Precisando de umas dicas para suas aulas online ao vivo? Nós te ajudamos!

Precisando de umas dicas para suas aulas online ao vivo? Nós te ajudamos!

Postado em 28/07/2022

Muitos professores optam por materiais gravados na hora de vender seus cursos online. Entretanto, algumas dinâmicas de ensino ou exigências pedagógicas fazem com que as aulas precisem ser ao vivo.

Por não ter o “calor” da sala de aula, alguns professores sentem um certo desconforto para manter a atenção e interagir de forma digital com seus alunos. Se este é seu caso, calma.

Vamos te dar algumas dicas para quebrar o gelo e deixar suas aulas online ao vivo mais dinâmicas e interativas. Confira!

Fique atento, pois as aulas ao vivo online requerem mais planejamento e mais esforço do que o ensino presencial. A gente explica: sem planos de aulas com uma narrativa envolvente, além de uma disciplina mais rígida e muita energia, fica mais difícil criar um engajador.

Mas calma: melhorar as aulas online não precisa ser doloroso, mesmo que muitos professores não tenham crescido como nativos digitais. Continue lendo e aprenda ideias simples e práticas de como melhorar sua dinâmica ao vivo:

Valorize a interação com os alunos

Se ainda não tiver, crie e valorize a conexão professor-aluno. Sem o contato físico, o acolhimento do professor é fundamental para o engajamento dos estudantes. E como o aprendizado é mediado por uma tela, mesmo nas aulas ao vivo, procure usar os recursos de áudio e vídeo para enriquecer o conteúdo da disciplina.

Inclua no plano de aula, perguntas e abra para os alunos darem suas opiniões, questionarem e ajudarem a construir a aula. Uma dica: Chame seus alunos pelo nome. Geralmente o nome vai aparecer na tela e aí fica simples de criar esta relação. Lembre-se: são atitudes simples que farão a diferença na conexão aluno-professor.

Depois de interagir, crie uma comunidade

As comunidades digitais reúnem pessoas com gostos e/ou objetivos semelhantes e uma sala de aula é a representação disso, concorda? Então, nossa segunda dica de como melhorar as aulas online é transformar a turma em uma comunidade.

Nisso a Thinkr pode te ajudar. Através de nossa plataforma você tem chat em aulas ao vivo, além de uma série de recursos de mural de mensagens e tutoria para que você esteja sempre acompanhando a troca de mensagens dos alunos e das turmas como uma todos. Assim como nos antigos fóruns online, o professor pode incentivar os alunos a enviarem materiais complementares sobre as aulas, tirarem dúvidas ou levantarem discussões sobre os temas.

 O objetivo é criar em cada turma o sentimento de pertencimento que incentiva o engajamento com o aprendizado.

As dificuldades dos alunos precisam estar em seu radar

Mesmo com todas as ferramentas disponíveis e com planos de aulas muito bem planejados, o desempenho da turma não será linear em aulas ao vivo. Os alunos podem demonstrar ansiedade e um pouco de dificuldade de se concentrar nas aulas remotas.

Além disso, é importante saber se existem alunos com déficit de atenção, hiperatividade, dislexia ou outras condições que exijam medidas especiais. Crie momentos de feedback com a turma e se perceber que os alunos têm dificuldade de falar abertamente durante a aula online, crie pesquisas.

Uma boa dica pode ser agendar momentos de tutoria individuais com alunos em dificuldade.

Fora das aulas, use as atividades para manter o foco dos alunos. Tente adiantar os temas das aulas, propondo atividades para incentivar que os alunos pesquisem e já tragam seus questionamentos e dúvidas. Essa é uma forma de captar a atenção dos estudantes, incentivando-os a ficarem atentos ao momento ao vivo para tirar suas dúvidas, além de trazer novos materiais para completar o aprendizado.

Use seus conteúdos em contraponto a temas atuais

Outro detalhe que ajuda a melhorar as aulas ao vivo é usar temas atuais como ganchos para discussões dentro da disciplina. Além de incentivar os alunos a se manterem atualizados, esse tipo de conexão com o universo deles atrai o interesse, pois é algo sobre o qual eles têm uma opinião, mas nem sempre dividem.

Incorpore conteúdos multimídia no tempo correto

Vídeo, áudios, textos e imagens são formatos de conteúdos que ajudam a melhorar as aulas online e enriquecer a experiência de aprendizado. Mas cuidado para não usar conteúdos muito extensos durante a aula ao vivo e perder a atenção dos seus alunos.

Invista em materiais curtos e personalizados para as aulas remotas.

Com as técnicas certas e uma boa plataforma EaD o seu curso vai ser um sucesso. Conte com a Thinkr para te ajudar em todas as etapas.


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.