas para redes sociais e aumente as chances de potencialização do seu negócio, ampliando o número de vendas. 

Fonte: Business Connection


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.