Descubra como usar o TikTok em suas aulas

Descubra como usar o TikTok em suas aulas

Postado em 06/05/2022

Antes de torcer o nariz para esse canal de mídia social tão popular, saiba que é uma excelente ferramenta para aproximar seu curso online das gerações mais novas; entenda como ela pode fazer parte do seu plano pedagógico

O TikTok criou uma forma diferente de interação com vídeos na internet, consagrando-se como um dos aplicativos que mais se destacam entre as crianças e os adolescentes. Trabalhar o TikTok na aula é uma ótima proposta pedagógica, já que os professores poderão ensinar o conteúdo escolar e propor atividades de maneira dinâmica e atual.

Sendo um professor online é fundamental que você se adaptar às novas tecnologias e redes sociais, fazendo com que sua metodologia de ensino fique cada mais diversificada e eficiente. Para isso o Tik Tok pode ser seu grande aliado. Quer saber como? Vamos começar pelo básico. Confira!

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo criado para o compartilhamento de vídeos curtos. Qualquer usuário pode postar um vídeo de poucos minutos. Vídeos com coreografias divertidas são muito populares, assim como vídeos ensinando como fazer uma receita ou uma experiência científica para crianças.

Usar o TikTok na aula é explorar a prática pedagógica nessa diversidade de vídeos, direcionando o conteúdo para o tema que deve ser trabalhado.

O que é a Pedagogia do TikTok?

A Pedagogia do TikTok é uma proposta de ensino que incentiva o trabalho de assuntos escolares dentro da plataforma de vídeos. O professor pode desenvolver o conteúdo por meio da fala dinâmica, coreografias, dublagens e outros recursos de edição.

Essa metodologia também incentiva que os alunos façam as atividades com os recursos de vídeo que eles já usam no TikTok nos momentos de diversão. Assim, o TikTok pode se tornar o espaço que complementa o conhecimento que está sendo compartilhado na sala de aula.

A Pedagogia do TikTok é o caminho para conciliar o ensino e as ferramentas da tecnologia que já são utilizadas pelos alunos, possibilitando que as atividades sejam mais divertidas e interativas.

O TikTok pode ser uma ferramenta de ensino?

O TikTok pode ser um importante aliado do professor dentro da escola, pois combina a vivência diária dos alunos nos smartphones e o período escolar, propondo uma mudança interativa que, com certeza, vai chamar a atenção dos estudantes e possibilitará que eles explorem os recursos dos vídeos curtos que já conhecem dentro do tema da aula.

Seja por meio das dublagens, seja por meio dos resumos ou de uma coreografia, o TikTok tem potencial para beneficiar a aquisição de competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento escolar do aluno. 

Usar a linguagem da internet como uma aliada da educação e da transmissão do conhecimento é a melhor forma para cativar os estudantes, enquanto eles exercitam o que acabaram de aprender.

Como usar o TikTok em diferentes disciplinas escolares?

Com criatividade e adaptação do tema, todas as disciplinas podem usar a tecnologia do aplicativo de vídeos. Por isso, separamos algumas dicas para que professores possam usar o TikTok no planejamento de aula e nas atividades dos alunos. Confira!

Resumos sobre o tema da aula

O professor pode aproveitar o tempo máximo do vídeo do TikTok para resumir um tópico da disciplina, informando os principais pontos do tema que não podem ficar fora da discussão em sala de aula e nas respostas dos exercícios.

Além disso, o professor pode solicitar que os alunos façam um vídeo com um resumo da matéria que acabaram de aprender. 

Por exemplo, uma professora de história pode pedir um resumo de um acontecimento histórico, ou um professor de inglês pode pedir exemplos de frases do assunto que foi ensinado.

Resoluções de exercícios

Uma ótima forma de usar o TikTok na aula é aproveitar a praticidade on-line para resolver exercícios da disciplina, para que os alunos sempre possam rever enquanto estudam. Além de facilitar a aprendizagem, essa prática incentiva que a plataforma de vídeo seja um espaço de entretenimento e de estudo ao mesmo tempo.

Dublagens e vídeos como exemplos

O ponto forte do TikTok é a descontração, portanto, o professor pode aproveitar para utilizar memes, dublagens e vídeos de outros usuários como exemplo de situações que têm relação com os temas que estão sendo discutidos na disciplina.

Essa é uma estratégia que funciona com qualquer assunto e é uma postagem que tem muita aceitação nas redes sociais, basta combinar criatividade e interpretação para chamar a atenção do aluno de uma maneira divertida.

Estas ações também servem para que você, professor ganhe audiência e notoriedade nas redes. Levando seu conteúdo a um grande número de pessoas. Sendo também uma excelente oportunidade para vender seus cursos online.


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.