Tenho um portal EaD. Como devo capacitar os meus professores?

Tenho um portal EaD. Como devo capacitar os meus professores?

Postado em 11/08/2022

Não é segredo para ninguém que os empreendedores dos cursos online devem investir não apenas na sua capacitação como de seus professores. Isto se tornou uma obrigação para os que desejam ter sucesso nos negócios online. Afinal, a tendência é que cada vez mais o ensino remoto seja procurado e preferido pelos alunos.

O mercado está em franca expansão, Em contrapartida, uma recente pesquisa feita pelo Instituto Península concluiu que 83% dos professores ainda se sentem despreparados para as aulas EaD. A única forma para reverter este quadro é com capacitação destes profissionais.

Por este motivo, preparamos algumas dicas para ajudar neste processo e permitindo que você as coloque em prática em seus cursos. Confira:

Atue em aspectos comportamentais

O primeiro passo para capacitar os professores para a modalidade? EaD é fazer com que eles entendam as características do comportamento dos alunos. Os profissionais mais velhos podem ter dificuldades em lidar com os mais jovens, super “antenados” nas novas tecnologias, por exemplo.

É preciso ressaltar que este público já nasceu nestas novas tecnologias e por este motivo possuem comportamentos diferentes dos de gerações anteriores. Portanto, é importante que os docentes consigam lidar com o pensamento rápido e pela opção de consumir os conteúdos de forma digital.

Outro público importante no formato EaD são as pessoas que precisam unir os estudos ao trabalho. Como esse perfil de aluno não se dedica somente aos estudos, como a maioria dos adolescentes e jovens adultos, é preciso que seja necessário que os profissionais estejam aptos para atender o seu ritmo de estudo.

Invista tempo (e dinheiro) em capacitação para as novas tecnologias

Tenha uma máxima no seu negócio: os cursos online não são apenas cópias gravadas de aulas presenciais. É preciso atuar em outras variantes de aprendizagem e os docentes devem dominá-las.

Prepare seus professores para ter domínio e acesso a conteúdos como livros, e-books, vídeos, podcasts e games, entre outros.  Deixe-os habilitados e confortáveis para usar e abusar dos ambientes de interação, como fóruns de discussão. É preciso que eles estejam realmente prontos para estas novas tecnologias e só assim vão estar confortáveis para trabalhar com essa metodologia.

Uma boa dica é investir também em cursos que trabalham noções para criação de roteiros e planos de aulas a distância, uso de equipamentos técnicos, figurino, presença nas câmeras e, etc.

Para vender é preciso oferecer

Calma, a gente explica. Ao invés de tentar gravar e vender sem a qualidade almejada, invista na contratação de especialistas em educação a distância para ministrar cursos ao corpo docente. Podem ser oferecidas aulas teóricas e práticas, além de palestras e workshops sobre o tema.

Com os cursos, os professores conhecerão as formas de interação, bem como as técnicas de abordagem e ensino na modalidade EaD.

Nada de ferramentas complicadas

Aqui uma dica muito importante. Trabalhe com ferramentas intuitivas e fáceis de usar, tanto para alunos quanto para professores. E aí entra a contratação de uma plataforma EaD que de fato ajude no seu trabalho.

A Thinkr é uma dessas. Ela permite que você venda seus cursos e faço uso de diversas ferramentas como um ambiente virtual multi-dispositivos, blog, chat com alunos e tutores além de biblioteca virtual e certificados digitais. Para saber mais, clique aqui.

Após escolher as tecnologias, prepare seus professores

Depois de escolher as ferramentas EaD que vai trabalhar comece a preparar seus colaboradores para atuar de forma segura em todas elas. O cenário ideal é que eles conheçam todos os recursos disponíveis, para que possam utilizar ao máximo a experiência digital com seus alunos.

Comece com  uma apresentação breve sobre como cada ferramenta escolhida  e depois evolua para práticas e melhores ações em sala de aula para elas. Como responsável pelo curso, é importante que você prepare bem seus professores para oferecer um produto de qualidade e ter um negócio digital sustentável e lucrativo.


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.