Precisa de mais alunos para seu Ead? Então, se liga nessas dicas!

Precisa de mais alunos para seu Ead? Então, se liga nessas dicas!

Postado em 08/04/2022

O Ensino à Distância nem pode mais ser chamado de tendência. Sua flexibilidade e sintonia com o desenvolvimento da internet e a necessidade de especialização de algumas áreas profissionais o transformam em uma alternativa sólida de formação curricular.

A captação de clientes em qualquer segmento depende de identificar tendências e se adaptar a elas. No entanto, quando falamos do conhecimento como produto ou serviço, essa relação não é tão simples.

Isso acontece porque a educação serve, em última análise, ao propósito de formação intelectual e sedimentação de valores éticos. Nesse sentido, ela não pode ser reduzida a uma simples troca de aulas por dinheiro.

As aulas, ainda que oferecidas pela internet, devem estar carregadas da interação entre professor e aluno. O marketing digital para instituições de ensino a distância também se norteia por essa premissa, criando uma relação entre instituição de ensino e estudante que precede a matrícula.

Sabendo disso, vamos para as dicas?

Posicione-se como referência no mercado

É precisamente isso que chamamos de “autoridade online”. No mercado de cursos online, você precisa mostrar que realmente entender do assunto. Afinal, o objetivo é convencer o aluno de que seu curso transmitirá os conhecimentos que ele quer obter. Portanto, posicionar-se como uma referência no mercado é essencial não apenas para atrair mais alunos, mas também para construir uma marca forte no longo prazo.

Tenha clareza ao explicar do que se trata o seu curso online

Também entre as ideias para captação de alunos está a explicação clara sobre o que se trata o curso online que você quer vender. Para conseguir convencer o aluno a comprar o seu curso, é importante mostrar o que ele vai encontrar nas aulas, quais serão os temas abordados, a duração de cada aula etc.

Foque nos benefícios

Quais são os benefícios que o seu curso online tem a oferecer? Em vez de focar suas ações de marketing nos módulos do curso ou em outros aspectos técnicos, foque no benefício que você pode gerar para o aluno.

Imagine que você esteja vendendo um curso sobre controle financeiro doméstico. Falar sobre o cronograma do curso ou os assuntos tratados dificilmente será eficiente para atrair pessoas que ainda não conhecem o seu curso. Em vez disso, a mensagem que deve ser transmitida é “aprenda a gerenciar suas finanças corretamente e tenha mais dinheiro no final do mês”.

O marketing de conteúdo é uma ótima ideia para atração de alunos. Basicamente, ele consiste em produzir conteúdos sobre assuntos de interesse do seu público-alvo e que tenham a ver com o tema central do seu curso online.

Por meio do marketing de conteúdo, consegue-se fazer com que os potenciais alunos tenham interesse em se aprofundar nos assuntos. Além disso, você se posiciona como autoridade.

Esses conteúdos podem ser blog, posts, e-books, webinars e vídeos para o YouTube, por exemplo.

Mas, o que publicar nas Redes Sociais para atrair mais alunos?

Quando se pensa na captação de alunos, você deve em etapas. A primeira delas é atrair alunos. Ou seja, eles vêem até você, e não o contrário.

Esqueça qualquer tipo de abordagem introversiva, pense em publicar algo que funcione como isca, para atrair seu aluno.O que atrai alguém que quer aprender algo? Ensino! Se você quer ensinar alguém de maneira paga, a melhor forma de convencê-lo é ensinando gratuitamente. Então, experimente escrever um texto, gravar um vídeo ou fazer um infográfico ensinando alguém sobre o que você ensina.

Dica de ouro: A mensagem enviada deve interessar quem recebeu!

Mude seu estilo de Vendedor

Isso mesmo. Deixe de ser um vendedor tradicional e passe a ser um vendedor capacitador. E existe diferença entre os dois. Se você é um vendedor tradicional, seu foco está na venda. E as mensagens que você pensa em enviar são como essa: “Ganhe desconto de 25% ao realizar sua matrícula”.

De forma diferente, o vendedor capacitador desperta o cliente para a matrícula por meio de uma pergunta. Veja a diferença do seu anúncio: Chance incrível! Para quem quer desenvolver aplicativos e jogos para smartphone, existem muitas vagas no mercado, e com grande salário! Se você quer descobrir como, diga QUERO que você saberá tudo.

Essa é uma mensagem que desperta o interesse. A partir da resposta você começará a negociar. E verá aumentar o número de matrículas em pouco tempo.

Ofereça uma degustação aos alunos em potencial e Incentive esses alunos a divulgarem

Para conquistar a confiança do aluno e convencê-lo a comprar o seu curso online, você pode oferecer uma degustação do conteúdo que ele vai encontrar durante as aulas. Por exemplo, que tal disponibilizar, de graça, o primeiro módulo do curso? Com essa estratégia, você também passa a construir um bom relacionamento com os alunos.

Aproveite essa ação para incentivar a divulgação por estes alunos. Você pode, por exemplo, solicitar que os seus alunos divulguem o curso nas redes sociais dele e façam o famoso marketing boca a boca.


 

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.