Quer alavancar seus cursos online? Se liga nessas dicas!

Quer alavancar seus cursos online? Se liga nessas dicas!

Postado em 19/05/2022

Pode parecer fácil ganhar muito dinheiro ao vender cursos online, visto que a comercialização de aulas, seminários e webinars pela internet é uma fonte de renda lucrativa, prática e tem ganhado mercado no país.

Não por acaso, só no ano passado, a busca por capacitações na web impulsionou o segmento, que teve crescimento de 60% no primeiro semestre deste ano. Além da procura, a versatilidade do setor deixa-o mais atraente. Existem nichos para diversas modalidades de cursos, possibilitando que muitos realizem o sonho de empreender.

Porém, em um mercado de grande concorrência como é o da educação online, quem trabalha de forma mais estratégica tem vantagem. Para você entender de forma prática, vamos te dar cinco dicas que tem ajudado empreendedores a alavancar seus negócios. Estas dicas impactam diretamente no seu faturamento e podem garantir uma maior lucratividade, maximizando as vendas.







 1 – Não deixe o consumidor fugir do seu site!

Pense sempre que o primeiro passo é levar o potencial cliente para dentro do seu site. Na Internet, em razão das segmentações de público, você divulga o produto ou serviço para quem tem interesse real na sua oferta. Essa é uma grande vantagem em relação ao comércio tradicional, mas para ter eficácia, é preciso saber exatamente quem você deve alcançar. 

Ao conhecer bem seu público, você consegue fazer campanhas assertivas e oferecer o produto certo para a pessoa certa. Não tenha medo de investir pesado em campanhas porque esse investimento deve voltar para você.

 2 – Ofereça uma experiência de extrema qualidade!

O seu possível cliente é impactado por cursos de todos os lados. Por ofertas através das redes sociais e sites que acessa. Por isso você precisa conseguir se diferenciar em relação à concorrência. 

Garanta que todas as informações estejam claras, que as imagens mostram detalhes dos produtos, que o site tem uma boa usabilidade, que o checkout é transparente e por aí vai… São muitos detalhes, mas que garantem uma experiência positiva para levar o consumidor à finalização da compra.

 3 – Mas se o cliente fugir? Vá atrás dele!

O último estudo da Consultoria Barilliance, divulgado em 2020, mostra que a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais é de cerca de 77%. Além disso, também temos os curiosos que apenas olham seus cursos em oferta, mas simplesmente fecham a página da loja, seja por desinteresse ou fatores externos. 

Não desista deles, pois ainda há chances de fazer esse usuário retornar para efetivar uma compra. Aposte forte em campanhas de remarketing para atrair novamente a atenção dessa pessoa que já demonstrou interesse no seu conteúdo. Seja muito rápido para não correr o risco do consumidor perder o interesse ou comprar do concorrente. E se o cliente fornecer dados como nome e telefone, invista em abordagens por telefone ou SMS marketing.

 4 – Faça upsell e cross sell

Se você ainda não está apostando nessas estratégias, está perdendo dinheiro. Você pode melhorar a experiência do cliente e ainda aumentar o ticket médio focando em estratégias de vendas como upsell e cross sell. 

Para tanto, ofereça produtos complementares, desconto para o cliente comprar mais de um curso e, até mesmo, a estratégia do compre dois e ganhe um. Assim você garante benefícios para todos os envolvidos e uma maior fidelização com pouco investimento.

 5 – Eficiência e agilidade no atendimento vão fazer toda a diferença!

Você precisa evitar ao máximo solicitações de cancelamento de cursos e o atendimento pós-venda é um fator importantíssimo para isso não acontecer. Envie o produto o mais rápido possível e encaminhe o código de rastreio. 

Não deixe de estar sempre atualizando o status da compra para não gerar nenhum tipo de desconfiança por parte do cliente. Perder vendas desta forma é um erro cruel e resultará em prejuízos para o negócio.

Aqui em nosso blog temos um texto que detalha as ações de pós-vendas. Confira, clicando aqui!



Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.