Quebrando a cabeça para montar seu curso online? A gente te ajuda!

Quebrando a cabeça para montar seu curso online? A gente te ajuda!

Postado em 22/07/2022

Os cursos online são uma das maiores tendências para quem quer ganhar dinheiro na internet. Nessa modalidade de empreendedorismo digital, busca-se monetizar o conhecimento e a experiência para quem deseja incrementar o currículo sem precisar sair de casa.

Tem desde cursos de como “conquistar um namorado” até como “tunar um carro” e por aí vai. Quando um conteúdo está disponível online é possível que qualquer pessoa estude, no seu próprio ritmo e onde quer que esteja no mundo. A flexibilidade é incrível.

E esta é uma oportunidade para você, que quer empreendedor na área de educação, cursos ou treinamentos. O momento em que vivemos é propício para que você crie um curso online - independentemente se vai continuar com aulas presenciais ou não. 

Se você está tentando tirar o seu curso online do papel, vamos te dar algumas dicas que vão transformar o seu sonho em realidade. Confira:

Opte por um nicho de mercado

Este é o primeiro grande passo de sua estratégia. Ele é o segmento em que você vai atuar. Como falamos anteriormente, tem mercado para todos. Mas cada segmento tem suas especificidades, e é focado nelas que você trabalhará.

Opte pela área que você tem mais aptidão e no que gosta de ensinar. A partir disso, faça pesquisas de mercado e analise se o nicho que você escolheu é uma área realmente boa para atuar.

Crie um planejamento

Definindo sua área de atuação, chegou a hora de colocar o trabalho em prática. Um curso online, geralmente, é feito em vídeo, mas não é apenas isso. Se você quiser criar o material em formato de ebook, é essencial criar um roteiro para não esquecer nenhuma informação importante. O planejamento é fundamental para criar um curso online com uma ordem lógica.

Não se iluda. Ter um roteiro é importante mesmo que você domine de cabeça todo o conteúdo. Ele é capaz de guiar suas ações e para qualificar a metodologia e a didática em suas aulas ou materiais. Siga sempre um sentido lógico interessante, com começo, meio e fim.

Pesquise e descubra quais equipamentos irá utilizar

Com os constantes avanços tecnológicos, as pessoas dão cada vez mais importância para a qualidade do material que compram. É por isso que, ao criar um curso online, você deve usar os melhores equipamentos possíveis ao gravar seus vídeos. Faça uma pesquisa sobre as câmeras que estão no mercado e procure utilizar uma que entregue boas imagens.

Pense em equipamentos que tornem a experiência do aluno agradável. Nada de vídeos com som chiando ou imagens escuras. Pense em tudo, desde a câmera (mesmo que seja do celular), ao microfone, cenário e iluminação.

Tendo planejamento e equipamentos, vamos às aulas

É muito importante que você tenha uma boa postura em seus vídeos. Ficar tranquilo e confortável em frente às câmeras vai passar conforto e credibilidade para seus alunos. Para isso, é preciso treinar muito e gravar o conteúdo quantas vezes você achar necessário para deixar seu material da melhor maneira possível.

Passe o seu conteúdo de forma natural. Nada de falar como um robô ou apenas lendo algum material. As pessoas vão perceber e o tédio pode tomar conta de seus cursos. Uma coisa é fato: quanto mais você treinar, melhor será seu desempenho nas próximas vezes.

Faça a edição de conteúdo

Assista as suas aulas e pense onde a edição do conteúdo pode ajudar. Coloque títulos, legendas e trilhas sonoras para que seus vídeos fiquem mais profissionais. Existem diversos programas pagos e gratuitos que podem te ajudar nesta missão.

Dica:  procure colocar programas pagos em seu orçamento, pois estes possuem mais funcionalidades. Alguns cobram valores de assinatura ou pela licença do produto. Tudo depende do valor que você tem disponível para investir.

Pense na plataforma que você vai utilizar

Aqui fica talvez a maior dica desse material. Escolha uma boa plataforma EaD para hospedar e vender o seu material. Esse ponto é crucial para agregar valor e boa experiência de navegação às suas aulas e pode ter grande influência em seus resultados de venda.

Ao esta plataforma pense que você precise de uma ferramenta que:

Ofereça segurança em cada transação de suas vendas para você e também para seus alunos;

Possibilite-lhe ter um controle e comunicação ativa com seus estudantes;

Funcione em multidispositivos (celular, computador, TV, tablet e etc;)

Seja ágil na consulta e entrega de seus resultados.

O mais importante: tenha baixo custo. Nada de pagar altos valores, pois você está começando no mercado.

Dentro destes e muitos outros pontos a Thinkr Plataforma EaD pode e vai te ajudar bastante. Temos planos de apenas R$ 148,90 mensais e mais uma pequena taxa sobre suas vendas. Um alívio e tanto no bolso de quem vai começar a sua jornada digital.


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.